NFV FORA D` HORAS 1-10-2021

02.10.2021

RÁDIO NFV (NOTICIÁRIO) DE SEXTA-FEIRA 1 DE OUTUBRO DE 2021

1-Mais de duas mil famílias assoladas pela fome e seca na província do Namibe.

2-Polícia Nacional no Namibe manteve um diálogo aberto com os partidos políticos e membros da sociedade civil, no domínio da segurança pública e político da província.

3-Comunidade  com dificiência auditiva no Namibe pede oportunidades nos concursos públicos e nas demais instituições de atendimento ao público a nível da província.

4-Carolina Cerqueira,Ministra de Estado para Área Social , afirma que é necessário criar medidas que visam acudir o sistema alimentar das comunidades locais.

Nós somos à rádio NFV edição de sexta-feira 1 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e técnica de Fonseca Tchingui, apresentação das noticias à Luisa Gomes.

Eis o desenvolvimento das notícias.

Foto de Arquivo Crianças no centro de acolhimento em Cahama no Cunene

Mais de duas mil famílias estão assoladas pela fome e seca na província do Namibe. A informação foi prestada nesta quarta-feira 29 de Setembro de 2021, por Ema Guimarães, Vice-Governadora para o sector técnico e Infraestruturas do Namibe durante a visita da Ministra de Estado para Área Social Corolina Cerqueira, a está província.

“Sistemas alimentares para adaptar a carências alimentares das populações aquilo que as localidades produzem e podem garantir a melhoria nutricional das nossas populações assim como os hábitos e costumes locais”, pontualizou a Ministra de Estado”, disse Carolina Cerqueira: .

Alexandre Nyuka, Administrador Municipal do Tombwa, disse que, aquele Município possui único rio permanente na província.

“O Município do Tombwa, tem o único rio que é o rio Cunene, que se encontra na fronteira com a Namibia, mas nós não fazemos nenhum aproveitamento”, disse.

Enquanto isso, Carolina Cerqueira, Ministra de Estado para Área social no final da sua visita afirmou que é necessário criar medidas que visam acudir o sistema alimentar das comunidades locais. Ouvíamos as declarações de Carolina Cerqueira Ministra de Estado para Área Social.

Encontro de diálogo entre os partidos políticos e membros da sociedade civil no domínio da segurança pública e o ambiente político da província

Alberto Sebastião Mendes “Limão“,Comissario e delagado do Ministério do Interior no Namibe promoveu nesta quinta-feira 30 de Setembro de 2021, um encontro de diálogo entre os partidos políticos e membros da sociedade civil no domínio da segurança pública e o ambiente político da província. Vamos acompanhar a reportagem da voz da América. O Comissário Provincial da Polícia Nacional (PN) angolana na província do Namibe, Alberto Sebastião Mendes “Limão”, apelou os partidos políticos a promovoerem uma cultura de diálogo durante o período eleitoral que se avizinha.

“Limão” falava num encontro por ele promovido com representantes dos partidos políticos com assento no Parlamento, deputados, autoridades tradicionais, activistas e jornalistas no qual apelou que os partidos e activistas criem durante o período eleitoral “um ambiente politico que vise servir de exemplo para todas as províncias de Angola”.

Mas Victorino Silepo, secretário provincial da UNITA disse que a colagem da policia ao partido no poder tem criado “equívocos” quanto à sua imparcialidade.

“A colagem da polícia nacional oo partido que governa, isto cria equívoco e nós gostaríamos que realmente tivéssemos uma polícia republicana, uma polícia que se constitui no garante da estabilidade”, disse .

Augusto Sabino, segundo secretário provincial do Namibe do MPLA, concordou com as vozes que defendem uma mensagem de diálogo mas alertou para o que disse ser “o espantalho” da fraude eleitoral.
“É preciso que todos nós preparemos as nossas mentes”, afirmou.

O deputado João Guerra encorajou a iniciativa como um importante passo para um ambiente politico saudável.
“É muito bom este encontro, para mim foi muito bom proveitoso porque pode-se limar algumas arestas com a maneira franca e aberta do Comandante “Limão” disse o parçamentar do MPLA.
As eleições gerais estão previstas para Agosto de 2022.

A Comunidade Surda no Namibe pede mais oportunidades no serviços públicos e privados a nivel local. a jornalista Ester Culembe, desenvolve está notícia. A informação foi prestada nesta quinta-feira 30 de Setembro de 2021, durante as celebrações do dia internacional dos surdos. António Fundista, membro daquela comunidade disse que os seus associados enfrentam muitas dificuldades no dia-a-dia.

“A nossa comunidade surda do Namibe enfrenta tais como em primeiro lugar o desemprego, a necessidade de uma escola de ensino medio, o ingresso a função pública, a falta de mais professores qualificados no sistema de ensino de Língua Gestual, o número elevado de alunos fora do ensino escolar especializado, dificuldade ao enquadramento no ensino superior, entre outros é uma luta muito grande e que requer a intervenção do nosso governo local”, disse.
Por sua vez a Carla Maísa Tavares, vice-governadora para o sector político social e económico desafiou Associação a quebrar barreiras.

“Nos gostaríamos de desafiar a nossa Associação a quebrar as barreiras que aqui foram citadas no discurso que nos foi entregue, superar da forma mais criativa, mais agressiva no bom sentido que vos for possível. Estamos a enfrentar momentos muito complicado do ponto de vista económico, as barreiras referentes ao emprego são encontradas por todas as pessoas com ou sem deficiência, dai a necessidade de nos nos destacarmos cada vez mais enquanto seres humanos”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos terem acompanhado nesta hora e nos despedimos com a vontade de voltarmos amanhã, a verdade doí mas liberta, estamos juntos, Apoio NED!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This