NFV FORA D` HORAS 28-10-2021

30.10.2021

NFV NOTICIÁRIO DE QUINTA-FEIRA, 28 DE OUTUBRO DE 2021.

1-Tribunal do Namibe condenou à três anos de prisão o homem que arrancou olho da sua esposa.

2-Polícia Nacional no Namibe recupera seis motorizadas roubadas e deteve dois supostos marginais.

3-PGR na Lunda Norte, acusada de tentar forjar julgamento do rei Mwacapenda Camulemba.

4-Governo do Namibe chamou imprensa para esclarecer as obras da pintura das paredes da cidade velha.

Rádio On-line NFV, edição de Quinta-feira, 28 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edita e apresenta às notícias Fonseca Tchingui, com Apoio da NED e OSISA!

O Tribunal provincial do Namibe condenou nesta quinta-feira, 28 de Outubro à três anos de prisão o homem que arrancou olho da sua esposa.

Tratasse de Sílvio Filipe Pedro de Carvalho conhecido por maninho portador de deficiência física, que nesta quinta feira 28 de Outubro de 2021 no tribunal provincial do Namibe, ouviu a sentença ditada pelo Juiz de causa Domingos Tchingoma.

“Por tudo exposto os juízes desta secção criminal julgam o procedente por ser provado o criminal de violência doméstica com substanciado a integridade física e em nome do povo condena o réu, Sílvio Filipe Pedro de Carvalho conhecido por Maninho na pena de 3 anos de prisão”, lê-se na nota  do juiz.

António Barnabé Advogado do reu descordado da decisão do juiz recorreu ao recurso.

“Sendo certo que o reu foi condenado e não se conformando com a decisão nós vamos interpor recurso na ata”, declarou o advogado.

Josefa Ana Nangola, vítima da agressão insatisfeita com os resultados disse que uma vez que perdeu o olho, o reu merecia pelo menos 8 ano de cadeia.

“Não estou satisfeita não esperava que fosse assim, porque afinal perdi um olho é uma vida, eu não consigo fazer nada e estou com dificuldades no outro olho, pretendo de novo voltar a justiça para que as coisas sejam do jeito que deveria ser, gostaria que levasse 8 anos de pena”, disse a vitima das agressões.

Quem também não escondeu a sua insatisfação é o jovem Abel Yambe Mande, irmão da vítima.

“Me sinto triste, porque o valor que estipularam que é 500.000, que é para alimentação da Ana, isso não substitui um órgão e como o juiz disse que a pena vai de 2 há 8 anos tinha que cumprir mesmo a pena de 8 anos, endemizar a 500 mil não substitui um órgão, esse valor não poderá suprir estes gastos porque ela precisa de prótese e outras coisas”, lamentou o irmão da vitima.

Já a dona Filomena Filipe, mãe do réu, disse estar satisfeita com o resultado do tribunal, mesmo não concorda com o comportamento do filho e disse que tudo fara para voltar a ver o seu filho em liberdade.

“Eu acho que estou satisfeita acho, porque é o que a lei prevê, mas não estou satisfeita com a quilo que o meu filho fez porque o comportamento dele não foi mesmo digno sim senhora e eu concordo, felizmente nos sabermos como bater a porta e só Deus sabe como aconteceu essa suspensão da cadeia de 3 anos, mas nós vamos batalhar e se pudermos eliminar antes do prazo que o tribunal nos deu nós vamos vir informar e nós vamos conseguir”, salientou.

A Polícia Nacional no Namibe através do departamento da direcação de investigação dos ílicitos penais, desencadeou ações que resultaram na apreensão de seis motorizadas e a detenção dois supostos marginais acusados de roubo e furto de motorizadas. A informação foi prestada nesta quinta-feira, 28 de Outubro de 2021, por Ernesto Calianguila, Porta-Voz do Comando provincial da polícia Nacional no Namibe.

“Nos últimos tempos, tem estado a chegar nas nossas unidades de base e esquadras de polícias, relatos que dão conta de ocoorencias de roubo e furto de motorizadas, face a isso, o comando provincial através do departamento de investigação de ilícitos penais em coordenação com os serviços de investigação criminal, desecandearam uma operação que r esultou na detenção deste cidadão integrante de uma quadrilha que se dedicam a prática de roubo e furto de motorizadas.

