SECTOR AGRÁRIO NO NAMIBE PREVÊ UMA CAMPANHA AGRÍCOLA MAIS PROMISSORA EM 2024-2025

26.02.2024

O sector agrícola no Namibe, tem como perspectiva a colheita de mais de setecentas mil (700.000) toneladas de produtos diversos na campanha agrícola 2024-2025, fruto dos financiamentos  atribuídos às Cooperativas, Associações de camponeses e produtos individuais. Em entrevista concedida esta quarta-feira 21, ao espaço MWANGOLÉ, do Namibe Fala Verdade, o diretor do Gabinete provincial da Agricultura, Zonza Puissa, disse que a província do Namibe já beneficiou de 156 financiamentos, o que impulsionou os actuais níveis de produção agrícola.

Zonza Puissa, revelou ainda que o sector que dirige controla actualmente quinhentas e cinquenta e sete (557) fazendas ou concepções agropecuárias, cento e vinte três (123 ) cooperativas, setenta e uma (71) associações de cooperativas, uma população bovina estimada em oitocentas (800) cabeças de gado bovino e dois milhões (2.000.000) de ovinos e caprinos.

Zonza Zango De Fátma Puissa, Director do Gabinete Provincial da Agricultura no Namibe

“Nós temos ambição de atingir as setecentas mil toneladas, como bem sabem, o nosso sector empresarial nós não vamos considerar totalmente empresarial, porque a província não tem nenhum perímetro irrigado ou seja todo agricultor familiar subsistência e semi-empresarial aplica  a mesma técnica alguns de sequeiros outros de regadios. Este tipo de agricultura que se faz a base das fitas gota-gota, temos desde o sector familiar até o sector semi empresarial, nós temos a ambição de atingir acima das 750, oitocentas mil (800.000) toneladas de produtos diversos. O esforço do governo provincial e do ministério da agricultura em apoiar os pequenos camponeses em agricultura familiar os semi-empresarias com políticas de financiamentos com juros praticamente bonificados com um período de carência de um a dois anos com garantia soberana e não só, temos  estado a atribuir vários financiamentos. A título de exemplo a província até a presente data já recebeu mais de 156 financiamentos tanto em cooperativas agrícolas como em pequenos grupos de associações de camponeses e produtores individuais, e isto tem feito com que também impulsione o sector a nível da agricultura, visto que nós a nível da província, a forma de fazer agricultura é diferente em relação ao resto do país. A província do Namibe praticamente faz engenharia agrícola”, disse.

 

Outro passo da sua  entrevista ao NFV, aquele responsável explicou:

Zonza Zango De Fátma Puissa, Director do Gabinete Provincial da Agricultura no Namibe

“A província do Namibe conta com setenta e uma associação de camponeses essas espalhadas a nível dos cinco município a nível do sector da pecuário a província conta com um acervo de mais de 800mil cabeças de gado bovino, e mais de dois milhões e 200 caprinos e ovinos, sabe-se muito bem que esses animais tem um volume de reprodução um pouco alto”. Segundo Zonza Puissa actualmente o sector que dirige tem as atenções viradas ao repovoamento florestal nas zonas devastadas por carvoeiros e lenhadores, no município da Bibala.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

NFV FORA D` HORAS 17-09-2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 17 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Ordem dos  Advogados de Angola no Namibe denuncia existência de reclusos com penas vencidas nas cadeias locais; 2 - Presidente das Cooperativas de pesca artesanal apela...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This