NFV FORA D` HORAS 20-11-2021

23.11.2021

NFV, NOTICIÁRIO EDIÇÃO DE SÁBADO, 20 DE NOVEMBRO DE 2021.

1- Voluntários da IURD doam comida ás fa milias que se alimentavam de sangue no matadouro do Namibe.

2- cepticismo e optimismo a volta do resultado da visita presidencial de João Lourenço ao Namibe.

3-Ambientalistas denunciam haver “canibalização nos afluentes”, da bacia do rio Cunene á norte da Huila.

4- Criminalidade na província do Namibe tira sono as comunidades locais.

Rádio On-line NFV, edição de sábado 20 de Novembro de 2021, Fonseca Tchingui nos arranjos sonoros, coordenação e produção de Armando Chicoca, edita e apresenta as noticias a Luísa Gomes , apoio da Open Society.
Vamos ao desenvolvimento das notícias.

Mais de oitenta voluntários da Igreja Universal do reino de Deus no Namibe, sensibilizados com a precariedade social das familias que disputam pelo controlo de sangue nos esgotos do matadouro do Namibe doaram alimentação aquela franja da população.
O pastor da IURD, José Sousa e Silva afrente deste projecto social disse que o apoio que prestam a esta população é mesmo do fundo do coração.

O projecto vai estender-se nos proximos dia a outras localidades do Namibe e Tombwa, respectivamente.
A visita presidencial de João Lourenço está a ser entendida por vários segmentos da população do Namibe como em que nada vai produzir efeitos para as vidas dos cidadãos que sofren com os efeitos da seca.

Cepticismo e optimismo divide a opiniãos dos cidadãos angolanos no Namibe em relação aos frutos da visita presidencial de 24 horas de Joao Lourenço no Namibe, provincia em que várias opiniões exigem do chefe do executivo a decretar o estado de emergencia no sul de Angola visando as instituições internacionais apoiar as pessoas famintas na região.

O academico Martinho Canga, igualmente Secretário do SINPROF no Namibe é de opinião que as obras sociais devem parar e priosisar a vida das pessoas.

” Eu como angolano sinto-me preocupado, é urgente que o governo angolano importe comida para acudir as vítimas da seca a contas com a fome. Ninguem come betão, ninguém come cimento, o povo quer comida”, reagiu.

Quem tambem mostra-se preocupado com a fome no sul de Angola é o Administrador da Associação Construindo Comunidades, Domingos Fingo.

“O chefe do executivo deve decretar estado de emergencia para que ONG,s possam ajudar estas comunidades, porque temos que definir inclusive uma exta básica para estas comunidades. Não é possivel alguem com a sua familia sobreviver de tres quilos de fuba, não é possivel”, questionou.

Os ambientalista na Provincia do Cunene denunciam haver agressão ao ambiente nos tres rios afluentes a bacia do rio Cunene. A informação foi prestada pela Voz da America na voz do jornalista Armando Chicoca, acompanhe.

O ambientalista Jerónimo Maria Francisco António, esteve nos últimos dia fazer o levantamento dos rios Kusso, Tchissoy, Lomoma e outros pequenos rios, assim como em Tchiliva, Kassanda e arredores de Kalumboroi, que formam a bacia do Cunene na região do Chipindo e diz que há agressão desescrupuloso as fontes dos rios por empresas e garimpeiros de Ouro naquela região.

” Somos um grupo de ambientalistas no Cunene que estamos a catalogar a saúde do rio cunene e seus afluentes, infelizmente nos deparamos com uma situação muito desagradável no Município de Chipindo onde as fontes dos rios estão todas desfeitas com a sede de procura de ouro por parte de algumas empresas credenciadas mas que não respeitam a lei sobre o ambiente, também das pessoas singulares que fazem garimpo”, disse.

“Vocês imprensa deviam dar lá uma saltada, são fontes que alimentam o rio Cunene e nós estamos a dinamizar uma Associação de ambientalistas que visa preservar as fontes e nascentes dos rios e estivemos a ver esta questão e me parece que as empresas credenciadas para a prospecção do ouro não têm sido fiscalizadas. Elas alegam alegam estar a fazer prospecção mas no nosso entender a prospecção do ouro não dura 7 anos, há empresas que fugindo o fiscos usam prospecção para a vida inteira. É preciso que a AGT e o Ministério das finanças põe a mão nisso e também o órgão de tutela do Ambiente deve ser mais contundente a bem da saude das fontes e nascentes dos Rios em Chipindo”, esclareceu.

O ambientalista esteve igualmente no rio que nasce entre Benguela e Huila na região de Kalepi e Kamuine, um dos três principais rios que formam a bacia do Cunene que nos projectos de mitigação dos efeitos da seca vai potenciar canais de irrigação na localidade de cafu e cuvelai.

No rio Quê, para além dos efeitos da seca, também constatou-se a agressão no ecossistema na sua fonte, tais como a destruição e desaparecimento de plantas seculares como a “Etamba” que protege a fonte de água.

Burdarei Bumba, Engenheiro ambientalista e docente Universitário no Cunene, Yannes Lupeke e Jerónimo António formaram um pequeno grupo de ambientalistas que tudo fazem para o respeito ao meio ambiente, conforme disse Yanes Lupeke, a VOA da América.

Yannes fala das implicações na vida das comunidades quando não se respeita as regras do ambiente.” hoje em dia fala-se muito da política sustentável, é necessário levar a educação ambiental nas comunidades para que os rios sofram pouco e a água percorra sem dificuldades até a foz do rio Cunene”, reiterou.

Os assaltos ás residencias de pacatos cidadãos na cidade capital do Namibe nos periodos nocturnos está tirar socego as comunidades que relembram que Namibe no passado já foi o cantinho da tranquilidade.

Os cidadãos que falaram para o NFV contam como os delinquentes apoquentam a população, sobretudo nos periodos nocturnos.

O porta-voz da corporação, inspector chefe Ernesto Calianguila falando para a RNA-Namibe descreveu a situação delituosa na provincioa do Namibe e esclareceu que 42 individuos já estão detidos por pratica delituosa.
Por hoje estamos conversados, a verdade doi mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This