DEGRADAÇÃO DA ESTRADA NACIONAL 280 TROÇO NAMIBE-LUBANGO POTENCIA O ELEVADO ÍNDICE DE ACIDENTES

28.10.2021

A estrada nacional 280, tambem conhecido por troço Namibe-Lubango degrada-se a cada dia que passa, com realce no troço Bomba ás mangueiras. Sábado, 23 de Outubro do ano em curso, a Voz da America, o NFV e activistas civicos do Namibe radiografaram o estado deploravel desta via que ja fez muitos acidentes mortais e por outro deixaram cicatrizes.

Por: Fonseca Tchingui (OSISA)

José Fernandes, “A nossa rodovia não esta boa, está péssima tem de ser reabilitada a estrada, sou automobilista a 10 anos e há bastantes buracos, tem havido muitos acidentes, cambalhotas de viaturas e atropelamentos de gados também, pagamos a taxa de circulação e neste momento estou aqui com a viatura e o seguro não me deu nenhum tipo de apoio, a viatura teve acidente pelo mau estado da estrada’’, disse o automobilista.

A equipa de reportagem dos jornalistas ao serviço da Voz da America, do projecto NFV e os activistas do Namibe, percorreram 90 kilomentros para constatar o estado desta estrada nacional 280, Edson Camalanga fez entrevista audio visual num dos buracos encontrados na estrada.

Edson Kamalanga, activista cívico no Namibe

Edson Kamalanga, “Nos deparamos com uma carrinha Mitsubitshi Canter que acidentou e a cabina praticamente não se aproveita nada e ali afrente tem um caminhão também de pedra que também acidentou fruto destes buracos. E então se queremos circulação de pessoas e bens não é com estes buracos, eu pagava a taxa de circulação, mas já não pago mais porque estou triste, não se cria desenvolvimento com as estradas esborraçadas feito cacimbas, isso é um cumulo é para a minha cova, esse país assim é serio os governantes são sérios? com milhões e milhões que estão lá na Espanha, buracos assim é assim que diz que angola esta a crescer, crescer mais para distribuir melhor, não é assim’’, lamentou o activista cívico.

Edson Kamalanga, activista cívico, no Namibe afirmou que a situação da estrada 280 predura a mais de 10 anos.

“Esses buracos, tenho reportado sempre isso, acho que o governador junto das competências que ele tem, através do governo central, como que dizem que a responsabilidade da estrada nacionais é da responsabilidade do Governo, para fazerem um link no sentido de verem este problema que dura mais de de dez anos ,são muitos acidentes, temos amortecedores a irem embora os carros partem jantes, já gastei mais de akz 500.000.00,só nesta rodovia, urge a necessidade de vermos estes buracos… isso é um vergonha num Namibe que diz ser a terra da felicidade mas de felicidade quase que somos tirados por causa dos buracos”, lamentou.

Comunidades do interior do Namibe

Pelo caminho encontramos meninas e rapazes a fazer o tapa buraco, depois de pedirem agua pediram o braço, a fome não tem pena e os jornalistas dispensaram o pouco de comer que muitos traziam.

Marisa Gaspar Pedro, “Faço este trabalho para os carros não caírem, tem acontecido muitos acidentes aqui’’, disse

Cristina Tchiloia, de 46 anos de idade é mâe destas pequenas voluntarias de tapa buracos e disse que tudo fazem por causa da fome e seca que se regista na comunidade.

“Faço estes trabalhos para os carros não fazerem acidentes é voluntario as vezes me dão akz 100, outras vezes 1000 ou akz 500, para comprar comida, aqui há muita fome.

Na localidade do Bombo, encontramos o soba dos Eucaliptos, Avelino Capinde, detentor de mais de cem cabritos nesta localidade e disse ter já presenciado mais de 7 acidentes próximo do seu sambo de animais, um dos quais a queda de pedras de mármore do camião que vinha do Tchikuatity-Lubango para o porto do Namibe.

Na localidade do Bombo, encontramos o soba dos Eucaliptos, Avelino Capinde, detentor de mais de cem cabritos nesta localidade e disse ter já presenciado mais de 7 acidentes próximo do seu sambo de animais, um dos quais a queda de pedras de mármore do camião que vinha do Tchikuatity-Lubango para o porto do Namibe.

“No ano passado tapava com área e é o que estava a facilitar as pessoas que que andam com os carros, os motoristas têm que saber que basta ultrapassar os carros, aqui na estrada do bombo até as mangueiras é sitio dos buracos mesmo, já assisti sete acidentes aqui nos buracos, por causa dos buracos com aquela inclinação a pedra sai por causa dos buracos’’, disse o Soba.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This