LUCAS SAFECA DA TPA­-NAMIBE FOI VENCEDOR DO PRÊMIO WELWITSCHIA DO JORNALISMO EDIÇÃO NAMIBE”2020/ 2021

31.10.2021
LUCAS SAFECA DA TPA­-NAMIBE FOI VENCEDOR DO PRÊMIO WELWITSCHIA DO JORNALISMO EDIÇÃO NAMIBE”2020/ 2021.
O SJA no Namibe, enquanto parceiro do governo e promotor no prémio “Welwistchia” e do jornalismo, estuda possibilidades de impugnar o prémio atribuido neste sábado ao vencedor da categoria de rádio presumindo-se ter havido plágio.
Por : Fonseca Tchingui
O jornalista e Director da Televisão pública do Namibe, Lucas Safeca, foi vencedor do prémio do jornalismo “Welwitschia do jornalismo”, edição de 2020/2021, reportando a “guerra” no mar entre arrastões que arrastam tudo na bacia maritima do Namibe e as embarcações de cerco e artesanais prejudicadas por arrastões muitos destes estrangeiros e fora do controlo das autoridades do estado angolano.
Foi um trabalho investigativo que mereceu criteriosamente todos os cuidados que se impoem na atribuição do premio a dimensão do “Welwitschia”, segundo disse o reverendo padre Abel Calanje, presidente do corpo de juri proposto pelo SJA no Namibe e aceite pelo governo do Namibe no quadro da parceria existente.

Abel Calanje, presidente do corpo de juri

” Quero manifestar a nossa gratidão pela confiança que depositaram em nós, para podermos avaliar as peças jornalisticas que nos chegaram a mesa, não foi um trabalho fácil podeis acreditar porque temos bons jornalistas que mostram trabalho naquilo que fizeram mas tal coisa, nós vivemos no mundo globalizado, um mundo com novo desafios, o que nós procuramos foi buscar diferente aquele jornalismo investigativo que vai ao encontro da opínião pública, que tem haver com a realidade da nossa gente dos problemas sociais”, referiu.

O vencedor do premio de Jornalismo, no caso o profissional da TPA Lucas Safeca recebeu um certificado, um cheque no valor de um milão de Kwanzas, acrescido de mais duzentos e cinquenta mil kwanzas ao vencer tambem a categoria de Televisão.
Safeca, agradeceu pela distinção e afirmou ainda que o prémio é um incentivo aos profissionais do centro de produção da televisão pública Angola no Namibe.
“Muito obrigado a organização, obrigado ao governo provincial do Namibe, por ter retomado este prêmio que sofreu interregno desde 2015, para nós jornalistas este é um prêmio que diz mais do que temos em mão, representa muito o reconhecimento da sociedade que servimos todos dias”, agradeceu.
Esperança Humbi Humbi, foi declarada vencedora no prémio welwitcshia do jornalismo na categoria de rádio, com o tema “Toxidependencia” e recebeu igualmente um certificado e um cheque no de valor de 250 mil kwanzas.
José Mário, director do Gabinete províncial de Comunicação Social do Governo estendeu uma saudação ao Secretário Provincial do Sindicado dos jornalista Angolano no Namibe.

José Mário, director do Gabinete províncial de Comunicação Social do Governo

“Estendemos a nossa saudação oao secretário provincial do Sindicato provincial dos Jornalistas de Angola no Namibe, o senhor Armando Chicoca, estamos presentes todos hoje neste acto que vem sendo preparado desde 2020, em Maio, Junho, quando começamos a idealizar este concurso prêmio Welwitschia do jornalismo. O prêmio deixou de ser realizado em 2015, o prêmio do jornalismo regressa por determinação do governador do Namibe Acher Mangueira, por despacho 484/19 de 2020 que criou a comissão que trabalhou nos procedimentos da retoma deste prêmio culminado com a constituição da comissão de juiris”, disse.

