NFV FORA D` HORAS 10-01-2024

18.01.2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024, com os seguintes tópicos:

1- David Mendes vai a Cuando Cubango defender o activista Francisco Tchombé detido no dia 31 de dezembro, por exigir recibo do dinheiro pago em mão na sala de garatia no tribunal de Menongue;

2 – Fuga de angolanos no Cunene para Namibia na ordem do dia mas a policia diz não a ilegalidade;

3 – Serviços Veterinários no Namibe necessitam de mais técnicos e meios rolantes para controlo e cobertura vacinal de animais na provincia;

4 – CIVICOP chamada a entregar ás familias no Namibe, centenas de ossadas nas valas comuns há 31 anos;

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de  Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoios do NED e da Open Society.

 

João Bamba, Jurista, Professor e Activista no Namibe

Os activistas do Namibe reuniram-se terça-feira, 9 de Janeiro, no bairro cinco de Abril, das 8 as 13 horas debatendo o caso da prisão do activista Francisco Tchombé, presumivelmente por retaliação do juiz da sala de garantia do tribunal de Menongue.

Domingos Bamba, jurista, activista e docente disse que já não é tempo de permitir abusos do poder nos tribunais. Os juizes, os procuradores e os técnicos de justiça são servidores públicos.

 

Oséias Caxinde, Presidente do FORDUM no Namibe

Oseias Caxinde, Presidente do forum do desenvolvimento universitário na região sul de Angola disse que o activista Tchombe não cometeu delito e o que se passou é uma vergonha para a justiça angolana.

 

Pedro de Sousa, Activista no Namibe

Pedro de Sousa, outro activista, se não há corrupção na sala de garantia do tribunal de Menongue porque os cidadãos são obrigados entregar dinheiro em mãos de funcionários sem recibos do valor pago?

 

“Eu testemunho termos pagos no caso do Camalanga, 100 mil kwanzas e não quiseram nos passar guias de deposito na conta bancária da justiça, estou pronto para testemunhar isso”, concluiu.

Pedro de Sousa, Activista no Namibe

 

Edson Kamalanga, Professor e Activista no Namibe

Edson Kamalanga disse que testemunha porque também foi vitima de suposta extorsão no tribunal de Menongue.

 

Em comunicado de imprensa, os activistas exigiram a soltura incondicional de Francisco Tchombé, o comunicado foi lido pelo activista Edson Kamalanga.

Comunicado dos activistas no Namibe

 

Vinte e quatro horas depois, o advogado David Mendes que no passado dia 20 de Dezembro esteve no Namibe desfazer as ciladas de perseguição judicial ao jornalistas Armando Chicoca, mostrou-se sensibilizado com a causa do activista do Cuando Cubango, Francisco Tchombé, David Mendes condicionou alguns apetrechos que tem a ver com a transportação, alojamento e alimentação em Menongue.

 

Do Cunene, a reação não se fez esperar, Tchilalo João Muhala, um dos presos politicos do Peu-Peu, disse que é gratificante a forma como a sociedade reage a favor dos defensores dos direitos humanos.

Tchilalo João Muhala, um dos presos politicos do Peu-Peu

 

Fez saber por outro lado que David Mendes é um dos antigos juristas angolanos que esteve sempre ao lado do povo.

Tchilalo João Muhala, um dos presos politicos do Peu-Peu

 

Domingos Fingo, Secretário da Associação Contruindo Comunidades, igualmente jurista desqualificou o juiz que assim procedeu amordaçando a lei e a constituição angolana.

Domingos Fingo, Jurista e Secretário da Associação Contruindo Comunidades.

 

João Bamba, Jurista, Professor e Activista no Namibe

O Jurista João Bamba em nome dos activistas do Namibe agradeceu a disponibilização do Advogado para mais esta empreitada.

 

 

As instalações do maior hospital de referência do Namibe, Ngola Kimbanda, são exíguas para atender a demanda.

Já o hospital materno infantil  necessita de uma fábrica de oxigênio para se ultrapassar os vários constrangimentos  as equipas técnicas, lamentou o director do gabinete provincial  da saúde no Namibe Miguel Coríntios.

Miguel Coríntios, Director do Gabinete Provincial da saúde no Namibe

 

De acordo com aquele responsável, há boas perspectivas que apontam para a necessidade de humanização dos serviços de saúde na provincia, a  revitalização dos clubes de salva vidas no que diz respeito aos dadores voluntários de sangue, bem como a criação de novas unidades sanitárias e a reabilitação de outras  infraestruturas já existentes, entre outras acções preconizadas para o presente ano 2024.

Miguel Coríntios, Director do Gabinete Provincial da saúde no Namibe

 

Polícia nacional no Cunene trava éxodo população local ao longo dos marcos da fronteira com a Namibia. A intenção das comunidades angolanos emigrarem-se para a Namibia tem a ver as dificeis condiçoes de sobrevivencia em Angola e a facilidade com o governo visinho da Namibia gere a vida daqueles cidãos da mesma lingua e origem antropologica, mas limitados por força geografica. Domingos Marques com outros detalhes.

Nicolau Tuvecalela, Porta-voz do Comando Provincial no Cunene

Polícia nacional na fronteira da Namibia e a província do Cunene frustrou   nos últimos dias a tentiva de fuga de 340 cidadãos que pretendiam emigrar ilegalmente  para  a vizinha  república da Namíbia.

O porta-voz do Comando provincial daquela corporação, superintendente-chefe, Nicolau Tuvecalela, disse que os referidos cidadãos faziam-se acompanhar de 27 petizes.

Ouviamos o porta voz da Polícia nacional no Cunene que abortou a tentativa de fuga para a Namíbia, de mais de 340 cidadãos que se faziam acompanhar de 27 crianças.

 

Os Serviços Veterinários do Namibe debatem-se com a falta gritante de pelo menos 20 técnicos e meios rolantes, para se desfazer das dificuldades que se fazem sentir neste momento.

Luís Paulo, responsavel do sector, disse que as duas viaturas existentes não fazem cobro na assistência do gado das comunidades autoctones que tem o animal o seu banco.

Luís Paulo, responsavel do sector

Ouviamos o chefe dos serviços veterinários do Namibe, Luís Paulo Bié.

 

A CIVICOP é chamada a intervir no Namibe visando exumar perto de seiscentas ossadas que jazem nas valas comuns a 31 anos, vitimas dos excessos de 5 de Janeiro de 1993, segundo o correspondente da Voz da Americana no Namibe, Armando Chicoca.

Armando Chicoca, Reportagem do correspondente da Voz da Ámerica no Namibe

 

Namibe Fala Verdade ponto final, eu sou a Ester Culembe, a vossa amiga de sempre, obrigada pela audiência e carinho. A verdade dói mais liberta,  juntos somos mais fortes!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This