NFV FORA D` HORAS 23-11-2021

24.11.2021

NOTICIÁRIO DE TERÇA-FEIRA, 23 DE NOVEMBRO DE 2021.

1-Universidade católica homenagea Professor Doutor Fernando José de França Van-dunem e atribui o título de professor Imérito.

2-Fome potencia elevado indíce de criminalidade na provincia da Huila.

3-Vitimas da seca no Nher começam a colher milho produzido por eles com apoio da Administração Municipal do Tombwa.

4-Primeira dama de Angola prometeu apoiar a familia mais alargada de Angola orfã de Francisco Tchicuteny.

5-Municipio Nortenho de Camucuio redime-se das dificuldades sociais e as chuvas que caiem neste momento podem ajudar as comunidades.

6-Mar do Namibe está ficar sem peixe por cumplicidade das impressões digitais venenosas dos Chineses.

Nós somos à rádio on-line NFV, edição de terça-feira, 23 de Novembro de 2021, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, apresentação de Ester Culembe.

Fernando José de França Dias Van-Dúnem, Professor da Universidade Católica de Angola

A Universidade Católica de Angola (UCAN) realiza no dia 26 de novembro, às 09h00, no Salão Nobre do Palanca, a “Sessão Solene de Outorga do título de Professor Emérito” ao Professor Doutor França Van-Dunem, em reconhecimento do seu trabalho e dedicação no desenvolvimento da UCAN e na formação de quadros angolanos e estrangeiros, que estudaram nesta Universidade. A informação foi prestada nesta terça-feira, 23 de Novembro, pela reitora da Universidade católica de Angola, Maria Helena Miguel.

“O Professor Doutor Fernando José de França Dias Van-Dúnem é, desde o ano 2000, Professor titular da Universidade Católica de Angola onde lecciona na Faculdade de Direito”.

O seu envolvimento com a Universidade Católica remonta aos anos 90, altura da criação desta instituição. Apoiou institucionalmente a criação da UCAN, advogando junto do Estado a sua autorização, pela importância social que o projecto encerra.

Enquanto docente da UCAN, o Professor Doutor França Van-Dunem é o mais antigo de todos, tendo lhe sido atribuído o título de “Decano dos professores”, com direito a assento no presidium em cerimónias académicas solenes, como a cerimónia de outorga de diplomas, e em órgãos universitários de relevo como o senado, além das devidas honras protocolares.

Por mais de 20 anos foi professor na Faculdade de Direito da Universidade Católica de Angola. Ao longo deste tempo, dedicou-se com rigor, empenho e grande sentido de disciplina.

A Fome potencia elevado indíce de criminalidade na província da Huila. A informação foi prestada a Voz da América na voz do jornalista Teodoro Albano.

As vítimas da seca na localidade do Nher começaram a colher milho produzido por eles com apoio da Administração Municipal do Tombwa. Alexandre Nyuka, Administrador Municipal do Tombwa que revelou a informação disse que hoje a realidade já é diferente nas comunidades conseguem fazer agricultura.

“A questão fundamental  e nós  sabemos que as nossas popualções têm uma carateristica de migração permanente, considerada nomádas, o mais importante é que consigamos criar condições para concentrar as populações no só lugar,   um exemplo muito prático esta na localidade do Curoca no Município do Tombwa, onde temos campos de cultivos”, disse.

A primeira dama de Angola, Ana Dias Lourenço, prometeu apoiar a familia mais alargada de Angola orfã de Francisco Tchicuteny. A preocupação foi manifestada recentemente durante a visita presidêncial de João Lourenço, ao Namibe, tal como confirma Eva Bartolomeu primeira esposa de Francisco Tchicuteny na localidade de Muhombo Giraul de cima.

“Perguntou-me se sou a primeira mulher eu disse sim! e estas controlar esta popualção que deixou o falecido eu disse sim estou a controlar 140 mulheres e estão comigo em casa”, escalereceu.

O Município Nortenho de Camucuio redimiu-se das dificuldades sociais e as chuvas que caiem neste momento podem ajudar as comunidades. O facto foi revelado por José Domingos Correia, Administrador Municipal do Comucuio, a margem da visita presidêncial de João Lourenço, no Namibe.

“Temos o problema da fome que é a conjuntura da região sul do País, felizmente já começou chover   então a escassez de água esta dimiuir mas contudo estamos a caminhar”, disse.

O Mar do Namibe está ficar sem peixe por cumplicidade das impressões digitais venenosas dos Chineses. O desenvolvimento desta notícia é com a jornalista Luísa Gomes.

País a saque

No Kuando Kubango, Moxico e no Uíge, chineses devastam os nossos recursos florestais; no Namibe, o governador acaba de lançar um dramático S.O.S: o mar está a ficar sem peixe. E, para não variar, os chineses também têm as suas venenosas impressões digitais nessa devastação.

Graças Campos, jornalista

Em todo o país, a exploração de inertes como areia, pedras e outros é monopólio de chineses – os cubanos são seus auxiliares para a área da venda e distribuição.

A exploração da rede retalhista Kero, acaba de ser confiada a desconhecidos eritreus, preferidos em detrimento de gigantes mundiais de distribuição alimentar.

Há dois anos, a (MTN), uma multinacional sul-africana, afastou-se do concurso para a atribuição da quarta licença para a exploração da telefonia móvel.

Um ano depois, a referida licença foi atribuída a uma desconhecida Africell, na sequência de um concurso internacional provavelmente realizado de madrugada.

A dita, prometeu iniciar as operações em Dezembro. Mas, como bem sublinhou um internauta, não está claro a quê ano corresponde esse Dezembro.

Tudo isso ocorre sob as barbas de um Governo, de quem se espera(va) a defesa dos angolanos e seus recursos.

NFV, ponto final muito obrigada a todos, a verdade doi mas liberta, estamos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This