ADVOGADO DAVID MENDES GANHA BATALHA NO TRIBUNAL DO NAMIBE

21.12.2023

Depois de três meses de resistência no vai-vem de Luanda ao Namibe para defender o jornalista Armando Chicoca, supostamente perseguido a exaustão, no caso como quem diz “vamos lhe vencer pelo cansanço”, o Advodado David Memdes com o seu sorriso de sempre em dois meses percorreu oito vezes o percurso Luanda-Namibe e vice-versa, sendo 1500 km vezes oito.

Algumas vezes foi de carro e a última vez foi de avião no Namibe, no Hotel Chik-Chik, o mais caro e confortável, fez do Advogado David Mendes o filho de casa ou o cliente mais assiduo, mas tudo isso no sentido de ver as inspirações da democraticidade defendidas e a verdade dos factos reposta, pois o grupo de gente que persegue o jornalista Armando Chicoca não é apenas da camada média e ainda há um grupo de pessoas no Namibe que tudo tem feito para esmagar o velho jornalista Armando Chicoca.

Dr. David Mendes, Delegado da Igreja Profética Vencedora do Mundo, membro da igreja do jornalista e a dona Maria da Conceição, esposa do jornalista Chicoca

Os amigos em todos recantos do pais e no exterior manifestam-se estar atentos com as  tentativas de asfixiar a voz sonante que no Namibe tem dado  voz aos angolanos sem voz, não só nesta Província litoral sul de Angola como como também no centro e leste de Angola. Além de estar ao serviço da Voz da América, Chicoca é também o Presidente da Associação “Namibe-Fala Verdade” Uma Associação que tem um projecto ambicioso de liberdade de expressão e de imprensa que já formou mais de 100 activistas comunicólogos no país, sobretudo nas Provincias do Namibe, Huila, Cunene, Cuando Cubango, Moxico, Lunda Sul, Lunda Norete, Bie e Huambo.

Maria da Conceição – David Mendes – Armando Chicoca e Mateus Cassanga

Desde que Chicoca entrou em crispação com a sua ex-esposa Eugenia Aznaida Lumbala Chivinda por via de dois processos intentados pelo jornalista contra a ex-esposa por violencia domestica, cuja a sentença ditada pelo Juiz Ernesto Silverio no tribunal  do Namibe , ha 19 de Abril de 2023, contestada e protestada por haver indicios estranhos que visaram acudir a outra parte, Armando Chicoca também começou a ressentir uma perseguição desenfreada e  sem quartel, acabando o ex-Delegado do SINSE-Namibe José Pascoal Mecanico ter intentado também uma acção contra o jornalista Armando Chicoca, processo esse que morreu na sala de Grantia do tribunal do Namibe estranhamente no mes de Março de 2023, onde o arguido Armando Chicoca até a data presente nunca teve o despacho do desfecho final deste mesmo processo que durante4 sessões na sala de garantia debateu-se a volta de um suposto video que a acusação (José Pascoal Mecanico-Delegado do SINSE) alegava existir mas nunca foi apresentado durante o debate, e por incrivel que pareça, o jornalista ao exigir que o tal video fosse presente, o Juiz da sala de garantia presumindo-se estar a defender a outra pate dizia que era da responsabilidade do arguido apresentar provas de  que não havia o video., infelizmente.

Nesta disputa, viu-se obviamente que a única saida deveria ser o arquivamento do processo mas que não se observou os  procedimentos ou  seja o desfecho  não foi transparente e o arguido vai exigir o despacho do Juiz da sala de garantia, ainda que isto venha custar sacrificio.

De realçar que só depois  surgiu este  processoora  encerrado quarta-feeira, 20 de Dezembro de 2023, no tribunal do Namibe.

