NFV FORA D` HORAS 04-01-2024

09.01.2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira, 04  de janeiro ro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Antigos combatentes e veteranos da pátria homenageiam mártires da  Baixa de Kassanje em Malanje;

2 – Circulação de pessoas e bens no Cunene, estará mais facilitada com nova frota de táxis;

3 – Serviços veterinários no Namibe vão reforçar medidas de prevenção para saúde animal;

4 – Administração municipal do Virei (Namibe), já tem definido  programa de acção e prioridades para 2024;

5 – Huíla: governo promete investimentos sociais, UNITA manifesta ceticismo.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de Esmael Pena, Produção de Domingos Marques eu sou a Ester Culembe, apoios do NED e da Open Society.

 

Angola rende hoje quinta-feira 04 de Janeiro, uma expressiva homenagem aos camponeses vítimas de repressão colonial portuguesa  em 1961, na Baixa de Kassanje província de Malanje, por reivindicarem o baixo de preço de algodão e as sevícias a que estavam sujeitos por parte do regime fascista de  Salazar. A celebração do gesto heróico dos camponeses da Baixa de Cassanje, que antecedeu a 04 de Fevereiro do mesmo ano, data do  início a luta de libertação nacional, acontece com os antigos combatentes e veteranos da pátria, a clamarem por melhores condições de vida.

Avito Sebastião, Director do Gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Namibe

Na província do Namibe a data foi assinalada por diversas actividades de carácter política e patriótica. O director do Gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Namibe, Avito Sebastião considera o 04 de Janeiro como um antecedente importante  da luta de libertação nacional.

 

A importância do 4 de Janeiro na visão do  Director do Gabinete provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria  no Namibe, Avito Sebastião.

 

Uma frota de viaturas será lançada este ano na cidade de ondjiva, capital da província do Cunene, para o serviço de táxi devido a escassez dos meios de transportes públicos e privados, vocacionados a transportação de pessoas e bens no casco urbano da cidade mais a sul do país.

Segundo a Directora Provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana do Cunene, Geraldina Paredes que falava à rádio Lumbamba, sem precisar a data do início, os motociclistas estão a ser sensibilizados para que possam circular somente em algumas ruas.

Geraldina Paredes, Directora Provincial dos Transportes

Geraldina Paredes disse haver resistência por parte dos motociclistas, insistindo assim em circular em ruas proibidas.

A responsável apelou, por outro lado, aos empresários locais no sentido de investirem no setor dos transportes.

Geraldina Paredes, Directora Provincial dos Transportes

Cidade de Ondjiva pode contar em breve com frota de viaturas para o serviço de táxi.

 

André Cassinda, Administrador do Virei

A Administração Municipal do Virei (Namibe) já tem definido o programa de ação e as prioridades para 2024. O desenvolvimento desta matéria é com Domingos Marques.

O Sector da agricultura  consta  da carteira de dezoito projectos de impacto sócio-económico da Administração Municipal do Virei província do Namibe, para o presente ano.

Aquisição de insumos e equipamentos agrícolas, campanhas de vacinação de gado, instalação de sistemas de comunicações são dentre outras ações inscritas no programa integrado de desenvolvimento local e combate a pobreza que graça as comunidades rurais. Estes dados foram revelados pelo Administrador local, André Cassinda em entrevista à emissora pública local.

 

Mais de 90 mil cabeças de gado foram vacinadas  contra várias doenças em 2023  e  mais vinte mil animais de companhia, segundo o chefe dos Instituto dos Serviços Veterinários do Namibe, Luís Paulo.

De acordo com aquele responsável, as perspectivas para 2024 apontam para o reforço das medidas de prevenção para garantir a saúde animal.

Luís Paulo, Chefe dos Institutos dos Serviços Veterinários do Namibe

Chefe do Instituto dos Serviços Veterinários do Namibe, Luís Paulo.

 

Os investimentos  do governo provincial da Huíla em 2024, vão incidir-se mais no sector social, mas o maior partido na oposição “UNITA”,  manifestou já o seu ceticismo quanto à sua implementação. O correspondente da Voz da América no Lubango, Teodoro Albano  completa esta informação.

 

Namibe Fala Verdade ponto final, eu sou a Ester Culembe a verdade doi mais liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This