NFV FORA D` HORAS 28-09-2021

28.09.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) TERÇA-FEIRA 28 DE SETEMBRO DE 2021

1-Prisão do líder do Movimento Protectorado da Lunda Tchokwe e mais 400 pessoas é a prova inequívoca de que o sistema de justiça angolano está viciado, dizem advogados.

2-Analistas políticos do Namibe Fala Verdade apelam ao executivo angolano para prestar maior atenção as familias vulneraveis na região sul de Angola.

3-Aumenta dia pos dia os casos da Fuga paternidade na província da Huíla.

4-Agente da Polícia Nacional no Namibe acusado de não prestar assitencia médica à uma anciã de 70 anos de idade atropelada por kupapata no dia 30 de Agosto deste ano.

5-Academicos no Namibe defendem que o governo Angolano deve  criar condições para acudir  as pessoas com deficiencia.

Nós somos à rádio NFV edição de terça-Feira 28 de Setembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das notícias à Ester Culembe.

Eis o desenvolvimento das notícias.

José Mateus Zecamutchima, Movimento Protectorado da Lunda Tchokwe.

A Prisão do líder do Movimento Protectorado da Lunda Tchokwe e mais 400 pessoas é a prova inequívoca de que o sistema de justiça angolano está viciado, dizem advogados ligados a associaçoes de justiça e direitos humanos.
A prisão do líder do Movimento Protectorado da Lunda Tchokwe e mais 400 pessoas é a prova inequívoca de que o sistema de justiça angolano está viciado, dizem advogados ligados a associaçoes de justiça e direitos humanos.

Como exemplo, o advogado Salvador Freire aponta o caso de José Mateus Zecamutchima, quem se encontra detido há mais de sete meses em Luanda, na sequência da manifestação de 30 de Janeiro em Cafunfo, na Lunda Norte, e em que várias pessoas foram mortas e outras continuam detidas sem julgamento.
“Tribunais e procuradoria violam a lei com prisão de Zecamutchima”, diz advogado
Para ele, é ponto assente que a prisão de Zecamutchima tem motivações politicas e não jurídicas.
“Já ultrapassamos todos os prazos que a lei determina de prisão preventiva e Zecamutchima está detido aqui na cadeia do SIC em Luanda, não há informações sobre a sua transferência para Lunda Norte, onde o processo está a ser tratado, nós já fizemos N requerimentos quer para o tribunal da Lunda, quer para PGR no sentido de devolver Zecamutchima à liberdade para responder o processo fora da cadeia e somos ignorados”, revela Freire, para quem “ha aqui violações flagrantes dos direitos e liberdades e direitos humanos do cidadão em causa”.
Aquele advogado diz que estão a ser atropelados direitos constitucionais, não só delecomo de outras pessoas que também nada tiveram a ver com caso.

“Para além de Zecamutchima estão também presas na Lunda Norte mais de 400 pessoas, incluindo várias autoridades tradicionais que sequer estiveram envolvidas na manifestação”, denuncia aquele advogado.
Por seu lado, o Observatório Para Coesão Social e Justiça, que acompanha este e outros casos do género, considera que o problema é estrutural.

Ataque contra civil no dia 30 de janeiro

“Os nossos tribunais, assim como o SIC na investigação estão todos controlados por quem detém o poder, que é o partido no poder, estes órgãos não são independentes, não respondem aos interesses dos cidadãos e do país, estas violações só acontecem com cidadãos comuns ligados à sociedade civil ou da oposição, nunca ocorre com membros do partido dos camaradas, a lei para eles não significa nada, o que realmente vale é o projecto de manutenção de poder”, acusa Zola Bambi, daquele observatório. A 30 de Janeiro, segundo a Polícia Nacional, cerca de 300 elementos do Movimento do Protectorado da Lunda Norte tentaram invadir a esquadra, tendo sido mortas seis pessoas nos confrontos com as autoridades, que tentavam defender-se.