Advogado David Mendes e o jornalista Armando Chicoca

Seis outros, alguns foram arquivados  na PGR, porque os acusadores deram conta a mão invisivel que se presume ter estado por detraz de toda esta orquestra, com o despoletar da reação dos processos 206 e 266 ambos remetidos no tribunal de relação pelos advogados assistentes de Armando Chicoca, preferiram desistir .

Há muita coisa estranha nesta orquestra, nos proximos dias o Conselho Superior da Magistratura deverá esclarecer as causas que levaram o Juiz Ernesto Silkverio a maustratos e ameaças ao jornalista Armando Chicoca enquanto queixoso dos processos 206 e 266. de igualmodo, nos proximos dias a inspecção do Conselho Superior da Nagistratura Judicial,  será chamado a esclarecer o caso do processo em que o cidadão Armando C>hicoca foi constituido arguido pelo ex-Delegado do SINSE no Namibe José Pascoal Mecânico e em mais de 4 sessoes na sala de garantiafoi não ter apresentado o aludido video, o Juiz, manda arquivar o processo sem ter proferido um despacho dos factos e como não bastasse, esta mesma sala de garantia emitiu uma notificação para o jornalista Armando Chicoca comparecer no dia 30 de março a lus de um processo com o numero 355 qqqque nunca exeistiu, conforme cópias existentes.

aconselhado para se prevenir com um advogado de Luanda face a onda de perseguições, a escollha do advogado David Mendes foi apenas o reconfirmar de um pacto social  e de interesse pela verdade da justiça que ja existia desde o ano 2000. O Advogado David Mendes ja esteve na defesa do jornalista Armando Chicoca no caso com o Juiz Presidente Antonio Vissandula e a denuncia da funcionária Rosa Camuno José, onde Chicocanaquela altura tinha sido fustigado com 7 processos numa só sentada.

Domingos Chingoma, Juiz Presidente

O processo em que o Jornalista  Armando Chicoca, na passada quarta-feira, 20 de Dezembro, segundo a setença proferida pelo Juiz de Causa Dr Domingos Chingoma em que foi absolvido de todas acusações acusações do Administrador Municipal  Adjunto Antonio Mujanga Capela Nkholondjo, é motivo para se dizer que aos poucos a justiça, sobretudo no Namibe começa a dar confiança aos angolanos.

Aliás o Juiz Domingos Chingoma em todas as suas decisões tem sindo bastante acertivo, bastando recordar o caso do desaparecimento dos cofres do governador Rui Falção em que Mussungo, conzinheiro tinha sido indiciado no crime do desaparecimento dos bens em casa do governador mas foi inocentado e posto em liberdade.

Sobre o historico deste processo  com desfecho quarta-feira,20:”Chicoca depois de ter recebido uma denuncia do Municipio do Camucuio que dava conta de que o Administrador Municipal adjunto estava a perseguir o técnico  da agricultura naquele Municipio por ter  recebido uma viatura de serviço de marca izuzu e as autoridades do Municipio pretendia retira-lo, segundo os denunciantes, deste modo  estava eminete a exoneração do agronomo, o jornalista procurou ouvir o Administrador Adjunto mas este não cedeu e ouvido o director da Agricultura Zozi Puissa ele disse que estava por dentrodeste assunto e foi ele que deu as carateristicas da viatura ao jornalista Chicoca:”a viatura de de marca  Izuzu era de apoio ao  gabinete, o tecnico caso seja exonerado será reaproveitado para o Municipio do Virei”.

Dias depois os factos aconteceram, o agronomo foi exonerado e o tecnicoco foi reaproveitado para o Municipio do Virei. A viatura em disputa, neste momento ou por altura do julgamento de Armando Chicoca encontrava-se por cima das pedras, avariados por mau uso e com uma simples avaria que são os injectores..

O Juiz de causa Domingos Chingoma, igualmente Juiz Presidente do Tribunal do Namibe, não inventou nada, apenas trouxe a verdade ao de cima, apenas fez justiça enquanto Juiz, enquanto especialista da justiça no Namibe.