Concorreram para este prémio 18 jornalistas sendo que 11(Onze) da RNA no Namibe e 6 (seis) da televisão e 1 (um) de imprensa (Angop), portanto, ambos orgãos de comunicação estatal e este último invalidado pelo corpo do juri, liderado pelo padre Abel Calanje, por alegadamente não ter observado os critérios de avaliação dos trabalhos jornalisticos.
Durante a gala de premiação que teve lugar sábado,30 de Outubro na estufa Municipal do Namibe , foram igualmente homenageado os antigos profissionais da Rádio Namibe (Celestino Vicente, Ismael Pena, Lopes Mulissi, Augusto José, Cristina José e Nelo Santos), da delegaçãa provincial da Angop no Namibe (Anabela do Céu Fritz e Clemente Dala) e da TPA ( Manuel Estevão), ambos receberam os diplomas de méritos nas mãos de Carlos de Sá, Administrador Municipal do Namibe, foi igualmente homenageado Abeliano Dino da TPA, na categoria de foto jornalista.
Elias Pedro Guito, jornalista e Secretário Adjunto do Sindicato dos Jornalista do Namibe, disse que o premio do jornalista é produto da luta do Sindicato dos Jornalistas angolanos no Namibe que culminou com vários encontros entre o Sindicato do jornalistas e o governador provincial do Namibe realizado em 2019, mas lamentou o facto de ter havido alteração na atribuição do prémio do jornalista edição 2021.

Elias Pedro Guito, jornalista e Secretário Adjunto do Sindicato dos Jornalista do Namibe

“Ficamos surpresos, inicialmente estava apenas para haver distribuição por categorias e mais fomos surpresos com alteração da existencia de categoria de um vencedor da edições. O governo provincial do Namibe é o dono do prémio prontos nós apenas sugerimos então é livre naturalmente de fazer aquilo que quer implementar, para mim acho que depois do prémio vamos sentar para traçarmos novas estratégais, foi bom o prémio ter acontecido em função do que aconteceu, agora estamos em melhores condições de fazer avaliação do trabalho para se futuramente consigamos melhorar alguns aspectos que achamos que não foram bons”, disse.

Por seu turno Archer Mangueira, governador do Namibe, na ocasião agradeceu o apoio dos patrocinadores do evento e do Sindicato dos Jornalistas que tudo fizeram para que o prémio retomasse este ano, depois de suspenso há sete anos. Archer Mangueira, disse ainda que o prémio Welwitcshia do jornalismo no Namibe veio para ficar apesar das dificuldades finanaceiras.
“Apesar das dificuldades financeiras que temo,s entendemos voltar instituir o prêmio do jornalismo e contamos com isso com o apoio de algumas empresas que nos ajuadaram a preparar e patrocinaram a organização. Gostaria de começar a felicitar premeiro o Juri pela capacidade e competência que demostrou na escolha dos premeados, fizeram certamente com bastante qualidade, com bastante competência com insenção e a acima de tudo respeitando os critérios, regulamentos e observando a ciência”, dsse.

Archer Mangueira, governador do Namibe

“Gostaria igualmente de felicitar especialmente a todos jornalistas e não só, os que participaram mas a todos aqueles que não participaram porque a instituição deste prémio acaba por ser um reconhecimento, uma valorização, a um trabalho que muitas vezes é feito em condições muitos dificeis e, é de grande justiça que se faz este reconhecimento não só, aqueles que concorreram mas a todos aqueles que laboram no jornalismo, nós conhecemos bem porque acompanhamos o trabalho que fazem não me refiro só os que estão integrados nos órgãos de comunicação social públicos mas também aqueles que estão ligados aos órgaõs privados. Uma palavra muito especial aos jornalistas que foram aqui reconhecidos com certficados de mérito que já não estão no activo mas que ao longo de muitos anos dedicaram toda a sua vida profissional a comunicação social”, Concluiu.

“SJA-NBE PODERÁ IMPUGNAR PREMIO ATRIBUIDO A CATEGORIA DE RADIO”
Enquanto isso, há protestos em relação ao trabalho apresentado pela jornalista Esperança Humbi-humbi, sobre a toxidependencia por alegadamente não ter passado na emissão da rádio Namibe e se o fez passar, foi a revelia da autora do trabalho investigativo da jornalista Carla Prudente.
” Este trabalho foi feito pela jornalista Carla Prudente, ela quase que fez o trabalho ha 90% e por razões de saude foi a Luanda em tratamento e quando regressou alguem lhe comunicou que uma colega estava a concorrer com o seu trabalho sem ter passado na emissão de rádio”, disse.
O SJA no Namibe, parceiro do governo do Namibe neste premio, está a ponderar esta situação e caso se apure a veracidade dos factos o premio de jornalistas na categoria de rádio, atribuido a jornalista Esperança Humbihumbi será impugnado nos proximos dias.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This