NFV FORA D` HORAS

24.06.2021

Noticiário na rádio “NFV” 23-06-2021

1-Tuberculose lidera a lista de índice de mortalidade no Namibe, diz diretor do Gabinete provincial da Saúde Pedro Coríntio.

2-Seis mil candidatos disputam 342 casas disponíveis nas duas centralidades da Paia Amélia e do Cinco de Abril no Namibe.

3-Crímes violentos reduziram na ordem de 10% diz Delegado do Ministério do Interior no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão”.

4-Professores e pessoal Administrativo da Educação no Namibe exigem melhores condições salariais e mudanças de categorias.

Nós somos à rádio “NFV” edição de quarta-feira 23 de Junho de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma uma ao desenvolvimento das notícias.

A tuberculose lidera a lista de mortalidade no Namibe com Quarenta óbitos de Janeiro até Junho, ao passo que a Malária vitimou vinte e uma pessoa assim como houve registo de 160 casos da Dengue só no primeiro Trimestre deste Ano. O jornalista Fonseca Tchingui desenvolve está notícia.
A informação foi prestada pelo diretor do Gabinete provincial da Saúde no Namibe Pedro Miguel Coríntios, em entrevista exclusiva à Voz da América, nesta terça-feira, 22 de Junho.

Pedro Miguel Coríntio,Director do Gabinete da Saúde no Namibe

“Quanto a malaria, nós durante o primeiro trimestre registamos 18939 casos, comparando com o primeiro trimestre de 2020, houve um aumento porque 2020 no mesmo período homólogo tivemos apenas 16977 casos, em questões de óbito, no mesmo período este ano nós registamos 21 óbitos no mesmo trimestre ao passo que no mesmo trimestre de 2020 tivemos 30 óbitos, dai que faz a referencia de que independentemente do aumento significativo de casos de malaria ainda assim o índice de mortalidade registou uma baixa considerável comparando com os trimestres homólogos, diferente da tuberculose que no ano passado no primeiro trimestre tivemos 27 óbitos e neste ano tivemos 40 óbitos só no primeiro trimestre de 2021”.

“tivemos registos de alguns casos de Dengue, já chegamos a ter 160 casos e neste momento a província já não tem casos de Dengue ativo, temos testes que nos permitem fazer rastreios e a mais de 30 dais que a província já não regista casos de Dengue a nível de toda província”.

O responsável da Saúde no Namibe disse ainda que as doenças diarreicas agudas houve um descrêssemos em relação ao período anterior.

“as doenças que mais fizeram aza a nível da nossa província, as doenças respiratórias agudas, assim como as doenças diarreicas agudas registaram uma diminuição acentuada comparada com os dois trimestres, reparamos que as doenças respiratórias agudas no primeiro trimestre de 2020 tivemos 2340 ao passo que em 2021 tivemos 8948, assim como as doenças diarreicas agudas tivemos 1096 no primeiro trimestre de 2020, e 8789 em 2021”.
Quanto aos demais Municípios da Província a situação sanitária é estável sendo que os Municípios do Camucuio e de Moçâmedes lideram a lista de casos de Malária.

“em outros Municípios a estabilidade epidemiológica é maior, comparando com o Município sede, Moçâmedes em todos os aspetos é sempre o Município mais abatido por vários aspetos, e a primeira condição é a densidade demográfico elevado do próprio Município, logo, reduz um pouco ou compromete um pouco a capacidade de resposta dos nossos serviços a toda extensão do Município sede. Em outros Municípios, nesse momento o Município com um gráfico mais elevado de malaria dos 5 Municípios é o Município do Camucuio, que continua a registar um gráfico crescente, o Município mais estável em questões epidemiológicas é o Município do Virei, com menos caso também,, mas ainda assim, o nosso nível de prontidão e de prevenção não se diferencia de município para Município, para quem tem casos elevados reforçamos para com que diminui os casos, para o Município que tem os casos menores, com um numero reduzido ainda assim reforçamos para manter essa redução significativa de casos”.
No domínio dos recursos humanos o responsável da Saúde disse que.

