MEMBROS DA SOCIEDADE CIVIL NO NAMIBE VÃO SAIR ÀS RUAS NOS PRÓXMOS DIAS PARA EXIGIR A LIBERTAÇÃO DO ACTIVISTA EDSON KAMALANGA

12.03.2021

 

 

 

Segundo o Activista Pedro de Sousa, “os nossos governantes têm nos visto como inimigos deles mas eles é que são pessoas desprezíveis e assassinos que não têm amor a pátria, não tem amor pelo próximo e pelo governado. Não se entende como é que um Governador de uma Província persegue um activista ao ponto de lhe deter quatro meses sem provas coutentes, não se compreende visto que o prazo de prisão preventiva do activista Edson Kamalanga já expirou.

 

Por: Fonseca Munene

“O antigo Governador do Namibe (Carlos da Rocha Cruz) pelo que disse contra o nosso colega mostrou-se ser desprezível e desconhecedor da lei de presunção de inocência”. disse Pedro de Sousa.

“A situação de Edson Kamalanga, lhe preocupa bastante e pede Procuradoria Geral da República no Namibe que vele por esta questão de forma desapaixonada porque a partir das declarações do antigo Governador Caito, tudo esta claro de que há mão politica contra a sua detenção, o que não podemos aceitar”, disse Pedro de Sousa para quem sugere uma manifestação a grande escala e em dias consecutivos a favor da soltura de Edson Kamalanga.

“Os colegas activistas de Luanda já têm domínio da situação e numa açcão concertada sairemos as ruas em protesto a detenção do nosso mano Edson Kamalanga pelo que desde já pedimos a ponderação do actual Governador Provincial do Namibe Archer Mangueira,

porque o barulho é do Namibe e nós não vamos parar”, frisou
Ao chamar de gatuno alguém que nem sequer foi julgado, e a luz da lei goza da presunção de inocência, o antigo Governador deputado á Assembleia nacional pela bancada parlamentar do MPLA foi imprudente e não terá como provar as suas afirmações proferidas contra o activista Kamalanga e pode ser processado por calunia e difamação gratuita, mas também, é oportuno dizer que este governante devia é provar os milhões de dólares e kwanzas que na sua vigência foram desviados e nenhum gestor enquanto governador, foram detidos e julgados por peculato.
As acusações impostas a Edson são improváveis, os materiais com que construiu a sua residência ate prova contraria, os comprou num mercado informal e em circunstancia alguma a empresa que executa as obras do Instituto Hélder Neto teve o titulo de exclusividade dos materiais existentes no mercado.

“Era o nosso desejo que tudo isto fosse esgrimido em fórum judicial e não como o antigo governador quis trazer este caso na praça pública sem provas. Os homens do “SIC” têm a noção de que ele o Edson é inocente, sugerimos ainda que o governante prove os seus comparsas lá Assembleia Nacional, tire o nosso Mano Edson é o que nós os activistas exigimos. Nito Alves, Dito Dali, Luaty Beirão (…) não dormem, não descansem, levantem-se lá em Luanda que eu também me levantarei aqui” concluiu Pedro de Sousa.

Nelo da Cruz, um outro activista, também conhecido como o dos 15+2 e autor do livro “COMO DERRUBAR O DITADOR” disse estar preocupado com a situação da detenção de Edson Kamalanga no Namibe, e assegura que os nossos governantes acham que estão a governar animais. Nós enquanto jovens académicos e activistas cívicos podemos permitir que nos calem a boca, nos calem as mentes, nós não somos frustrados quem está frustrado é o próprio Governante e gatuno é igualmente o próprio governante por que afinal de contas eles mesmo reconhecem que são eles, que estão a roubar os bens públicos do povo angolano.

“Roubam e maltratam o povo e depois fazem dos activistas inimigos e adversário politico enquanto devíamos se parceiros sociais, uma vez que de facto, não somos adversários apenas exigimos que na governação tem que ter pessoas sérias. Dizia o Dr. Jonas Malheiro Savimbi: “o Administrador não deve roubar”, disse o activista Nelo da Cruz que sublinha questionando as razões que levam os Administradores que roubam quando o povo reclama a retaliação são as mentiras, violação dos seus direitos, calunias e outras de maltratado.

“ Acredito que o antigo governador do Namibe Carlos da Rocha Cruz deve estar arrependido por ter usado esta linguagem absurda contra o activista Edson Kamalanga e mostrou que é desconhecedor da lei, não respeita o ser humano, e não sabe inclusive o quanto ofendeu os amigos e familiares do activista Edson. Nós vamos reagir já e agora!” reagiu.

“A mãe deste jovem chora todos os dias, quando é as nossas mães deixarão de chorar a perseguição dos seus filhos iniciada desde 1975 á presente data? Será que o MPLA ficou sego? Não fiscaliza os resultados das suas políticas de governação? Lamentamos bastante e pedimos que os órgãos de direito olhem para este jovem que não é ladrão porque e nunca foi, Edson Kamalanga é apenas preso politico do antigo Governador do Namibe”, reiterou.

Nelo da Cruz fez saber por outro lado que este país nunca mais vai melhorar enquanto estes governantes rancorosos prevalecer no poder. Os que roubaram ao estado andam soltos, e vão para as cadeias aqueles que ontem denunciaram este ou aquele crime, assim, desta forma não vamos contruir a nação angolana. “Activistas do Namibe, unamo-nos em torno da causa da detenção do nosso mano Edson Kamalanga, já não é tempo de aceitarmos humilhações e mentiras. vamos todos sair as ruas exigir a libertação do nosso mano Edson Kamalanga” .

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This