NFV FORA D` HORAS 23-02-2022

25.02.2022

NOTICIÁRIO NFV EDIÇÃO DE 23 DE FEVEREIRO DE 2022.

1- Mwakapenda Camulemba envolvido no caso Canfunfo já em liberdade.

2- Pescadores artesanais de mãos atadas por falta de material de pesca no Namibe.

3- Sector da cultura no Namibe garante condições para a festa do carnaval.

4-Aprovado orçamento da província do Namibe para 2022.

5- Sindicato da Educação e Ministério de tutela mais próximos do entendimento.

Somos à rádio on-line, NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, técnica de Paulo Fernando, edição de Madalena Cavaya, apresenta as notícias a Ester Culembe, apoio da NED e da Open Society.

Mwakapenda Camulemba.

O rei Muanangana Capenda Camulemba que se encontrava detido na Lunda-Norte por alegado envolvimento no caso Cafunfo, foi posto em liberdade esta terça-feira por insuficiência de provas.A informação é do Secretário-geral do Movimento Protetorado da Lunda-Tchokwes, Fiel Bwanco.

“Hoje ditou-se a sentencia ao seu favor estando solto, o que falta é só a elaboração da sua soltura para poder ir a sua casa”, disse.

Fiel Bwanco suspeita, entretanto, que o Capenda Camulemba tenha sido envenenado, por isso, diz que o seu estado de saúde deve ser acompanhado.

“Estamos um pouco receados porque o regime é aquele que as vezes solta a pessoa e por fora acabam por morrer, nós vamos ter que controla-lo um bom tempo até que gozam de boa saúde porque talvez foram envenenados”, frisou.

Segundo o entrevistado do NFV, Zeca Mutchima ainda encarcerado desde Janeiro de 2020, poderá ser solto na próxima sexta-feira dia 25 de Fevereiro.

“Embora que esse julgamento foi mesmo falso e a sentença foi marcada para o dia 25, sexta-feira próxima, Zeca Mutchima será solto porque não há provas de que ele também faz parte do grupo dos rebeldes”, realçou.

Doze grupos entre adultos e infantis vão participar da festa do carnaval edição 2022.
Segundo o Director da Cultura e Ambiente, Pedro Hangula, o sector que dirige em parceria com a Associação provincial do Carnaval(APROCAN), têm reunidas as condições para a festa do instruto e explica os moldes em que se vai realizar.

“Quanto a situação do carnaval edição 2022 nós já temos estados a preparar desde o ano passado, a principio estávamos a depender dos termos de referentes vindo do ministério e já os temos, informamos a nossa intenção aqui a nível da província que os termos de referencia dizem que as províncias deverão conformar de acordo com as suas possibilidades, capacidades e a nível da nossa província nós estamos a pensar em dois cenários”, disse.

Esclarecimento do director da cultura e Ambiente, Pedro Hangula, sobre a festa do Carnaval.

Foto arquivo

Os pescadores artesanais do Namibe debatem-se com a escassez gritante de materiais de pesca e apelam aos empresários locais a investir no sector.O Presidente da Associação de Cooperativas de Pesca Artesanal, José Vata, disse que os dois estabelecimentos locais que comercializam o referido material estão muito aquém de satisfazer a procura, e o recurso são os mercados das províncias de Luanda e Benguela.

“Muitos de nós compramos as artes de pesca em Benguela, outros até em Luanda com muitas dificuldades, nessa altura temos duas lojas que nos vendem material e não é suficiente”, declarou.

Pescadores artesanais abraços com a falta de material para o exercício da sua actividade.

O Governo da província do Namibe, aprovou o orçamento para o exercício de 2022 que vai cobrir acções de impacto sócio económico.

Esta informação vem expressa no comunicado final da primeira sessão ordinária do Conselho Provincial de Auscultação e Concertação Social órgão de consulta do governo provincial.

“O Orçamento Geral do Estado aprovado para 2022, o plano anual das atividades do governo provincial do Namibe para o exercício económico 2022 e o relatório de atividades do governo provincial do Namibe foram apresentados pelo gabinete de estudo, planeamento e estatística”, comunicou.

O Ministério da Educação e o Sindicato do ramo estão cada vez mais à beira do entendimento quanto ao caderno reivindicativo, cujas exigências apontam para melhoria da situação salarial, pagamento do subsídio de isolamento e condições de trabalho.

O presidente do Sindicato provincial dos Trabalhadores da Educação, Cultura, Desportos e Comunicação Social, Miguel Manuel, que participou das negociações com o Ministério da Educação em Luanda, apela calma aos professores.

“Os professores vão ser abrangidos na segunda fase e o próprio ministério da educação está a trabalhar no sentido, apesar de que houve constrangimentos por causa dos professores que foram abrangidos na primeira fase, o ministério alega que alguns apresentaram os certificados falsos, mas está na responsabilidade do próprio ministério que vai tutelar essa situação”, disse.

Ministério da Educação e o Sindicato do amo, mais próximos do entendimento quanto ao caderno reivindicativo. A próxima ronda de negociações está marcada para dia 11 de Março próximo.

NFV ponto final, muito obrigada a todos. Estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This