Angola: UNITA no Namibe faz abertura do ano Político

03.03.2021

 

O partido do galo negro ” UNITA” no Namibe regista um número crescente de militantes e simpatizantes no acto de lançamento da agenda política na cidade de Moçâmedes aos 19 de Feveiro de 2021 .

Por: Da Conceição Maria

No âmbito do programa “UNITA Nova Era-Nova Dinâmica” o partido UNITA no Namibe reafirma o compromisso com o povo na abertura do ano político de 2021, tendo em vista as eleições Presidenciais de 2022.
O acto politico foi protagonizado pelo Secretário Provincial da UNITA no Namibe Victorino Silepo, que na ocasião mostrou uma grande satisfação em proceder publicamente o lançamento da abertura do ano político do partido tendo em conta a participação em massa do militantes vindos dos cincos Municípios que compõem a Província.

” A agenda para 2021, ano de pré-campanha é de mobilização dos patriotas para alternância do poder, somos chamados a contactar e dialogar com todos que existem. Este é o ano da mudança para tirar o MPLA no poder nas eleições de 2022″ disse Victorino Silepo no seu discurso.

Victorino Silepo, faz menção da história do lançamento das bases de uma Angola independente e soberana em 1975 que a UNITA participou na pessoa do primeiro Presidente do Partido Jonas Savimbi que definiu o angolano como aquele que ama angola e luta por ela. A UNITA no seu projecto de sociedade “Mwangai” no seu quarto princípio consagra a igualdade de todos angolanos que promovem o amor, harmonia racial, social e cultural que encerra a dimensão universal, onde a escola do partido encarrega-se transmitir aos seus quadros.

“Os discurso que fomentam a xenofobia o racismo e divisões associadas a morte de angolanos em tempo de paz, tem crescido nos últimos tempos. A UNITA condena o massacre de 30 de Janeiro em Cafunfo protagonizada pela polícia nacional a mando de dirigentes ditadores sem vocação de diálogo que seria a melhor via de resolver os conflitos e indiferença. Reprovamos categoricamente o Boreou Político MPLA por ter manifestado atitudes de xenofobia, racismo ao Presidente da UNITA Adalberto Da Costa Júnior que saiu publicamente em solidariedade as vítimas de Cafunfo a exigir uma investigação independente do caso” lamentou.

Eddy Bonga militante da UNITA e professor “o lançamento do ano político no Namibe veio mais uma vez mostrar que o partido quer continuar a firmar o compromisso de governação nas próximas eleições de 2022. A discriminação de cor, raça, cultura e camada socioeconómica neste tempo Já não deveria existir, este é o tempo de unir forças para o bem comum de todos os angolanos, tal como a inicial do partido Un,  que significa união,” disse.

Quanto ao modo de vida da populações, o dirigente político afirma que a falta de compromisso social do partido que governa tem comprometido o bem estar dos angolanos e impedido o crescimento particular da Província do Namibe.
“O Governo angolano encontrou uma desculpa na covid-19 para justificar as péssimas condições que as populações vivem que na verdade esta doença só existe a um ano e os angolanos sofrem ao longo dos 45 anos.

No Camucuio, Bibala e Virei, não há fortes investimentos, as pessoas vivem mal, falta de habitação, assistência medicamentosa são medíocre, as estradas estão péssimas. As vias que ligam ao interior dos Municípios da província é uma lástima, no Virei, a população está morrer á fome, nos próximos dias e meses as situação vai agravar porque a falta de chuva tem dificultado as comunidades autóctones na produção agrícola” frisou.

Em relação as ondas de reivindicações que a sociedade civil tem levado a cabo em defesa dos direitos humanos e melhorias das condições da população, o político Victorino Silepo dá nota positiva as atitudes levadas a cabo pelas sociedades independentes nos últimos tempos.
“A boa nota para 2020, vai para o facto de que o nível de consciência e cidadania e reivindicação subiu em Angola e a Província do Namibe pela primeira vez entrou na lista dos que reivindicam os seus direitos, os jovens e a sociedade civil na Província tem assumido essa responsabilidade, se os governantes não concordam, devem colocar o seu cargo à disposição porque a manifestação é um direito consagrado por lei” disse.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This