RÁDIO NFV FORA D` HORAS

30.07.2021

RÁDIO NFV NOTICIÁRIO DE QUINTA-FEIRA,29-07-2021

1-Director Nacional para Informação e Comunicação Institucional incentiva jovens do gabinete de imprensa privada no Namibe a seguirem bons exemplos.

2-Agentes da policia de trânsito no Namibe devem ser capacitados para lidar com o cidadão defendem analistas políticos e socias .

3- Jovens académicos no Namibe discordam com a extinção de alguns cursos no Ensino Superior e nas escolas do Magistério.

4-Comunidades Lunda Tchokwe exigem a soltura dos membros do movimento protetorado Lunda Tchokwe detidos em consequência do massacre do dia 30 de Janeiro em Cafunfo.

Nós somos à rádio NFV edição de Quinta-feira 29 de Julho de 2021, coordenação e Produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação de Madalena Tchicuendje.

Uma a Uma ao desenvolvimento das notícias

O director Nacional para Informação e Comunicação Institucional António de Sousa, veio ao Namibe para medir a pulsação dos órgãos de comunicação social públicos e privados.

Na sua jornada de campo à província do Namibe nesta quarta-feira 28 de Julho, o director nacional para informação António de Sousa, encorajou os jovens do gabinete de imprensa privada no Namibe a seguirem os bons exemplos.

António de Sousa, director Nacional para Informação e Comunicação Institucional

‘’Em relação aos jovens incentivamos a seguir bons exemplos na profissão, nós também passamos por este caminho é sempre bom termos bons modelos, a questao da formação devem apresentar as preocupações ao Centro de Formacao de jornalista em Luanda CEFOJOR, que está ser redimensionado na medida da sua capacidade sobre tudo os nossos profissionais jovens’’.

Em breves declarações com o Jornalista Armando Chicoca disse que veio ao Namibe para ouvir as preocupações que afligem os órgãos de comunicação social.

‘’Viemos fazer um levantamento da situação técnica do que se passa aqui no terreno, outra coisa é receber papeis escritos, e outra coisa vir aqui provindenciar junto do Ministerio e dos seus parceiros, falo das Associações  de profissionais e do próprio homem que a coisa mais importante para nós” disse.

Por sua vez o Jornalista Armando Chicoca, salientou que em termos de fontes oficiais não há dificuldades mas o grande problema tem a ver com os transportes dos órgãos públicos e privados.

‘’Em termos de fontes oficiais no Namibe não temos problemas, alias a liberdade de Imprensa nao é obra do caso é obra da nossa luta, a questao do transporte é uma das grandes dificuldades que vivemos, o governo também nao tem meios e as vezes faz tripa ao coracao portanto achamos que este é o momento de colocarmos as nossas preocupações. Gostaríamos que os directores da radio Nacional e da Televisao publica de Angola e do Jornal de Angola vissem questao dos transportes sobre tudo para provincia do Namibe.

Os agentes da polícia de trânsito no Namibe devem ser capacitados para lidar com o cidadão, defendem analistas políticos e sócias.

Está preocupação surge depois de um agente regulador de transito estar envolvido em acto de extorsão na estrada Lucira-Namibe nos últimos dias, onde o cidadão Francisco Huambo, em companhia com o seu irmão foram interpelados pelo agente e ameaçados por disparo de arma de fogo tal como nos confirma o automobilista.

Os analistas do espaço Namibe em 7 dias consideraram de grave a situação Fernando Cassinda, convidado a comentar o caso disse que praticas do género tem sido recorrente no seio da corporação e é necessário capacitar os agentes.

Fernando Cassinda, Filósofo

“Eu tenho dito sempre que nós temos que começar a disciplinar um os agentes da policia precisamos de fazer um trabalho de caso é preciso fazer um seminário ou seja formação para que realmente nós possamos desmotivar essas praticas porque tem sido já pessoas a queixasse sobre tudo de terminados agentes que não têm um comportamento aceitável, depois começamos a passar a ideia que todo individuo que não tenham a documentação basta basta tiver um pouco de dinheiro já é possível estar na via publica não podemos promover esses tipos de situações responsabilidade, formar os quadros de agentes que temos na policia ‘Nacional’, porque se não fazermos alguma coisa vamos sempre a assistir tipos de comportamentos como se fosse normal e não é possível porque cada um nós sai da sua casa, vamos falar direitamente dos taxistas são indivíduos que arriscam as suas vidas indivíduos que deixam as suas famílias para ver se conseguem um pouco de pão para seus filhos vem lá um pacato também um tipo que já tem lá o seu salario excutir mas ainda o tem pouquinho que o outro tem estamos a brincar com coisas serias o que tem que tem que ser feito é disciplinar esses indevidos com comportamento que nada contribuem para o desenvolvimento do país devem ser tirado do quadro daquilo que é o quadro da policia nacional , porque queremos uma policia exemplar uma policia que vem salvaguardar os interesses dos cidadãos.