“Em termos de quadros humanos, pela primeira vez na historia nós temos um salto muito significativo com a entrada de mais de 700 quadros a nível do nosso sector pelo ultimo concurso publico, destes incluindo médicos, técnicos de diagnósticos e terapêuticas assim como enfermeiros, se me perguntares de é suficiente de acordo com o padrão da OMS ainda não é suficiente, particularmente na condição médica, e neste requisito médico inclusive muitos desses nós tivemos que dispensa-los para especialização, a província é carente de especialistas particularmente sobe responsabilidade de médicos nacionais, dai que dentro da politica do ministério da saúde e do governo provincial, nesse momento temos aproximadamente 50 médicos a fazerem especialidades diferentes em varias especialidades que dentro de três o quatro anos já podermos colher frutos de muitos médicos nossos especialistas em varias especialidades, no entanto, a entrada pontual de mais de 700 profissionais deu-nos uma capacidade de resposta e de preenchimento também nas novas unidades sanitárias, dizer que só no âmbito do PIIM, o sector da saúde conta com aproximadamente 15 ou 16 projetos, e destes 5 já foram inaugurados, e a nossa politica foi, uma unidade inaugurada, uma unidade construída, apetrechar e inaugurada é uma unidade funcional. Então, as cincos unidades que já foram inauguradas no primeiro dia das suas inaugurações é o primeiro dia do seu funcionamento, isto foi graças a entrada massiva de profissionais no nosso sector, mas no entanto, ainda assim a carência”.

Mais de seis mil candidatos estão inscritos para o processo de arrendamento e aquisição de casas nas duas centralidades da Paia Amélia e do Cinco de Abril no Namibe. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Paulo Fernando. O sorteio decorreu na manha desta quarta-feira, 23 de Junho, no pavilhão weliwítschia Mirabílis onde o acesso não foi fácil para os candidatos, que consideram uma desorganização.

“isso é uma autentica desordem, porque um país como esse apesar de que é tão difícil e é tão desumano ver as pessoas a agir assim, desta maneira”.

Candidatos às residências das centralidades no Namibe

“é uma oportunidade que se deu para cada um adquirir a sua casa, uma habitação que muita das vezes não conseguimos obter por causa de más condições, a pessoa não tem um salario digno para poder adquirir as vezes uma casa própria, e nessa oportunidade que se deu de concorrer, é uma oportunidade que a pessoa tem para conseguir alguma coisa, mas com essa autentica desordem é necessário muitas das vezes olharmos para o reino de Deus”.
“isso tá mal, é só inscrição, é só sorteio e nós queremos estar lá dentro, ouvir o nosso numero a sair pelo menos só aí na garagem”.

O diretor comercial do fundo de fomento habitacional, Paulo Araújo, garantiu que são seis mil e duzentos e vinte oito candidatos, para trezentas e quarenta e duas casas.

Paulo Araújo, Diretor do Fundo Habitacional no Namibe

“para a data de hoje, é o sorteio em si, habilitavam-se a essas habitações aqueles cidadãos com um salario superior a 122 mil, estes escreveram-se durante duas semanas, de 10 a 23 do mês de Maio, pronto, foi abordado que nessa data seria o sorteio e é o que estamos a fazer, nesse momento já temos sorteado a centralidade da praia Amelia, e está a se concretizar a centralidade 5 de Abril, a adesão foi maior para um total de 6228 candidaturas, nós temos apenas 342 habitações”.

Ainda de acordo com Paulo Araújo, o sorteio vai até está quinta-feira, 24 de Junho.
“o sorteio inicialmente havia sido programado apenas para a data de hoje dia 23, mas devido ao elevado número de candidaturas e, portanto, todo movimento que se tem que ter para tornar o processo exitoso e que se deã tratamento a todas questões, nós preferimos partir para duas datas, hoje estamos a fazer a propriedade resolúvel e amanha concluiremos com o próprio pagamento e o arrendamento urbano, que são esses procedimentos, serão feitos em dois dias. E pensamos nós que a próxima semana, nos primeiros dias já teremos fixados os resultados”.

