GOVERNO DO NAMIBE PROJECTA MAIS RESIDÊNCIAS PARA QUADROS DO CAMUCUIO

25.02.2022

GOVERNO DO NAMIBE PROJECTA MAIS RESIDÊNCIAS PARA QUADROS DO CAMUCUIO

Por: Esmael Pena

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Camucuio, Município mas longíquo do Namibe está situado há 277 quilómetros a norte da cidade de Moçâmedes capital da Província. Com uma população estimada em 60 mil habitantes, a terra dos vacueto veya como é apelidada pelos seus admiradores, e a única a que mais sofreu os horrores da guerra terminada há vinte anos, está agora na senda do progresso, embora clamando ainda por ingentes tarefas para inverter o actual quadro ainda sombrio do tecido social da população. E a sessenta quilómetros a norte da sede deste Municipio está situada a comuna das Cacimba. A população local estimada em 25 mil e 33 habitantes, viu melhorada assistência sanitária, com a inauguração de um centro de saúde com uma capacidade para 30 camas com um corpo técnico constituído por 25 jovens e uma residência para os mesmos.

A entrega à população local ,da infraestrutura construída no âmbito do programa integrado de intervenção dos Municipios (PIIM) foi feita nesta quarta-feira dia 23 de Fevereiro pelo governador da província do Namibe, Archer Mangueira.

População da Comuna das Cacimbas

Numa mensagem lida na ocasião pelo representante, a comunidade das Cacimbas,lamentou o facto de o projecto não ter abrangido uma ambulância para a evacuação de doentes graves para os hospitais de referência.

Em resposta a esta e as demais preocupações, Archer Mangueira, começou por apelar a população para a conservação das infraestruturas ora inauguradas e deixou promessa de construção de mais residências para os quadros do Camucuio.

“Ainda há algumas preocupações que temos necessariamente por resolver. Nós vamos primeiro priorizar a questão de residências para mais quadros”,prometeu.

O governante máximo do Namibe, exortou ainda a população para a cultura de denúncia de actos de vandalismo de bens públicos e os presumíveis autores às autoridades devem ser levados às barras do Tribunal.

“Não devemos permitir que pessoas maldosas venham destruir ou roubar. Todos aqueles que assaltam e vandalizam as estruturas que estamos a construir para o povo devem ser denunciados, presos e condenados” frisou.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This