Daniel Tchimbwa, outro filósofo disse que desta vez espera que o Comandante Provincial da Policia Nacional no Namibe mude de estratégias para acabar com as más práticas que lesam o bom nome da corporação.

Daniel Tchimbwa, Filósofo

” A ser verdade é gravíssimo tas praticas não são la muito típicas na província do Namibe, mesmo a questão da corrupção a nível deste sector não é lá muito para o Namibe eu por exemplo só alguém duma visão diferente veja lá o o Namibe o problema que envolve a corrupção extorsão, entre os agentes reguladores de trânsitos e os cidadão na minha visão essa pratica não tem sido constante mas a coisa que tem sido constante é a disciplina dos nossos agentes o Namibe talvez agora o Namibe precisa formar esses agentes, eu espero que o combatente desta vez mude de tática nós temos muitos reguladores de trânsitos indisciplinados a maneira como eles atuam é penas que os cidadãos não denunciam eu apenas já denunciei duas situações é penas que elas não são denunciados eu não sei se não passam por uma formação e muitas das vezes tais maneiras tem causados graves acidentes.

Os jovens académicos do Namibe discordam com a extinção de alguns cursos no Ensino Superior e nas escolas do Magistério.

Manuel Luis “Filosofia, Pedagogia e Psicologia, eu me perguntaria qual é a razão de ser desta instinção, se hoje nós entendemos que há uma degradação de valores não há uma necessidade de apostarmos nas ciencias que potencializam a educação para valores? É o proprio executivo que nos dias recentes preocupou-se com o resgate dos valores morais e civicos, mas de que forma vamos educar o homem se as ciencias que contribuem fortimente para isto estão a ser eliminadas?. Eu entendo que estamos a começar a perder foco, nós hoje temos um problema muito grave com o ensino no nosso sistema educativo, o nosso sistema educativo é centralizado, talvez Luanda como capital entenda que tem muitos casos na area da Filosofia, Pedagogia, Psicologia, mas já fizemos uma ragiografia a nivel das demais provincias? Nós precisamos começar a descontruir essa ideia de um curriculum centralizado, temos que começar a pensar num curriculum centralizado nas escolas, independentemente de respeitarmos aquilo que são os parametros nacionais”, disse.

Manuel Cangombe “antes do secretario de Estado para o ensino superior ter se pronunciado que os cursos de filosofia, pedagogia e psicologia já não alinham com as necessidades educativas do país acho que o mais correto é que o governo teria feito uma auscultação das academias do país, para saber de certeza quantos quadros já foram colocados no mercado e que em contra partida não estão a coadjuvar o Estado, essa seria uma das principais questões porque o Estado não pode acordar e ditar as regras politicas ou academicas sem o concentimento da propria sociedade”, disse.

Enoque Livulo “os formados nas areas das ciencias sociais, que de maneira fobica o nosso execuitivo ve-se onbrigado a amputar esses cursos a nivel daquilo que é o próprio curriculum e com uma justificativa puramente contraditoria, quando tu excluis a nivel daquilo que é a grelha currilar do ensino superior nos cursos de psicologia, pedagogia e filosofia, na justificativa de que não se alinhma com as necessidades da nossa educação, o quê que é educação afinal de contas? esses cursos centram-se em quê fundamentalmente, da-se uma sensação que é a nossa intenção encarar o homem como um animal que produz, não como um animal que pensa, se emociona e tem que ter decisões acertadas por fazer”, disse.

As comunidades Lunda Tchokwe na província da Lunda Norte exigem a soltura dos membros do movimento protectorado Lunda Tchokwe detidos em consequência do massacre do dia 30 de Janeiro em Cafunfo.A informação foi prestada pelo Tchibitchica Tchimobe, activista cívico naquela região.

“Vamos fazer mas uma carta para nós da ao governo Angolano sempre se continuar com preso na cadeia não ouve resultado ai nós vamos tirar decisão ou sair as ruas ou eles vão nos matar mas do jeito que querem nos matar mas nós queremos justiça primeiro Zé Camutchiba e a seguir os que estão no Nundo tem que ser solto o governo é que nos matou o governo é que esta violar lei pega mas ovo e mete na cadeia o que é que ele esta pensar”, questionou.

 

Assim terminamos o espaço informativo desta Quinta-feira 29 de Julho de 2021,a verdade dói mas liberta, estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This