NFV FORA D` HORAS

29.06.2021

NOTICIÁRIO NA RÁDIO “NFV” 29-06-2021

1-Incumprimento de medidas de biossegurança potencia o aumento de casos de Covid-19 no Namibe.

2-Sentença do caso desvio de cinquenta e dois milhões de kwanzas na caixa de segurança social das FAA no Namibe, será conhecida no próximo dia 16 de Julho e o Ministério Publico não prevê contemplações aos dez arguidos.

3-Acadêmicos criticam a media publica no Namibe no Caso Edson Kamalanga.

4-Primeira Feira regional sul de Angola abre suas portas nesta quarta-feira 30 de Junho no recinto da feira do Gado na cidade Namibe.

Nós somos a rádio ‘’NFV’’ edição de terça-feira, 29 de Junho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Domingos Marcelino.

Uma uma ao desenvolvimento das noticias.

Miguel Pedro Coríntio, Diretor do Gabinete da Saúde no Namibe

O incumprimento de medidas de biossegurança por parte da população no Namibe potencia o aumento de casos de Covid-19 na Província. acompanhem a reportagem da Voz da América com apresentação do jornalista Armando Chicoca.
“Miguel Pedro Ferreira “Coríntios”, diretor do Gabinete Provincial do Namibe da saúde em entrevista exclusiva á Voz disse que os vinte casos da Covid-19 registado na província do Namibe, nos últimos 15 dias, dos quais já causaram óbitos nas famílias é fruto da indisciplina às normas de biossegurança estabelecidas pelas autoridades.

“Nos últimos 15 dias tivemos mais 20 casos da Covid-19 e nós conseguimos constatar que a maior dos casos surgem devido aos atropelos de biossegurança com a realização de festas clandestinas. Então, a realização de festas clandestinas nas casas continua a ser a fonte maior da propagação da Covid-19 na província do Namibe, assim como a cultura dos atos fúnebres”, disse.

Uma comissão multissectorial “Policia, agentes da Saúde e Comunicação social” têm realizado jornadas noturnas de fiscalização e do resultado três igrejas tinham sido encerradas por desobediência às normas de biossegurança.

“ A Igreja católica no bairro 5 de Abril é uma das Igrejas que conheceu muito recentemente o encerramento do templo, mas já reaberto depois do pároco ter corrigido o que esteve mal”, esclareceu Coríntios que sublinha estar preocupado com a transferência de festas nas fazendas.

Aquele responsável da saúde na província do Namibe deu a conhecer que apesar da gravidade da pandemia indivíduos há que transferiram a realização de festas clandestinas para as fazendas fugindo a mão pesada da fiscalização.

Os activistas cívicos no Namibe dizem que a comissão multissectorial também deve mudar de estratégias, segundo disse o activista Pedro de Sousa.

“ O apelo vai mesmo para a polícia, eles mudaram de estratégia e vocês também deve mudem de estratégias. Se tivéssemos autarquias, o poder fosse autônomo local o autarca teria a autonomia de implementar as suas multas para estas pessoas, como a multa vem do governo central é por isso que eles fazem isso se forem apanhados pagam 300 á 400 mil kwanzas e se o autarca aplicasse as suas multas quem for apanhado paga 3 é 4 milhões de kwanzas ninguém daria festas”, reagiu

A Sentença do caso desvio de cinquenta e dois milhões de kwanzas na Caixa de Segurança Social das FAA no Namibe, será conhecida no próximo dia 16 de Julho do ano em curso e o Ministério Publico não se revê no perdão mantem a sua posição inicial. O jornalista Fonseca Tchingui, tem mais dados sobre está matéria.

“A Sessão foi presidida pelo juiz de direito Distinto Tandala, auxiliado pelas Juízas Nduva De Carvalho e Maravilha Da Gama. Ao passo que o Ministério Publico esteve representado pela procuradora Clara Vide Vanda e o corpo de advogados estava constituído pelo Cícero Vissandule e António Bernabé.
Estão a rolados neste processo dez arguidos acusado de crimes de peculato branqueamento de capitais e Associação criminoso. Audiência foi marcada pelas alegações horais e audição de dois declarantes funcionários da Caixa de Segurança Social das FAA no Namibe trata-se de Cláudio Azevedo Vidro e Eduardo Manuel Adão, sendo este último não esteve presente por questões de saúde em Luanda.