Os Crimes violentos reduziram na ordem de 10% na província do Namibe. A informação foi prestada pelo Delegado do Ministério do Interior no Namibe Comissário Alberto Sebastião Mendes “Limão”, a margem das celebrações dos 42 anos da existência do Ministério Interior realizado nesta terça-feira, 22 de Junho Anfiteatro do Governo do Namibe.
“em função da dinâmica que a nossa província vai tomando, os desafios da delegação provincial do ministério interior no Namibe são enormes, de tal maneira que o foco central está na garantia da segurança publica que deve atingir a confiança da população, através de ações concretas e de aproximação com os mesmos, tudo isso no âmbito das destintas especialidades que compõem o nosso ministério. Permitiu-nos no ano transato fazer um balanco positivo, não obstante, onde geralmente das cifras criminais que se prescreveu-se o seguinte, no domínio da segurança publica face ao contexto que o país vive por causa da pandemia da Covid-19, a sessão foi caracterizada pela diminuição dos crimes na ordem dos 10%, de tal forma que os crimes considerados violentos reduziram na ordem de 3%, comparativamente ao período anterior.

A Vice-Governadora para o sector técnico e Infraestrutura e governadora em exercício do Governo do Namibe, Ema Guimarães, valorizou o trabalho que tem sido levado acabo pelos distintos órgãos do Ministério do Interior.
“Na nossa província do Namibe, e particular, a segurança publica continua a ser de relativa estabilidade, todavia não devemos baixar a guarda no sentido de levar o sentimento de segurança e o sentimento de proteção contra as ameaças de qualquer natureza junto das nossas populações. Queremos aqui enaltecer o desempenho da delegação provincial do ministério do interior do Namibe no cumprimento do plano operacional dos postos das medidas e prevenção de combate a Covid-19, tem contribuído para que a situação epidemiológica por toda nossa província seja estável e controlável”.

Os Professores e pessoal Administrativo da Educação no Namibe exigem melhores condições salariais e mudanças de categorias no sistema da Educação. O desenvolvimento desta notícia com o jornalista Augusto Cativa.
Esta preocupação foi manifestada na manhã desta Quarta-feira, 23 de Junho por alguns professores que dizem estar agastados com esta situação que perdura há muitos anos. A exemplo disso no sector da Educação no Namibe há professores que que melhoraram o seu nível académico, mas que continuam a ganhar entre trinta e oito à cinquenta e três mil kwanzas, como é caso de alguns professores que pediram anonimato.

Joaquim Catimba, Secretário Adjunto do SINPROF-Namibe

“ao longo de dez anos tenho tentado de todas as formas ingressar para o concurso como professora, uma vez que já estou no regime e pertenço ao ministério da educação e nunca tive sucesso, já bati varias portas ao gabinete provincial, ao gabinete Municipal, ao governo provincial e nada é resolvido, nesse momento continuamos na mesma condição e sem nenhuma esperança, nem pelo menos o concurso interno então, para promoção de categorias, desde que entreguei a dez anos, eu nunca vi um concurso interno, e se ouve um concurso interno, não chegou até nós”.

“nós já percorremos varias instancias, ligamos para a direção nacional, a direção nacional disse esse problema é local, nós entramos no regime geral pela educação, não entramos pelo governo, e o governo até aqui não diz nada, fomos aos recursos humanos do governo provincial e responderam que o sector que existe mais vaga é a educação e a saúde, mas com arrogância dos lideres que temos até aqui nunca resolveram, nós ouvimos que no governo provincial tem sempre promoção de categoria, sempre promoções de vagas, mas no sector da educação nunca tem”.
Joaquim Catimba, secretário Administrativo do sindicato do SINPROF no Namibe disse ter domínio da situação e juntos estão a fazer para rever está questão.

Assim terminamos o espaço noticioso desta quarta-feira,23 de Junho de 2021, a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This