NFV FORA D` HORAS 22-11-2021

24.11.2021

NFV , NOTICIÁRIO EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2021.

1-Projecto Integrado da Baia de Moçâmedes, garante 500 postos de trabalho, diz Ricardo de Abreu Ministro dos Transportes.

2-João Lourenço incentiva a prática da agricultura no seio da comunidade autóctone do Namibe.

3- Escassez de combustível inviabiliza iluminação Pública em torno da Província.

4- Mais de 30 mil cabeças de gados transumantes encontram-se concentradas no Município do Camucuio.

NFV, noticiário de segunda-feira 22 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, Técnica de Fonseca Tchingui, edição e apresentação de Luísa Gomes, apoio da open Society.

O Projecto Integrado da Baia de Moçâmedes, garante 500 postos de trabalho, segundo Ricardo de Abreu, Ministro dos transportes. O projecto integrado visa dinamizar a economia e alavancar o desenvolvimento no corredor sul.

“Este projecto foram alocados 600 milhões de dólares norte Americanos, sendo que 85% é garantido pelo financiamento do banco Japonês JBIC, ao passo que os outros 15% são proveninetes de uma institução financeira sul africana”.

Ricardo de Abreu, Ministro dos transportes.

“O projecto contempla a reabilitação do terminal mineraleiro do Saco Mar, uma barreira de proteção marítima, sendo que para o porto do Namibe, o projecto prevê, um novo terminal de contentores, uma estrutura moderna e equipada com meios para melhorar a eficiência da operação portuaria com vista a aumentar a produtividade e fazer do Namibe o ponto estratégico para o desenvolvimento do sul do país”. Com uma previsão de alargamento do cais do porto do Namibe, o projecto pretende atender as províncias da Huíla, Cunene, Cuando Cubango e também os países vizinhos da Zâmbia, Namíbia e Botswana.

De acordo com o Ministro, a materializaçao do projecto vai gerar ganhos para a populaçao, maior desenvolvimento para região sul, redução do custo dos transportes e logística, aumento da competitividade da Economia Nacional, formação e desenvolvimento de competências, postos de empregos e impulsionar iniciativas de pequenos, médios e grandes investimentos”, disse Ricardo de Abreu Ministro dos Transportes de Angola.

João Lourenço presidente da república, no decorrer da sua visita de 24 horas a Província do Namibe, em um discurso dirigido as comunidades autóctones na localidade do giraul, falou da importância da criação de gados para os nativos e incentivou as comunidades Autóctones a pratica da agricultura.

““Estamos bastante satisfeitos com a informação que a senhora Administradora Comunal (Maurilia Inacio) nos transmitiu dizendo que durante os dois anos em aqui estão, pouco a pouco estão a transformar as vossas vidas para não passarem a depender apenas do gado e dedicarem-se também a agricultura”, reiterou João Lourenço, que sublinhou dizendo que a prova disso consiste nos produtos expostos neste lugar que acabamos de ver.

Archer Mangueira Governador da Província do Namibe, afirmou que a escassez de combustível no Namibe, está na base da falta de iluminação Pública da Província, o governante prestou tais declarações no balanço da situação social da província durante a visita do presidente da República.

Archer Mangueira, Governador da Província do Namibe

“O fator critico é o da energia há uma capacidade instalada no Município de Moçâmedes de 96.5 megawatts estando disponíveis 74.5 megawatts para atender uma banda de  45 megawatts registando-se um superavit em Moçâmedes, não obstante a província registando um superavit em Moçâmedes, regista-se restrições no Tombwa devido ao défice na potencia disponível, ou seja, parte da potencia disponível em Moçâmedes por falta de uma linha de transportação para o Tombwa na mesma enviada para o Lubango, a ENDE está em três Municípios nomeadamente Moçâmedes com 28 748 ligações, Bibala com 653 ligações e Tombwa com 3 970 ligações perfazendo assim um total de 33 371 ligações havendo necessidade de expansão das suas redes para o atendimento da população que beneficia desses serviços. Os principais constrangimentos são designadamente a linha de transporte de media atenção entre Humpata e Bibala que está em estado obsoleto, a rede de baixa tensão subterrânea do casco  urbano da cidade de Moçâmedes também está em estado obsoleto causando múltiplos cortes de energia com necessidade de requalificação, a constante falta de combustível para atender o sector energético nomeadamente abastecer as centrais térmicas  e garantir energia de forma interrupta a falta de materiais para a conclusão dos projetos, aprovisionamento de material disponível para manutenção dos geradores das principais centrais de energia.

“Em termos de necessidades temos a implementação dos projetos gizados pelo INEA dentro da acção do Namibe na rede nacional, requalificação da linha de transporte de media atenção Humpata-Bibala, o aumento da capacidade de potencia disponível no Tombwa para garantir um grau de atendimento 100% ou construção de uma linha Moçâmedes-Tombwa de 60 Quilowatts com a respectiva subestação com a requalificação da rede de baixa tensão subterrânea do casco urbano da cidade de Moçâmedes, a instalação de centrais nos Municípios do Virei, Bibala e Camucuio para o real aproveitamento de energia solar com vista a estender o serviço com maior numero de comunidades possível, a instalação de sistemas solares em regiões de difíceis acesso com vista a aproveitar o potencial de energia solar disponível e a espanação da iluminação publica para os bairros periféricos dos Municípios de Moçâmedes e do Tombwa”, descreveu.

Mais de 30 mil cabeça de gados transumantes encontra-se concentradas no município de Camucuio, está informação foi prestada pelo Administrador do município do Camucuio José Domingos Correia, a margem da visita do Presidente da República João Lourenco, no Namibe.

“A nossa gestão consiste na solidariedade, o nosso povo é solidário, o maior fluxo temos registado na localidade do Molovei, temos o grande lago que acumula muita água, os sobas entendem muito bem e têm dados soluções, nós temos estado a dar o nosso apoio, neste momento  temos 30 mil cabeças de gado que estão no Molovei”, disse.

NFV Ponto final, muito obrigada, a verdade doí, mas liberta, estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This