A versão oficial foi, entretanto, contrariada por testemunhas locais, organizações não-governamentais e partidos da oposição angolana, que apontaram para cerca de 25 mortos e mesmo mais de 50, afirmando que se tratava de uma tentativa de manifestação pacífica”.

Custo de vida

Analistas políticos do Namibe Fala Verdade apelaram ao executivo angolano para prestar maior atenção as familias vulneraveis na região sul de Angola. O facto foi revelado nesta segunda-feira 27 de Setembro de 2021, durante a análise dos factos que marcaram a semana finda. Manuel Wahanhuca Luís, Filósofo,lamentou a situação que se vive actualmente nas comunidades locais.

“De que forma o Estado promove o bem estar das populações, toda forma governativa tem certa medida focar-se no bem estar das comunidades”, disse.

Florindo Cinco Reis, disse que a situação da fome é crítica na região sul do País. ” A situação da fome é a mais critica que existe actualmente no País, quando uma cidadã chega ao ponto de comer área de facto é preocupante está situação”, reagiu.

Aumentam dia pos dia os casos de Fuga paternidade na província vizinha da Huíla. o jornalista Teodoro Albano, trás o desenvolvimento desta notícia.

“O que tem acontecido é que nem o próprio Pai, tem emprego ou trabalha, conforme nós sabemos a seca que afectou as culturas das populações está muito difícil acaltelar esta situação” disse a directora Municipal da Acção Social em Caconda Rosária Afonso.
“Alguns não assistem os filhos porque têm duas ou mais relações e não conseguem sustentar os filhos”, disse a responsavel da acção social na Cacula.

Uma anciã de setenta anos de idade de nome Mwatulapo, residente no Bairro 5 de Abril aqui na cidade do Namibe foi atropelada recentemente por kupapata nas imdiações da residência do soba do 5 Abril . A idosa explica que fraturou o braço direito e o Motoqueiro que o atrapelou não quer assumir por que a Motorizada é de um Agente da polícia Nacional.

Cahelelo Chilanga, filho desta idosa, disse que o caso não vai ficar assim e já gastou mais 160 mil kwanzas para compra de medicamento para sua Mãe.

Júlio Tchivangulula ,Professor

Academicos no Namibe defendem que o governo Angolano deve criar condições para acudir as as pessoas com deficiencia. A acessibilidade das pessoas com necessidades especiais foi tema abordado nesta terça-feira 28 de Setembro de 2021 no Programa “Mãos que Falam”, no Namibe Fala Verdade. Júlio Tchivangulula ,professor, foi um dos convidados para o debate que disse ser necessário que se crie condições para atender as pessoas com necessidades especiais.

“Ninguém esta no país para fins individuais, estamos no país para fins coletivos e esse tema de hoje que sirva não só de reflexão, mas de um balsamo para aliviar as dores de muitos internautas com necessidades educativas especiais que já sofreram discriminação e já foram marginalizados que este tema sirva de sirva de balsamo, de alivio para eles e que nos temos que continuar a ver o pais com alguma esperança.
Aqui ninguém esta frustrado, todo mundo esta concentrado e o que quer e um país melhor um pais que mude em varias vertentes. O pais tem que desenvolver de uma maneira transversal e todos os sectores e este relativamente a sociedade é um deles, por isso é que estamos qui”, afirmou.

Hilton Daniel, docente e palestrante afirma que todos nós sofremos de alguma deficiencia entrentanto, ninguém deve discrimnar o outro.

Hilton Daniel, Professor

“Eu queria esclarecer alguns aspectos porque as vezes essa questão do menosprezo deriva da ignorância mas não a ignorância premeditada mas que a pessoa não tem noção do que exata a fazer, do que esta a falar em relação ao desprezo, então só mesmo levando educação aos nossos familiares, principalmente nos que já temos esta abertura, já temos esta consciência , que com cada pessoa que agente fale nos devemos sempre levar a consciência a esta pessoa”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This