NFV FORA D` HORAS 04-06-2024

04.06.2024

Noticiário NFV, edição de terça-feira dia 04 de Junho de 2024 com os seguintes tópicos:

1 – Namibe: Sector da saúde necessita pelo menos de três mil dadores de sangue;

2 – Governador Archer Mangueira, diz que Namibe ainda não é pérola do turismo mas é desiderato que pretende atingir;

3 – Mitigação dos efeitos da seca nas prioridades do Administrador do Virei (Namibe);

4 – Ambientalista pede fim de queimadas anárquicas no Cunene;

5 – Angola: Reinventar, para driblar o aumento do custo de vida.

 

Somos à rádio NFV, coordenação e supervisão de Armando Chicoca, edita Esmael Pena, produção de Domingos Marques, eu sou o Dino Manuel, com apoios do NED e da Open Society.

 

O Sector da Saúde no Namibe necessita de pelo menos três mil (3.000) dadores regulares, para minimizar a carência de sangue nos hospitais da província.

Coríntios Miguel, Director provincial da Saúde no Namibe

Segundo o Director provincial da Saúde no Namibe, Coríntios Miguel, o Clube Salva Vida conta actualmente com 599 dadores de sangue, número irrisório para tanta carência que se faz sentir nas unidades hospitalares.

Director do Gabinete provincial da Saúde, Coríntios Miguel. O sector que dirige necessita de pelo menos três mil dadores de sangue.

 

Namibe ainda não ostenta instintivo de pérola do turismo, disse o Governador da província, Archer Mangueira. Fina Satchipamba para mais pormenores.

Archer Mangueira, Governador da província do Namibe

O governador do Namibe reconhece que a província ainda não é pérola do turismo, mas é um desiderato que se pretende atingir. Archer Mangueira que falava a rádio pública angolana, salientou que embora a província seja um potencial, o acesso aos centros turísticos ainda não é fácil devido à falta de infraestruturas e o mau estado das vias rodoviárias.

Archer Mangueira fez notar ainda, que o fomento do turismo passa pela solução do problema de energia e água.

Peça da Fina Satchipamba, Correspondente do NFV no Cunene

Namibe ainda não ostenta instintivo de pérola do turismo, como é apelidado pelos seus admiradores. Ouvíamos o Governador da província, Archer Mangueira

 

André Kassinda, Administrador do município do Virei

Mitigar os efeitos da seca que ainda são ressentidos pela população, é a prioridade número um do programa de desenvolvimento económico e social da Administração do município do Virei província do Namibe. O Administrador local André Kassinda, assegurou que as acções consistem na abertura de novos furos de água e a manutenção das existentes, bem como fomento da agricultura.

Mitigar os efeitos da seca nas prioridades da Administração municipal do Virei, província do Namibe. Ouvíamos o Administrador local, André Kassinda

 

O chefe do Departamento do Ambiente na província do Cunene, Tchingongo Contreiras, advertiu esta segunda-feira, as comunidades locais, contra a prática de queimadas anárquicas, com vista à salvaguarda do ecossistema. Edson Fela traz mais detalhes.

Em declarações à ANGOP, Tchingongo Contreiras, disse ser frequente, nesta época de cacimbo, a prática de queimadas sem controlo, que acabam em incêndios florestais com particular realce para os municípios da Cahama, do Cuvelai, do Cuanhama e da Ombadja.

Fez saber que a sua instituição registou, no primeiro trimestre, 50 hectares de área devastada, sublinhando serem indeterminados os espaços exactos na medida em que as queimadas são feitas em diversas localidades.

Apontou como principais responsáveis pelas queimadas anárquicas cidadãos das zonas rurais, onde os camponeses ateiam fogo nas florestas para a abertura de novos campos agrícolas, bem como produtores de carvão, pastores de gado e caçadores furtivos, que têm usado este método para prenderem os animais selvagens.

Citou ainda as práticas culturais da população, com vista à ocupação de terra, para erguer quimbos (residências), lavras agrícolas, caça e colheita de mel, e outros incidentes originados por descargas atmosféricas como as principais causas das queimadas.

Advertiu que as queimadas por excesso acabam por degradar a biodiversidade, constituindo-se num dos problemas actuais que o mundo enfrenta, facto que exige a colaboração de todos na consciencialização das comunidades.

“Queremos produzir sim, mas é necessário que controlemos estas acções de agressão deliberada à natureza”, disse.

Lembrou que os incêndios trazem implicações negativas ao ambiente, como a degradação dos solos, o empobrecimento dos microrganismos, o desaparecimento de animais e diferentes espécies vegetais.

Tchingongo Contreiras, esclareceu que os incêndios florestais têm como principais consequências o empobrecimento dos solos agrícolas, a destruição da fauna e flora, a desertificação, o aquecimento global e vários outros efeitos negativos na vida do homem.

A 5 de Julho, celebra-se o Dia Mundial do Ambiente, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972.A data tem por objectivo chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos.

Peça de Edson Fela, Jornalista do NFV

 

No mês de abril, o custo de vida em Angola subiu 2,6% em comparação com o mês de março, o maior aumento desde agosto de 2016, conforme o Índice de Preços ao Consumidor do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em Luanda, a situação é ainda mais grave, com a subida galopante dos preços dos produtos de primeira necessidade. Consumidores dizem que a alternativa é comprar apenas o básico. Outros dados com Coque Mukuta da Voz da América.

Peça de Coque Mukuta, Correspondente da Voz da Ámerica em Luanda

Recentes

NFV FORA D` HORAS 19-09-2024

Noticiário NFV, edição de quinta-feira 19 de Setembro de 2024 com os seguintes: 1 - Ex-moradores do bate-Chapa vivem momentos dificeis no bairro 4 de Março; 2 - Ministério do Ambiente, adverte população de Luanda, Cabinda e Namibe, devem evitar consumo de muluscos por...

CIDADE DO LUBANGO VISTA DE NOITE

Lalipo, lalipo, lalipo Lubango, lalipo, lalipo, lalipo Lubango. Por: Armando Chicoca "Silivindela" A capital da província da Huíla, "Lubango" continua a pipocar uma imagem sumariamente agradável, capaz de confundir os tugas que em 1974 fugiram do país. Valeu a...

NFV FORA D` HORAS 18-09-2024

Noticiário NFV, edição de quarta-feira 18 de setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Governador do Namibe diz que legado de Agostinho Neto é honrado com políticas do Executivo que visam melhoria da vida das pessoas; 2 -  Namibe: Procurador Tadeu Vasconcelos...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This