Conforme temos dito que o Namibe-Fala Verdade mata a cobra e mostra o pau, convidamos-lhe a acompanhar a sentença proferida no dia 20 de Dezembro pelas 9 horas no tribunal do Namibe que abosolveu o  jornalista Armando Chicoca, o mais perseguido no Namibe.

 

David Mendes, advogado de defesa

Armando Chicoca tem dito sempre que o trabalho do seu Advogado David Mendes não tem preço. o homem não se cansou pelo vai-vem (Luanda-Namibe, viceversa). A persistencia, visão e luta pela causa nobre deste Advogado lhe faz ser heroi na defesa da causa nobre e da democraticidade.

O Advogado de defesa David Mendes, reagindo ao Namibe-Fala Verdade disse que a decisão do Juiz já era de se esperar porque o jornalista Armando Chicoca não cometeu crime algum, os factos aconteceram e é necessario que se deixe os jornalista fazer o seu trabalho sem coação..”Vamos deixar passar vinte dias para que a outra parte decida se vai partir para o recurso ou não, para depoius  podermos intentar acção indeminizatoria. A outra parte sabe que houve gastos, houve danos, que isso fique bem claro”, reagiu o advogado David Mendes

 

Mateus Cassanga, Delegado da Ingreja Profectica Vencedora do Mundo no Namibe

Mateus  Cassanga, Delegado da Igreja Profectica Vencedora do Mundo no Namibe, esteve na sala de audiencia em ssolidariedade ao seu membro da Igreja. Cassanga disse que a razão deve ser dada aquém tem razão só assim as instituições da justiça serão fortes.

 

José Luís, funcionário do SINSE-Namibe

José Luis, então funcionário do SINSE-Namibe, tambem esteve presente solidarizando-se com o jornalista Armando Chicca. Aproveitou a oportunidade para colocar ao Advogado David Mendes a questão da filha Stela atropelada por uma suposta rival e a sociedade namibense foi obrigada ficar calada.

 

Maria da Conceição Ernesto Afonso Chicoca, esposa do jornalista

Maria da Conceição Ernesto Afonso Chicoca, esposa do jornalista era uma pessoa feliz. Muito obrigada Dr. David Mendes, sem o seu trabalho o meu marido teria muitas dificuldades porque todos lhe quer ver na cadeia mas ele não é delinquente. “deixem de perseguir o maue marido, continuaremos ajoelhar para que os anjos tirem os malvados do caminho do meu marido”, reagiu.

 

A perseguição referida pela esposa do jornalista Armando José Chicoca, pode ser evidente. Neste ano que agora termina, Armando Chicoca enfrentou 7 processos e muitos destes com mãos invisíveis de pessoas consideradas altas entidades na província é todos derrotados.

Para o jornalista Armando Chicoca, conforme disse o advogado David Mendes, agora resta-lhe processar judicialmente os seus carrascos, alguns deles em cível para o indeminizar e ou criminalmente por má fé, calúnia e difamação com realce para o jornalista Vicente Luís que não conseguiu sustentar um dos processos que intentou a Chicoca bem como o ex-Delegado do SINSE-Namibe que não conseguiu provar o vídeo que alegou no crime de calúnia difamação e injúrias arquivado em Março na sala de garantia sem o conhecimento do arguido até a presente data.

Espera-se no entanto que as perseguições contra Armando José Chicoca  terminem de hoje para sempre, ele também tem o direito de se exprimir, viver em paz e trabalhar sem intimidações, que haja investigação de todos implicados na perseguição contra o Chicoca e presume-se haver rios de dinheiros para que haja tanto pecado contra Chicoca desde os primeiros processos judiciais de 2022. O caso Namibe deve servir de desafio das instituições  afins para levar para a cadeia os presumiveis corruptos que agiram de má fé contra o jornalista Armando Chicoca nesta perseguição desenfreada BP.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This