NFV FORA D` HORAS 29-10-2021

30.10.2021

NOTICIÁRIO DE SEXTA-FEIRA, 29 DE OUTUBRO DE 2021.

1-Governo do Namibe oferece nova cara a parte velha da cidade capital do Namibe.

2- Valódia e bairro 5 de Abril são os mais propensos a criminalidade, dizem especialistas do SIC.

3-Polícia Nacional no Namibe deteve dois cidadãos acusados de furto e roubo de motorizadas.

4-Não houve ponderação na implementação do Iva em Angola, afirma Carla Prudente.

Rádio On-line NFV, edição de Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui e apresenta às notícias a Luísa Gomes,com Apoio da NED e OSISA!

Ema Guimarães, Vice-Governadora para o sector técnico e Insfrastruturas do governo do Namibe

Ema Guimarães, Vice-Governadora para o sector técnico e Insfrastruturas do governo do Namibe, convidou a imprensa nesta quinta-feira, 28 de Outro para falar sobre as obras da requalificação da cidade do Namibe.

“Nós temos realmente um casco velho da cidade do Namibe muito peculiar, a maior parte dos edificios têm proprietários, portanto não são edifícios públicos, o que nós estamos fazer enquanto órgão que tutela o sector da habitação, é fazer um levantamento dos imoveis, os imoveis velhos ou em estado avançado de degradação”, esclareceu.

Os bairros Valódia e 5 de Abril são os mais propensos a criminalidade, dizem especialistas do SIC. A informação foi prestada nesta quarta-feira, 27 de Outubro, por José Lolina, Porta-voz dos Serviços de Investigação Criminal do Namibe, a margem da apresentação a imprensa dos dados do caso do segurança “sal do sol” que matou a paulada o cidadão que apresentava pertubações mentais no dia 26 de Outubro de 2021.

“Os bairros valódia e 5 de Abril são os que mais ocorrem crimes, que variam de dia pois dia, temos uma média semanal de 15 de crimes e diário 4 , 5 a 6 crimes”,referiu.

Enquanto isso,a polícia Nacional no Namibe através do departamento da direção de nivestigação dos ilícitos penais, deteve dois supostos marginais acusados de roubo e furto de motorizadas. A informação foi prestada nesta quinta-feira, 29 de Outubro por Ernesto Calianguila, porta-Voz do Comando provincial da polícia nacional do Namibe.

Supostos marginais

“Nos últimos tempos, tem estado a chegar nas nossas unidades de base e esquadras de polícias, relatos que dão conta de ocoorencias de roubo e furto de motorizadas, face a isso, o comando provincial através do departamento de investigação de ilícitos penais em coordenação com os serviços de investigação criminal, desecandearam uma operação que r esultou na detenção deste cidadão integrante de uma quadrilha que se dedicam a prática de roubo e furto de motorizadas.

Na mesma operação polícial, foi possível recuperar dois televisores e um colchão, gerador e quatro cadeiras, segundo Ernesto Calianguila.

“Foram recuperadas seis motorizadas, dois televisores plasma, quatro cadeiras, um colchão de mola e um gerador, vamos continuar a tarbalhar que esta prática deminua ou termine uma vez por toda, muitos deles provem da província da Huíla”, esclareceu.

Elias Pedro Macaya, suposto marginal,nega as acuações que pesam sobre sí.

“Na verdade eu sou salariado, nós por vezes por usar o nosso salário mal comprar coisas na rua nos dá nesta prática, na ausência do presumivel autor sempre nós ficamos como autor”, reagiu.

Não houve ponderação na implementação do Iva em Angola, afirma Carla Prudente. Esta afirmação foi feita nesta quinta-feira, 28 de Outubro de 2021, no espaço “Mulheres sem Tabus”, no Namibe Fala Verdade. Carla Prudente, Investigadora cultural e jornalista disse que a implementação do IVA não obdeceu um estudo socio-económico que não prejudicasse as familias.

Carla Prudente, jornalista

“Na verdade o IVA foi introduzido na nossa realidade no passado não muito longinqua, eu etnho estado a me abster desta abordagem porque tenho uma visão muito própria, qualquer revisão presupostos enconómicos no caso dos impostos neste caso do IVA devia merecer um diagonotisco de um estudo prévio sobre a realidade das pessoas nos diferentes níveis da sociedade. A intrudução do IVA entendo eu que não tinha obdecido a um estudo socio-económico mais viavel”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada por nos ter acompanhado nesta hora, a verdade doí mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This