ONDJIVA-UMA PEQUENA VILA MAL ADMINISTRADA

04.12.2023

Ondjiva é a capital da província do Cunene, com quatro ruas de pouco menos de 1500metros, esta pequena vila tem sido administrada nos últimos tempos de forma inmunda, fezes nos passeios, passeios cobertos de terra, e capim, um mundo infinito da desgovernacão da cidade que tudo indica que para além de poucos recursos financeiros,há sim uma visível falta de cultura urbana por parte do Team que dirige os destinos da administração municipal do Kwanhama.

Por:Jerónimo António 

A cidade foi e tem sido brindada com novas lanchonetes e roulotes em cada 50 ou 30 metros, apesar de se ter removido algumas por pressão da sociedade civil que através da rádio EClesias tem exercido uma pressão sobre a admnistração municipal no sentido de esta parar com aquilo que sido a parte mais visivel desta admnistração que é plantar lanchonetes e roulotes em tudo quanto é canto em troca de ums cobrança de pouco menos de kz5000 por mês , e mais atento aos terrenos e obras,e nada de preocupação com a saúde pública e saneamento.

Lanchonetes com aparelhos de som alto e sem retretes nem casas-de-banho o resultado tem sido uma cidade cheia de fezes em becos,murros e passeios, cada um urina onde achar conveniente, coitado do comando da polícia nacional tem estado a travar o vento com as mãos,já que a mesma admnistração que pede a polícia para lutar contra a poluição sonora,é esta mesma admnistração que autorizou lanchonetes e roulotes em toda parte da cidade, nos bairros não se fala,cada bairro tem a sua matinha para fazer necessidades maiores e menor, enfim é uma gestão da cidade desastrosa, a equipa de fiscalização sem nenhum meio de transporte vive um triste drama de querer e não poder.

Em resumo vemos uma admnistração municipal sem rumo sem saber como gerir um pequeno centro urbano;o grande mercado paralelo do Shamukuyu rodeado de um campo de fezes, assim como a nova centralidade rodeada ao oeste de uma matinha de palhotas e fezes por todo lado que faz com que o maior aroma da centralidade seja cheiro de fezes centralidade esta brindada com uma recolha de lixo deficiente ou quase inexistente.

É esta a verdadeira imagem da cidade capital de uma província que fica no rosto do país que tem transmitido aos turistas uma desgraçada imagem do nosso país. Enquanto houver esta governação PARTIDARIZSlADA e partidarizante as nossas esperanças são moribundas.

Ambientalista membro da world biodiversity conserva,cy.
We love our country.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This