NFV FORA D` HORAS 16-01-2024

02.02.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira, 16 de janeiro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 –  Américo Samoma Deputado da UNITA no Namibe, comovido com a crise social dos antigos combatentes;

2 – Cresce o espirito de solidariedade para com doentes acamados nos hospitais de referência do Namibe;

3 – Presidente da Associação construindo comunidades defende políticas mais realistas para combater o êxodo rural;

4 – Secretário da JURA-organização juvenil da UNITA no Namibe, apela união e firmação da juventude;

5 – Deputados do Núcleo provincial do Namibe, avaliam projectos do governo local no município de Moçâmedes e seu impacto nas comunidades.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoio do NED e da Open Society.

 

Considerados ontem combatentes e defensores intransigentes da pátria, hoje são um exército de desempregados e autênticos mendigos atirados ao abandono, sem usufruir dos benefícios pelos quais sacrificaram as suas vidas durante décadas de guerra fratricida.

Salário mísero, sem habitação condigna, o desemprego vasculhar os contentores de lixo e esperar nas portas dos restaurantes a rezar que alguém atire uma megalha de pão no chão para enganar o estômago, é o dia-a-dia dos que no fogo da guerra eram  chamados valorosos combatentes.

 

Américo Wongo Samoma, Deputado da bancada parlamentar da UNITA no Namibe

A situação deixa comovido o Deputado da bancada parlamentar da UNITA  residente no Namibe e Secretário provincial daquele partido, Américo Wongo Samoma.

 

Deputado da bancada parlamentar da UNITA residente no Namibe, Américo Wongo Samoma, agastado com a crise social dos antigos combatentes.

 

Abel Kapitango, vice-governador para esfera política social e económica

O Vice-governador para esfera política social e económica Abel Kapitango, garante que este ano o Ministério das Finanças vai actualizar as pensões  dos antigos combatentes.

Que assim seja.

 

A direcção do hospital municipal de Moçâmedes província do Namibe, organizou nesta segunda-feira 15 de janeiro, uma mega campanha de doação de sangue e os munícipes fiéis de diferentes denominações religiosas, activistas cívicos e outros membros da sociedade cívil e não só, abraçaram em massa a iniciativa.

Pedro de Sousa, activista no Namibe

O activista cívico Pedro de Sousa deixou um apelo à sociedade.

 

A directora municipal de saúde de Moçâmedes Soraia Ribeiro, disse que a doação de sangue é um gesto contínuo que não deve ser feito só em campanhas. Aquela responsável garantiu que o sangue recolhido será entregue ao hospital materno infantil.

Soraia Ribeiro, directora municipal da saúde de Moçâmedes 

 

Põe a vida do seu sangue no sangue de outras vidas porque dar sangue é dar vida, slogan da Cruz Vermelha de Angola.

Francisco Fingo, membro da sociedade civil e líder da Associação cívica, mostra-se preocupado com o êxodo rural na região sul do país. Outro desenvolvimento desta matéria é com Edson Fela.

Francisco Fingo, membro da sociedade civil e líder da Associação cívica

O Presidente da Associação Construindo Comunidades e activista cívico, defende que o Executivo angolano deve gizar políticas mais realistas e consentâneas de reflorestamento da região sul, exploração, bem como garantir água às comunidades do interior visando combater o êxodo rural.

Na visão de Francisco Fingo, a solução passa pela implementação das autarquias no país, para o desenvolvimento das comunidades rurais.

 

Francisco Fingo, Presidente da Associação Construindo Comunidades, defende adopção de políticas mais realistas  para travar o êxodo rural.

 

O secretário provincial da JURA, organização juvenil do partido UNITA no Namibe, Wilson Ulika, disse recentemente na cidade de Moçâmedes província do Namibe, durante uma mesa redonda, que o ano de 2024 deve ser de união e firmação da juventude para fazer face aos desafios do país.

Para o líder juvenil do maior partido na oposição, que dissertava o tema sobre as perspectivas para 2024, a defesa dos interesses do país, não é tarefa singular dos partidos políticos mas recai a todos angolanos e os jovens devem unir-se para alcançar o desiderato que se impõe.

Wilson Ulika, secretário provincial da JURA no Namibe

 

Wilson Ulika, secretário provincial da JURA no Namibe braço juvenil da UNITA.

 

Ainda durante o fórum, Gilson Wakalenda jornalista comunitário que abordou o mesmo tema, reconheceu que, a não conclusão do pacote legislativo pelo qual se vai reger o processo, é o que condiciona a marcação das autarquias e não o Orçamento Geral do Estado.

Gilson Wakalenda, jornalista

 

Os deputados  do Núcleo parlamentar do Namibe, estão a avaliar hoje terça-feira dia 16, os projectos do governo provincial, em curso no município de Moçâmedes e o seu impacto sócio-económico no seio das comunidades na qualidade  fiscalizadores das ações do Executivo. Nos próximos serviços noticiosos, voltaremos ao assunto com outras incidências.

 

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This