NFV FORA D` HORAS 27-09-2021

27.09.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) SEGUNDA-FEIRA, 27 DE SETEMBRO DE 2021

1-Namibe acolhe o acto regional do dia Mundial do Turismo e os governos provinciais reafirmam o seu comprimisso na divulgação das potencialidades locais.

2-Bispo da diocese do Namibe valoriza o encajamento dos profissionais de comunicação social local.

3-Esta aberta a época balnear no Namibe depois de um ano das praias estarem encerradas por causa da pandemia da covid-19.

4-Filósofo Eduardo Kassanga, afirma que A medicina convencional e a medicina natural andam divorciadas em Angola.

Nós somos à rádio NFV edição segunda-feira 27 de Setembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação as notícias à Luísa Gomes.

Eis o desenvolvimento das notícias.

Namibe acolhe o acto regional do Mundial do Turismo

A província do Namibe acolheu nesta segunda-feira 27 de Setembro de 2021, o acto regional sobre o dia Mundial do Turismo. Carla Maisa Tavares, Vice-governadora para o setor político social e económico, fez o discurso de abertura.

“Com a sua criação em 1979, tendo início de celebração no ano seguinte, após decisão da organização Munidial do turismo, em 1980, a data do 27 de Setembro foi escolhida por concider com o aniversário da MT”, disse.

Marcelino Guilherme, Director provincial do Gabinete do Turismo e desporto , em representação do governo da província do Cunene, disse que é preocupante o estado actual do sector do turismo naquela província.

“Sabemos que o sector do turismo, assim como o desporto são os mais afectados pela pandemia da covid-19, por isso que temos enfrentados momentos não bons neste sector na nossa província”, afirmou.

participam neste forum os membros dos governos das províncias de Benguela, Cuando Cubango, Huíla, Cunene e Namibe.

Dom Dionísio Hisilenapo, Bispo da diocese do Namibe

O Bispo da diocese do Namibe valorizou o encajamento dos profissionais de comunicação social local. Dom Dionísio Hisilenapo, fez estas declarações durante a missa de acção de graça, celebrada neste Sábado 25 de Setembro de 2021, na Sé Catedral- Paroquia de São Pedro, que marca o início das festividades do 5 de Outubro dia da rádio Nacional de Angola.

“Vocês são heróis e heroínas, porque que vocês trabalham com muito sacrifício e há vesses que vocês trabalham sem meios e têm de manter a noticia nas armas ainda assim fazem o vosso trabalha mesmo sem material, então são heróis e heroínas, porque muitas vezes e um trabalho não reconhecido, mesmo no ponto de vista salarial. E eu sei que há muitas reclamações e ainda assim desempenham os vossos papeis. Disse ainda que a rádio também e uma empresa estatal, e toda empresa precisa de mudança e de muito trabalho. O prelado católico, pontualizou dizendo:

As Leis, legais que nós vivemos em angola, é muito frágil, viveremos grandes preções, na verdade já começou em 2021, mas em 2022 haverá mais preções sobre os jornalistas e é por isso, que, mesmo as leis que protegem os jornalistas são frágeis, muito frágeis e a qualquer momento poderemos perder a razão “. fim de citação.

A missa contou igualmente com os membros do Governo provincial do Namibe, como é o caso da Vice-governadora para o sector político social e económico Carla Maisa Tavares, que reconheceu o papel da rádio na divulgação.

“É uma rádio sempre presente em tudo, que trabalha com muito esforço e sempre com muito espaço para crescimento. E a rádio é um meio de comunicação que nos acompanha “,Declarou.

Sandra Idalina Correia Rodrigues, directora da rádio Namibe, em declarações prestadas a imprensa disse que a falta de meios de transportes e a expansão do sinal da rádio local, constitui um dos grandes desafios.

“ Na verdade, nós temos uma rádio do passado e uma radio nova com varias etapas, a que vem desde a visita do saudoso Dr. António Agostinho Neto desde os anos de 1992 e depois de 2022 ate a época actual que são etapas totalmente diferentes, em que as fontes de informação são mais viáveis e que possamos trabalhar levando essa causa do jornalismo como construção social, e hoje podemos falar de tudo e de todas as coisas e podemos tocar no âmbito político, económico e social, com menos tabus que no passado. Esperamos que daqui para frente podemos ver então as melhorias que se esperam no jornalismo no seu todo, como tal. Quanto a  expansão da rádio nos 5 municípios da província pontualizou dizendo: “é complicado falar disso, porque são outras politicas, e sabemos que se tivéssemos agora um emissor com maior potencia, teríamos a rádio expandida nos 5 municípios da província e é uma pena que ainda não temos, se andarmos a 30 ou 40 quilómetros de Moçâmedes para outras áreas, não conseguiremos escutar nitidamente a rádio Namibe e isso, já são propostas de outros fóruns, mas almejamos que as nossas petições sejam ouvidas com mais potencias em outras regiões, ”disse.

Abertura da época balnear

Esta aberta a época balnear no Namibe depois de um ano das praias estarem encerradas por causa da pandemia da covid-19. O acto aconteceu neste sábado 25 de Setembro de 2021, na praia das miragens junto a marginal do Namibe. Mbakulako Tumanissa, soba grande do Namibe fez os procedimentos culturais e rituais sobre abertura da época balnear.

Eduardo Kassanga, Filósofo

Cassio Bessa, Porta-Voz do Comando Provincial dos Serviços de Proteção civil e Bombeiros do Namibe disse que estão criadas as candições mas aquele órgão vai trabalhar preventivamente para evitar casos de afogamentos. O porta-voz alerta ainda os cidadãos para não afluirem em algumas praias não autorizadas.

Filósofo Eduardo Kassanga, afirma que a medicina convencional e a medicina natural andam divorciadas em Angola. O Académico defendeu esta tese neste sábado 25 de Setembro de 2021, durante o debate do Mwangolé às quartas-feiras que abordou sobre ” a responsabilidade civil e penal dos médicos no exercício das suas actividades”.

“A medicina convencional e a medicina natural andam com divorciados, obviamente há questões que podem ultrapassar a medicina convencional que a medicina natural poderá responder, e vice versa, se elas estivessem em sincronia haveria complementaridade, íamos ver que há coisas que nos hospitais iam atender normalmente, por exemplo a questão da tala, a medicina convencional não tem sabido corresponder nem tem dado uma resposta sobre essa questão, mas a medicina natural por outras técnicas já está um pouco mais avançada nessa perspetiva”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This