NFV FORA D` HORAS 21-05-2024

21.05.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 21 de Maio de 2024 com os seguintes tópicos:

1 –  Governador do Namibe propõe circulação de comboios de transporte urbano passageiros Moçâmedes Saco Mar;

2 –  Ministério do Ambiente preocupado com conflito entre homem e animal nas áreas de conservação e preservação do meio ambiente;

3 –  Fórum Nacional da Juventude Religiosa, incentiva jovens que procuram primeiro emprego para não esperar apenas por concursos públicos da Educação e Saúde;

4 – Namibe: Igreja Pentecostal Ministério Maculusso, capacita seus fiéis sobre nova metodologia de evangelização;

5 – Lourenço condena tentativa de golpe de Estado na RDC, e analistas políticos alertam para repercussão em Angola.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

 

Archer Mangueira, governador da província do Namibe

O governador do Namibe, Archer Mangueira manifestou ao Presidente da República a necessidade de circulação de transporte ferroviário urbano, de passageiros no troço entre Moçâmedes Saco Mar bem como a regularização do que faz  ligação  Moçâmedes ao município da Bibala, com vista a facilitar a mobilidade de pessoas e bens.

 

 

 

 

Archer Mangueira, governador da província do Namibe

O governante máximo da província do Namibe propôs também ao Chefe do Estado angolano, a criação de um fundo de turismo.

 

 

 

Governador do Namibe, Archer Mangueira e propostas apresentadas ao Chefe do Estado João Lourenço por ocasião da recente visita ao Namibe.

 

Dirimir conflito entre  homem e animal nos parques nacionais, constitui uma acção desafinate do Ministério angolano do Ambiente. Os dados adicionais desta notícia é com o Edson Fela.

Ana Paula de Carvalho, Ministra do Ambiente na província do Namibe

A Ministra do Ambiente, disse no Namibe, que com o reforço da capacidade de gestão nas áreas de conservação e preservação das espécies, a proteção dos corredores de migração e o aumento da superfície actual, o sector que dirige enfrenta vários desafios face ao conflito entre homem e animal, a necessidade de exploração sustentável dos recursos naturais, a integração e empoderamento das comunidades locais.

Ana Paula de Carvalho teceu estas consideração no acto de inauguração da nova Sede do Parque nacional do IONA, comuna com o mesmo nome município do Tombwa, província do Namibe.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

Ferdinando Mendes, Vice-presidente do Fórum Nacional da Juventude Religiosa

O Vice-presidente do Fórum Nacional da Juventude Religiosa, Ferdinando Mendes incentivou recentemente os jovens do Namibe no sentido de aproveitarem as oportunidades de emprego no sector agrícola, pois segundo fez notar ,o país não se desenvolve apenas com as instituições da Educação e Saúde.

Jovens que procuram emprego não devem esperar apenas pelos concursos públicos nos sectores da Educação e saúde,  tendo aconselhado a olharem para  agricultura. Ouvíamos o Vice-presidente do Fórum Nacional da Juventude Religiosa Ferdinando Mendes.

 

A  Igreja Pentecostal Ministério Maculusso, no Namibe, promove esta semana  conferência de missões  que  aborda  temas  como  o consumo excessivo de bebidas alcoólicas,delinquência juvenil e desestruturação das famílias em Angola, dentre outros, na perspectivar de preparar os fiéis para  melhor sensibilizar a sociedade a fim de abster-se  desses fenómenos que enfermam o país.

A Diaconisa Manuela António, daquela congregação olha com muita preocupação ao fenômeno.

Manuela António, Diaconisa da Igreja Pentecostal Ministério Maculusso no Namibe

 

O Presidente angolano condenou nesta segunda-feira, 20, a tentativa de golpe de Estado ocorrida neste domingo na República Democrática do Congo (RDC) e reafirmou a sua oposição à tomada do poder por via não constitucional em África. Venâncio Rodrigues da Voz de América completa esta informação.

Félix Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo (esq), e João Lourenço, Presidente de Angola

João Lourenço falava por ocasião da realização, em Luanda, de uma cimeira extraordinária virtual da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) dedicada aos efeitos das alterações climáticas, em alguns países da região, causadas pelo efeito El Nino .

“Defendemos mais uma vez a tolerância zero para com as mudanças inconstitucionais do poder em África que atentam contra os princípios da União Africana e da Carta das Nações Unidas”, afirmou Lourenço.

 

Analistas políticos ouvidos pela Voz da América alertam para a possibilidade de a caça ao homem em curso naquele país poder ter repercussões em Angola, país que partilha uma extensa fronteira com a RDC.

O especialista em relações internacionais Sebastião Vinte e Cinco admite que a tentativa de golpe pode provocar a fuga, para Angola, de cidadãos vítimas de retaliação, abrindo caminho à extradição à margem das leis internacionais de eventuais implicados.

Sebastião Vinte e Cinco, especialista em relações internacionais

Vinte e Cinco reconhece que os acontecimentos de domingo podem ter colocado o Governo em estado de alerta, podendo surgir excessos nas medidas de segurança.

O analista político e social Ilídio Manuel também admite uma nova vaga de refugiados para Angola na sequência do frustrado golpe de Estado na RDC e não afasta a eventualidade de o Governo de Angola ter entrado em estado de alerta, em meio ao atual clima de contestação social.

O exército da RDC afirmou que “frustrou um golpe” na manhã de domingo, 19, e prendeu os perpetradores, incluindo vários estrangeiros, após um tiroteio entre homens armados em uniforme militar e os guardas de um político importante que deixou três pessoas mortas no capital, Kinshasa.

A tentativa de golpe de Estado foi “cortada pela raiz pelas forças de defesa e segurança congolesas (e) a situação está sob controlo”, disse o porta-voz do exército congolês, brigadeiro-general Sylvain Ekenge, numa conferência de imprensa.

Venâncio Rodrigues correspondente da Voz da América em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This