RÁDIO NFV FORA D` HORAS

15.05.2021

Noticiário na rádio NFV 14 -05-2021

1-Mais de 60 campos agrícolas destruídos por gafanhotos no Namibe soba das mangueiras pede intervenção do Estado.

2-Mulher burladora condenada a 5 anos de mostra-se arrependida pelo crime cometido.

3-caso da gestante morta as portas do Centro de saúde no bairro 5 de Abril governo do Namibe leva o assunto a PGR nos próximos dias .

4-Trabaladora do porto do Namibe diz ser -lhe negada assistência médica por parte da entidade patronal.

Sejam bem-vindos ao jornal NFV de sexta-feira 14 de Maio de 2021 , coordenação de Amando Chicoca, técnica de Fonseca Tchingui, Edição e apresentação Gercione Paulo.

Mais de 60 campos agrícolas foram destruídos por gafanhotos na localidades das Mangueiras no Namibe. A informação foi prestada nesta sexta, 14 de Maio pelo soba Domingos Manuel, que pede intervenção imediata do Estado.

“Na área das mangueiras cerca de 64 lavras foram devoradas pelos gafanhotos neste momento estamos esperar a intervenção do governo para salvar outras lavras que ficaram, temos 47 na localidade da tampa e 24 outras na zona do Makungi, é esta uma preocupação a chuva já atrasou e nos deparamos mais com estes gafanhotos, que estão destruir o pouco que o povo tinha cultivado das últimas chuvas, ainda assim os gafanhotos tentaram entrar na minha lavra mas graça a pronta intervenção da população do mercado das mangueiras, que quando deram conta que a lavra do soba estava ser invadida, pegaram nas latas e chapas e gritos desviaram os gafanhotos para outro lado da Montanha, acho que foi a graça de Deus, também não sei só, a população está mobilizada segundo o que nos conta os nossos avós, é que este tipo de gafanhotos no passado já tinham aparecido, mas naquele tempo não havia latas nem outros meios pessoas batiam nas pele de gado, conseguia-se choutar os gafanhotos, na poação do Caraculo, o Soba Tomás também reportou que os gafanhotos invadiram algumas fazendas e a população está lutar contra este mal, oa gafanhotos que estão aqui já voam aqui temos um fluxo de gafanhotos muitos grande,” disse.

E a vice governadora para o sector económico politico e social do Namibe Maisa Tavares, incentiva a juventude no combate a praga de gafanhotos que está devastar campos agrícolas nas diversas regiões do Namibe.

“Pedimos que a população nos ajude para localizar os focos destas bolsas juntos das comunidades possamos identificar as zonas mais afectadas, assim como apelamos aos empresários que nos ajude e podermos priorizar a nossa ação, depois da desefenção é oportuno que as comunidades e os animais distancie-se um pouco das zonas desefectado” frisou.

 

 

 

 

O caso da morte da mulher gestante de nome Teté, que perdeu a vida n recentemente a aporta do centro de saúde do bairro 5 de Abril, as autoridades do Namibe ouviram o clamor do povo, finalmente os implicados serão responsabilizados judicialmente, soube NFV de fonte segura.

“Queremos que se faça justiça a estes enfermeiros que atendem mal os pacientes, o Administrador e governo deve punir estas pessoas ou trabalham para atenderem bens as pessoas ou para matar, queremos que se faça justiça neste caso da nossa colega Teté.

Fonte do governo do Namibe adiantou que os implicados do caso da morte da mulher gestante serão levados a PGR nos próximos dias.

Mulher condenada a 5 anos de prisão por crime de burla na comarca do Namibe, Madalena Jamba, diz estar arrependida pelo crime que cometeu.

“Estou condenada há 5 anos de prisão efetiva por crime de burla por defraudação estou muito arrependida, uma vez que deixei filhos, famílias lá fora já cumpri 1 ano e 6 meses e eu estando aqui detida é muito doloroso,” lamentou
Josefina Cassunga,” estou aqui em menos de um mês, estou aqui por ter lavado o telefone da minha patroa quando estava trabalhar “,disse.

O roubo de gado é uma pratica constante no Namibe segundo o Delegado provincial do Ministério do interior do Namibe comissário Alberto Sebastião Mendes, “Limão” que garante estar a trabalhar junto com as autoridades tradicionais para combater esta pratica.

“A província do Namibe tem hábitos e costumes muito diferente de outras, a questão do roubo de Gada Bovino, é uma prática constante aqui no Namibe muitos dos casos são familiares e culturais em que o sobrinho quando chega altura do casamento as vezes querem bois e não têm onde tirar e vão para os curais dos pais e roubam os bois, no Namibe acho que não há delinquentes o que há é os indisciplinados, já estamos a trabalhar com a sociedade civil e com as autoridades tradicionais para pôr fim está prática,” salientou.

 

 

A direção do porto do Namibe nega prestar assistência medica a trabalhadora Ana Rosa Alfredo, na sua clinica, em entrevista ao NFV explica como tudo aconteceu.

“Eu como funcionária da empresa portuária do Namibe esperava que me desse uma resposta satisfatória, tratei todos documentos necessários para o efeito mas até aqui, não consigo ver a solução do meu caso, o problema das vistas começou em 2017 e este problema começou quando comecei a trabalhar nesta empresa, sei que muito dos funcionários já se beneficiaram dos serviços da clínica da empresa, porque eu não estão a me  aceitar o meu pedido sendo funcionária, será que é pelo facto de pertencer ao sindicato, este é um dos problemas que existe nesta empresa eu já fui conotada, vou continuar a lutar até que conseguir o meu objectivo, “disse.

Tentamos contactar o diretor do Porto do Namibe, António Samuel, mas sem sucesso.

Justino Chavala, afirma sofrer tortura juntamente o seu colega de trabalho no Município do Tombwa, por alegado desvio do material do armazém onde trabalham, em entrevista ao NFV Justino Chavala, descreve pelo que passaram.
“Eu estou naquela empresa há um bom tempo, eu e meu colega fomos torturados fechados dentro do Armazém, bateram-nos bateram-nos até que fomos levados à policia passamos uma noite lá, estão a nos acusar de ter desviado material do Armazém onde trabalhamos”

Procuramos ouvir a direção do referido armazém sem sucesso.

 

 

 

 

Ponto final ao espaço informativo desta sexta-feira 14  de Maio de 2021, a verdade doí mas liberta, eu sou Gercione Paulo, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This