Revisão constitucional profunda ainda na agenda

19.11.2023

Especialistas em direito constitucional, políticos e governantes estiveram a refletir no Congresso Angolano de Direito Constitucional, sobre a necessidade da aplicação efectiva das normas constitucionais no país.

Fonte:VOA

O Congresso Angolano de Direito Constitucional, recentemente realizado, é apontado por analistas políticos e juristas como sendo um barómetro para um terceiro mandato de João Lourenço.

 

Especialistas em direito constitucional, políticos e governantes estiveram a refletir, durante três dias, da necessidade da aplicação efectiva das normas constitucionais no pais. O evento, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, discutiu a importância de se prestar maior atenção à concretização de temas inerentes às garantias de direitos essenciais à dignidade da pessoa humana à luz da Constituição da República de Angola.

A existência de normas inconstitucionais na própria lei fundamental concentrou as atenções dos participantes, com destaque para o modo de eleição do Presidente da República.

Durante os debates, mais uma vez, levantou-se a urgência de revisão constitucional mas, que não fosse pontual, mas sim uma ampla e profunda revisão constitucional, corajosamente capaz de alterar o paradigma do constitucionalismo angolano.

O antigo secretário geral do MPLA, Marcolino Moco, e os juristas Manuel Cangundo e João Pinto falaram com a Voz da América.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 20-09-2024

Noticiário NFV, edição de sexta-feira 20 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe advoga nova dinâmica no domínio da diversificação da economia na província; 2 - Advogados do Namibe preocupados com reclusos ainda encarcerados com penas...

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This