NFV FORA D` HORAS 12-02-2024

13.02.2024

Noticiário NFV, edição segunda-feira, dia 12 de Fevereiro de 2024, com os seguintes tópicos:

1 – Festa do carnaval acontece amanhã com reflexões dos foliões sobre o estado do país;

2 – Na localidade do Pendiva município do Tômbwa, fome aperta cerco e soba lança grito de socorro;

3 – Bento Bembe, está contra o MPLA e diz que UNITA não tem solução para Cabinda;

4 – Namibe: Polícia fronteiriça aborta tentiva de migração e emigração ilegal de cidadãos angolanos e namibianos;

5 – UNITA troca deputados nas comissões especializadas da Assembleia Nacional.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edição de Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou a Ester Culembe, com apoios do NED e da Open Society.

 

Três anos depois de interregno por conta do covid na província do Namibe, o carnaval competitivo volta a colorir a avenida marginal amanhã terça-feira 13 de Fevereiro, com a reflexão dos foliões sobre a vida política, social e económica da província. No seio do grupo carnavalesco do Forte Santa Rita, só reina o optimismo, segundo o seu responsável Benjamim França.

“O Santa Rita aparece sempre para ganhar não é para outra coisa, quando nós nos preparamos pra participar no carnaval, é naturalmente o titúlo”.

Benjamim França, responsável do grupo carnavalesco do Forte Santa Rita

 

O porta-voz da dança do Torre do Tombo, Ricardo Jorge diz que o grupo está preparado.

“O grupo esta pronto estamos a espera do dia , a limar algumas arestras que que ainda tem que ser afinadas mas quanto ao resto estamos pronto para a terça-feira, mostrar que o grupo Torre do Tombo esta com força e pronto para brilhar mais um ano do nosso carnaval”.

Ricardo Jorge , porta-voz do grupo de dança Torre do Tombo

 

Menzado Honrado do grupo Saidy Mingas, aguarda com optimismo pelo dia do desfile.

“Estamos a espera o dia do desfile e respeitando todo mundo, esperando que o carnaval seja um carnaval de armonia, esperando todos os grupos na marginal”.

Menzado Honrado, membro do grupo Saidy Mingas.

 

Grupos carnavalescos do Namibe, têm tudo apostos para o desfile de amanhã.

 

Os habitantes da localidade do Pediva município do Tômbwa província do Namibe, vivem uma crise alimentar que clama a intevernção dos autoridades governamentais. A falta de uma unidade sanitária, escola e um meio rolante, é um outro problema reclamado pelo soba local, Bermnardo Neto.

“Essa área aqui não tem água, quero furo, 12 furo , não tem escola , não tem hospital , os bois estão nessa área não tem aguá , quer água do furo ,capim não tem água, tem fome porque povo quer comida do Governo, aqui o povo vai morrer, capim é bucadinho, carro vem aqui, esse branco aqui, boleia não leva pessoa, não leva como? não esse é dos brancos”

Bernardo Neto, soba da localidade do Pediva município do Tômbwa.

 

Fome aperta o cerco aos hiabitantes da localidade do Pediva município do Tombwa província do Namibe.

 

O General Bento Bembe minimizou a iniciativa da UNITA anunciada há dias de levar ao parlamento uma proposta de solução para o conflilcto no enclave, afirmando que a UNITA não tem credibilidade. O correspondente da Voz de Amércia em Luanda Venâncio Rodrigues, completa esta informação.

Depois de ser acusado de ter traído a causa dos Cabindas quando abriu o partido do poder, diz agora que o governo é o principal responsável pela não conclusão daquele acordo, o que está a dar azo a novas iniciativas de paz para a Cabinda. O general na reforma assegurou que o memorando não pode de forma nenhuma ser anulado por ninguém ou deixar de existir mas existe que o governo assumiu compromisso que não ter respeitado .
O presidente do Fórum Cabindês para o diálogo considera uma aventura , eventual proposta da economia , pretendida pelo líder da UNITA , Adalberto Costa Júnior.

