NFV FORA D` HORAS 12-01-2024

19.01.2024

Noticiário NFV, edição sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Doentes que padecem de insuficiência renal clamam por um centro de tratamento no Namibe;

2 – Subiu preço de quilo de farinha de milho e populares lançam SOS ao Governo;

3 – Escassez de gasolina no Cunene obriga moto-taxistas alterarem preços;

4 – No Huambo: famílias sinistradas pelas chuvas recebem meios técnicos e logísticos do Governo;

5 – Procuradoria Geral da República no Namibe, vai acelarar tramitação processual dos crimes ambientais.

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de  Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoios do NED e da Open Society.

 

No Namibe os doentes que padecem de insuficiência renal, passam por imensas dificuldades por falta de um centro de tratamento desta doença, e pedem ao Governo que encontre solução, segundo o lamento de Calisto Mateus, membro da Associação de doentes  que padecem de insuficiência  renal, aos deputados do núcleo da Assembleia nacional no Namibe.

Calisto Mateus, Membro da Associação de Doentes que padecem de Insuficiência Renal

 

Domingos Pomba, deplora a atitude menos digna dos motoristas da firma transportadora PAUFIL.

Domingos Pomba

 

Coríntios Miguel, Director do gabinete provincial da saúde do Namibe

E o director do gabinete provincial da saúde do Namibe, Coríntios Miguel, explica as razões da  inexistência  do centro de hemodialise no Namibe e os passos dados para a efectivação do projecto concebido neste domínio.

 

A coordenadora do Núcleo dos deputados do Namibe, Amélia Kamunheira promete fazer advocacia junto do governo para encontrar solução, mas reconhece que  a situação é do domínio do Ministério da Saúde.

Amélia Kamunheira, Coordenadora do Núcleo dos Deputados do Namibe.

 

Deputados do ciclo provincial do Namibe auscultaram as preocupações dos cidadãos que padecem de insuficiência renal.

 

O grau de vulnerabilidade das camadas mais desfavorecidas, pode aumentar com a subida de preços da fuba de milho no mercado.O desenvolvimento desta matéria é com  Edson Fela.

Apesar da extrema pobreza que afecta as famílias angolanas desfavorecidas, o custo de vida  continua elevar-se a cada dia que passa, no Namibe, ante um olhar impávido e sereno dos órgãos de fiscalização da actividade comercial.

A par de outros produtos que durante a quadra festiva conheceram uma subida galopante de preços, eis agora a farinha de milho mais consumido    pelas camadas vulneráveis.

Peça de Edson Fela

Populares ouvídos  pela rádio pública local lamentam o hecatombe social que enfrentam neste  momento.

Populares

 

Caciano Mucombe, defende que o Governo deve potenciar  com insumos agrícolas os produtores do campo.

Caciano Mucombe

 

As constantes enchentes nas principais bombas de abastecimento na cidade de Ondjiva, está a incentivar os moto-taxistas a alterem o preço do taxi devido as elevadas horas que enfrentam longas filas para abastecerem as suas motorizadas.

Esta morosidade, segundo os entrevistados, tem estado na base da escassez de taxi no casco urbano, e muitos deles são supostamente obrigados a pagar mil  kwanzas aos frentistas para os atender com brevidade, uma vez que o atendimento por ordem de chegada não se faz sentir.

Moto-taxistas de Ondjiva capital do Cunene

 

E os alunos de diversas escolas, sentiram na manhã desta quarta-feira 10 a ausência de moto-taxistas. Quem estivesse de serviço, cobrava preço elevado, e alguns optaram por vias curtas.

Alunos de Ondjiva capital do Cunene

 

Morosidade no abastecimento de combustível nas principais bombas da cidade de Ondjiva leva moto-taxistas a alterarem o preço da corrida.

 

As famílias sinistradas pelas chuvas no município do Kachiungo na província do Huambo recebem meios técnicos e logísticos para se acudirem das consequências causadas pelas fortes chuvas que se abatem sobre aquela região.

Para acudir a situação, foram entregues as famílias afetadas no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate   Pobreza, chapas de zingo e Kits profissionais.

De acordo o Administrador Municipal do Kachiungo Paulo Moma até aqui a chuva já vitimou quatro pessoas e mais de cinquenta famílias estão afetadas.

Paulo Moma, Administrador Municipal do Kachiungo

 

Para contrapor a situação Administração Municipal dentro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate Pobreza, está projetado aquisição de para-raios para proteger a população.

Paulo Moma, Administrador Municipal do Kachiungo

 

Palavras do Administrador Municipal do Kachiungo, Paulo Moma e a entrega de meios técnicos e logísticos para acudir famílias deixadas ao relento em consequência das fortes chuvas que se abatem sobre a província do Huambo.

 

Procuradoria Geral no Namibe defende agravamento das penas para crimes ambientais. Armando Chicoca da Voz da América completa esta informação.

Armando Chicoca, Correspondente da Voz da América no Namibe

 

A Procuradoria Geral no Namibe  vai acelarar a tramitação processual dos crimes ambientais na província. Ouvíamos Eugénio Sonehã Cassandi, subprocurador titular do Namibe.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This