Foram recuperadas seis motorizadas, dois televisores plasma, quatro cadeiras, um colchão de mola e um gerador, vamos continuar a tarbalhar que esta prática deminua ou termine uma vez por toda, muitos deles provem da província da Huíla”, esclareceu.

Elias Pedro Macaia, um dos supostos marginais falando para imprensa negou as acusações que pesam sobre ele.

“Na verdade eu sou salariado, nós por vezes por usar o nosso salário mal comprar coisas na rua nos dá nesta prática, na ausência do presumivel autor sempre nós ficamos como autor”, reagiu.

A Procuradoria Geral da República na província da Lunda Norte, é acusada de ter tentar forjar julgamento do rei Mwacapenda Camulemba.

Os familiares de Muacapenda Camulemba dizem que estiveram na sala de audiencias e assistiram acesa discussão entre o Juiz e o procurador por ausencia de acusação no referido processo da acusação da PGR o que inviabilizou a notificação dos advogados´segundo disse Capaia Antonio sobrinho de Capenda Camulemba.

Fotos de arquivo

“Segunda-feira dia 25 de Outubro, Mwacapenda Camulemba foi chamado de novo para o Tribunal da Lunda Norte e a culpa de acusação não tinha no processo e entram em conflito entre o Juiz e o procurador. O Juiz quedstionou como é possivel o homem oito meses na cadeia e não tem processo formulado”, disse Capaia presenciando a discussão do juiz e Procurador da Lunda Norte.

Isabel Augusto, igualmente sobrinha do ancião Muacapenda Camulemba tambem esteve na sala de audiencia sem a presença dos Advogados constituidos.

“Fomos ao tribunal dia vinte e cinco porque sabiamos que Muacapenda Camulemba seria julgado sem os seus advogados constituido que se encontram em Luanda. Eles arranjaram um advogado daqui que não sabe nada e o processo tambem não tem acusação e o juiz ficou aborrecido com o procurador. Para voce trazer alguem aqui tens que trazer tambem a materia do crime, o que é que esse homem fez”, segundo Isabel Augusto questionou o Juiz que imediato mandou devolver o processo para novamente ser instruido.

Zola Ferreira Bambi é advogado constituido de Capenda Camulemba e diz que tomou conhecimento do que se passou com o seu constituinte no Tribunal da Lunda Norte. o que se passa naquela provincia é que muitos pensam que ainda estamos no passado da era das sentenças encomendadas.
“Quando não se tem a nota de culpa ou pronuncia não é possivel marcar a data de julgamento, os seus mandatários devidamente constituidos tambem não tinham conhecimento da marcação desta data . Quer dizer que ai o interesse é mesmo fazer desta audiencia um mecanismo para que se de acabo aquilo que durante muitos anos desgraçadamente existiu aquilo que chamavos de sentenças encomendadas, o que onstitui violação total dos direitos humanos”, reagiu.
A Voz da america procurou ouvir a PGR sem sucesso.

Ema Guimarães, Vice-Governadora para o sector técnico e infrastururas do Governo do Namibe chamou a imprensa, nesta quinta-feira, 28 de Outubro para falar sobre a situação da pintura das paredas de algum edifícios e a requalificação dos jardins em algumas artérias da cidade do Namibe.

Ema Guimarães, Vice-Governadora para o sector técnico e infrastururas do Governo do Namibe

“Nós temos realmente um casco velho da cidade do Namibe muito peculiar, a maior parte dos edificios têm proprietários, portanto não são edifícios públicos, o que nós estamos fazer enquanto órgão que tutela o sector da habitação, é fazer um levantamento dos imoveis, os imoveis velhos ou em estado avançado de degradação”, esclareceu.

A governante disse que o projecto é de longo prazo e conta a participação de alguns empresários locais que de forma voluntária estão a excutar as obras que visam dar uma nova imagem a cidade capital do Namibe.

NFV Ponto final, muito obrigada, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This