Cícero Vissandule, nas vestes de Advogado de defesa assegurou no tribunal que os seus constituintes já devolveram os valores em falta e e pediu a extinção dos crimes em que os arguidos estão a ser acusados.
“a defesa dos arguidos apresentou junto desse tribunal o comprovativo referente a quantia, o ressarcir ao estado, pelos arguidos correspondente a guia no valor de kwanzas, 31 milhões 487 mil 15 kwanzas e 23 cêntimos, estando assim ressarcido na totalidade o valor de que vem os arguidos acusados e pronunciados, aguardando assim o pronunciamento da entidade acusadora para contemplação dos benefícios legais decorrentes do artigo 399 do código penal vigente, isto é, a extinção do procedimento criminal”.
O Ministério publico na voz da procuradora Clara Vide Vanda disse não se revê no perdão os implicados devem ser condenados.
“nos termos do artigo 339 do código penal vigente, o Ministério público em representação do estado e por uma questão de interesse público, não se revê no perdão uma vez que o locupletamento de valores pelos arguidos foi no sector sensível que se refere a existência e solidariedade daqueles que deram as suas vidas e juventude em prol da pátria mãe, daí que este acto em si coloca em causa a concretização daquilo que são os fins do sistema de segurança social das Forças Armadas”.

O Juiz de causa Distinto Tandala, em nome do Tribunal juntou nos autos os valores ora devolvidos.
“admito a junção aos autos dos comprovativos da liquidação da divida que os autos fazem em alusão a favor do estado”.
Para o declarante Cláudio Azevedo Vidro, em entrevista ao NFV esclareceu o seguinte. “As circunstancias para a delegação do Namibe são totalmente desconhecidas, uma vez que o objeto social da caixa da segurança social é o pagamento de gestão de fundos de pensões de militares e existem critérios próprios para inserção desses militantes no sistema de pagamento da caixa social das FAA. O militar precisa ter a cédula de licenciamento da reforma, precisa ter documentos e ele exibi na altura em que ele se apresenta a caixa de segurança social, a cédula de licenciamento da reforma é que que dá autenticidade ao militar para que ele possa então ter acesso a sua pensão de reforma, e precisa também ter um tempo de serviço, precisa ter idade própria, precisa ter pelo menos 35 anos de serviço militar ou a idade máxima de 60 anos. A pensão de sobrevivência no caso é atribuída a certos membros, ao cônjuge do militar falecido, os descendentes e os ascendentes do militar falecido, só mesmo as pessoas envolvidas nesse processo sabem explicar exatamente como é que foi montado esse esquema”.

Os Comentaristas residentes do espaço Namibe em sete dias, criticaram aos órgãos de Comunicação social publico local a forma que trataram o caso do activista Edson Kamalanga.
Fernando Cassinda, filosofo disse que é preciso que os órgãos de comunicação social públicos se revejam neste quesito.

Fernando Cassinda, Comentarista NFV

“TPA passar a informação que o activista que foi acusado daqueles crimes está solto, foi inibido dos crimes. Mancha-se a imagem de alguém, passa-se a informação de alguém, trata-se do jeito que trataram a situação, mas na hora de também informar as pessoas sobre o fecho ninguém vê”, reagiu.

Florindo Cinco Reis, Igualmente Filosofo disse que os jornalistas devem informar com imparcialidade para o bem da população.

“as televisões públicas fazem isto e aquilo, só fazem aquilo que lhe convém porque estão atrelados ao estado, até hoje recebem ordens superiores, mas para quem é jornalista sabe que o jornalista é imparcial. O jornalista tem que informar aquilo que o povo quer ouvir e ver”, disse.

Já o jurista Manuel Candolo, disse que a liberdade de imprensa no Namibe ainda é prematura.

Manuel Candolo, Comentarista NFV

“A liberdade de imprensa em Angola e particularmente no Namibe é prematura, imprensa pública não foram para lá assistir, a filmar para divulgar porque”, questionou o jurista.

A Província do Namibe acolhe nos dias 30 e 3 de Julho de 2021 a Primeira Feira regional sul de Angola, no recinto da feira do Gado na cidade do Namibe.

O evento visa mostrar as potencialidades agrícolas, turísticas e agropecuárias dos produtores da região sul de Angola e não sô, a feira abre suas portas nesta quarta-feira 30 de Junho no recinto da feira do Gado, acto inaugural será presidido pelo Governador provincial do Namibe Archer Mangueira.

 A feira regional de produção nacional vai contar igualmente com palestras, workshop, disseminação da cultura empresarial nas Micro, pequenas e médias empresas. Bem como o leilão do gado que é considerado um dos maiores recursos a nível da região sul de Angola. A NFV vai acompanhar na íntegra está actividade e traremos mais dados nos próximos serviços de informação.

 

Assim terminamos o espaço informativo desta terça feira 29 de Junho de 2021, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This