JÁ NÃO É TEMPO DE BATER PALMAS

24.10.2023

Elogiar quem mata a fome os angolanos com a subida galopante da cesta básica é no mínimo ridículo.

Por: Fonseca Tchingui (NFV)

O Secretário Províncial do PRS no Huambo, Soliya Selende Lumumba fez hoje terça-feira, 24 de Outubro de 2023, uma comunicação a província relativamente aos últimos acontecimentos no país e em particular no Huambo.

Soliya, fez uma análise crítica ao movimento de marchas pelo país em apoio do PR João Lourenço.

A situação sócio-econômica da população no Huambo bem como a recente visita da Vice-presidente da República aquela província planautica.

Quanto à marcha dos militantes do MPLA em exaltação a figura de João Lourenço, o político do PRS considerou ser vergonhoso tapar o sol com a peneira nos dias de hoje.

“foi uma autêntica vergonha porque se a motivação da jornada de bater palmas deveu-se ao discurso do PR sobre estado da nação no parlamento, afirmamos aqui categoricamente que não disse nada , para ser elogiado. O presidente só cumpriu o calendário, apresentou um relatório sem perspectivas”, disse.

Relativamente a situação sócio-econômica da população, Selende considera dramática e uma vida deplorável que as famílias estão a enfrentar, uma situação econômica dificílima.

“O dinheiro perdeu o poder de compra e as famílias estão abandonadas por aquele que lhes Governa” disse.

Reforçou denunciando as mortes no hospital central do Huambo e a traquinice abusiva de exoneração dos sobas pelos Administradores municipais e comunais todos aqueles de opinião própria.

Soliya Selende Lumumba, Secretário do PRS no Huambo

Soliya Lumumba, aponta os sobas do Cruzeiro e de kamatia recentemente exonerados abusivamente pelo administrador comunal da Calima, quando na verdade um administrador não tem poderes de exonerar um soba eleito pelo povo mediante a linhagem.

“Quem dorme com criança, espera ser mijado”, disse Soliya Selende Lumumba referindo-se da Vice-presidente recebida pelas crianças num ambiente de contestação social das crianças que tomaram consciência de que a fome nas suas casas revela incompetência governativa de Angola.

“O Governo do Huambo cometeu um erro grande tirar das escolas crianças da quinta a nona classes para irem receber a vice-presidente da república no aeroporto,pois seriam os adultos a fazer a recepção porque trata-se da segunda pessoa mais importante do País”, esclareceu realçando que foi uma vergonha, a senhora foi xingada, abusada o que não é bom, por ser uma entidade grande do País.

As as crianças actuais , seguem tudo e sabem a verdade, aconselhou aquele dirigente partidário do PRS no Huambo.

“Que sirva de lição, o Governo do Huambo não deve voltar a cometer o mesmo erro nos próximos tempos, acima de tudo o melhor é os governantes saberem respeitar a pessoa humana no centro das políticas públicas sob pena de voltarmos a assistir o grito das crianças a reclamar a subida do preço de arroz”, concluiu.

O NFV, tudo fez para ouvir as autoridades governamentais locais para se pronunciarem sobre o caso sem sucesso.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This