António Bento Bembe, General

“Responsável dessa toda desordem é o próprio governo, assumiu compromiso que ele não consegui responder, ou devo dizer que ele não quer respeitar, você sabe que o memorando de entendimento foi assinado, passamos da fase de implementação, apenas o governo cumpriu a parte da inseminação portanto dos quadro excedente, governo esta aceder as forças armadas, a policia nacional, as instituições, por tanto do estado angolano mas o memorando é um conjunto de várias condições que o governo deveria respeitar, é o governo que é o responsável dessa toda confusão que se registe em Cabinda, tendo esses partidos, quem pode dar credibilidade estas declarações da UNITA, somente aqueles que não conhecem a UNITA, nós que vamos nas matas, nós lutamos inclusivamente pelos indivíduos da UNITA porquê que não nos entendemos com a UNITA , são piores falsos e civitas eu devo dizer isso”.

Foi na última legislatura de deputado e membro do comitê central do MPLIA , antes tinha sido nomeado ministro sem pasta e mais tarde secretário do estado para os direitos humanos, sociólogo e acadêmico João Lukundo, admite que a nova postura de Bento Bembe, que seja um resultado de alguma desilusão, não só em relação aos acordos mas também às promessas que entram seguido do governo.

“Os acordos na política dependem daquilo que interessa uma parte como a outra, agora é preciso analisar o fundo dos acordos escritos entre fórum Cabindês proviados e o partido no poder mas o que é certo, ao integrar-se ao MPLA como membro onde ele tava gozar dessas regalias não denunciava esses acordos, talvez por estar fora até a prova de contrário, não sei quais são as responsabilidade que ele tem agora, ele se sente desiludido daquilo que contava esperar nos acordos que assinou, que tivesse denunciar quando estivesse lá, estaria de acordo mas agora que ele está fora, talvez as coisas mudaram de cor”.

Ernesto Rodrigues, a Voz da América.

PEÇA VOZ DA AMÉRICA

Polícia não dá trégua aos ladrões de gado. Edson Fela tem mais dados.

A polícia fronteiriça no Namibe, frustrou em Janeiro último, sete tentivas de emigração e migração ilegal de quatro cidadãos aos namibianos e cinco angolanos. Estes dados foram revelados pelo porta-voz do Comando provincial da Polícia Nacional, Ernesto Kalianguila.

Ernesto Kalianguila, porta-voz do comando provincial da Policia Nacional

“Registou-se sete casos de violanção de fronteira, implicando quatro cidadãos Namibíanos e cinco nacionais por travessia ilegal”.

 

E igual período, foram roubadas catorze cabeças de gado e onze da espécie caprina de que resultou a detenção de sete presumiveis autores e apreensão de treze bovinos.

Ernesto Kalianguila, porta-voz do comando provincial da Policia Nacional

“Durante o mês de Janeiro, chegou ao conhecimento, a acorrência de 6 casos mais um em relação periodo anterior, que resultaram na subtração de 14 cabeça de gado bolvino e 11 da espécie caprina ocorridos nos municípios da Bibala com 4 casos, Moçamedes e Camucuio com um caso cada e por pratica destes crimes, no caso de furto e roubo de gado, foram detidos 7 presumiveis autores e apreendidos 13 bovinos”.

 

Polícia nacional não dá tréguas aos ladrões de gado.

 

UNITA troca deputados nas comissões especializadas da Assembleia Nacional, Ana Bela Afonso completa esta informação.

O grupo parlamentar da UNITA recebeu parecer favoravél da Assembleia Nacional para trocar os seus deputados nas comissões especializadas do parlamento, segundo um despacho assinado pela presidente do parlamento, Carolina Cerqueira. Neste âmbito, o deputado Virgílio Pedro Samussongo, que pertencia à Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, foi para a Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, o deputado Francisco Guimarães Vicente Ferreira Viana, da Comissão de Economia e Finanças, passa para a Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, já o deputado Florêncio Kanjamba, que era da Comissão de Administração do Estado e Poder Local, passou para a Comissão de Economia e Finanças o seu colega Mardanês Agostinho Kalunga, da Comissão de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, vai trabalhar na Comissão de Administração do Estado e Poder Local. Refira-se que nas últimas eleições a UNITA obteve 43,95% e 2.756.786 votos, elegendo um total de 90 deputados, segundo noticiou o Novo Jornal.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This