Namibe: Feira Agro-Forp facilita cidadãos em segurança alimentar

31.10.2020

A feira  Agro-Forp é um projecto comunitário gizado pelo filho de um camponês cuja vivência sempre foi de ajudar o próximo. Domingos Paulo, apoiado pela Administração Comunal do Forte Santa Rita, achou por bem trazer os produtos agrícolas às portas de cidadãos sem ferir o meio ambiente.

Texto de Daniel Elias

O projecto, segundo o seu promotor, visa evitar o aglomerado de pessoas nos mercados informais nesta fase da pandemia. Os jovens agricultores do Namibe têm trazido os produtos do campo para mais próximo dos cidadãos com o objectivo de facilitar a compra dos mesmos para o consumo diário, com a abertura de mais postos móveis de vendas em varias partes da cidade.

Domingos Paulo, líder do projecto, esclareceu ao NFV que antes deste projecto “pegava na carrinha de casa, rodava a cidade toda e vendia os produtos em cima do carro. No dia 27 e 28 de Agosto realizamos a primeira feira, e notamos a demanda, os clientes pediram para continuarmos a realizar a feira, e continuamos a rodar o Namibe por completo”.Os produtos são solicitados por cidadãos de várias partes da cidade do Namibe e também pelos empresários para a confeção de alimentos nos restaurantes da cidade capital.

A Shoprite, Ango-Pri, Estadio Joaquim Morais e Comandante Bula são locais de referência onde foram instalados postos de vendas daqueles produtos agrícolas essenciais ao consumo dos Namibenses.

“Em vez da população se deslocar, nós trouxemos o produto mais próximo. O sentido é ciar mais postos para as pessoas evitarem muita deslocação, tendo em conta a situação. Temos batata doce, rena, tomate, cebola. Todos produtos foram produzidos aqui no Namibe, que tem, sim, capacidade para produzir o necessário para toda população”, disse ao NFV André Rocha, membro da organização.

Os produtos são solicitados por cidadãos de várias partes da cidade do Namibe e também pelos empresários para a confeção de alimentos nos restaurantes da cidade capital.

“Comprei o tomate maduro, couves e limão. Esta feira veio a valer devido a distância que percorríamos até à praça. Aqui tem bons produtos”, disse Dorcas Gonçalves, cliente.

Os responsáveis da organização dizem que o projecto vai continuar com o objectivo de contribuir na facilitação aos cidadãos e, do mesmo modo, minimizar deslocações dos cidadãos nesta altura de pandemia, tornando o produto mais próximo e ao alcance de todos, criando mais postos de vendas em vários pontos da cidade.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This