NFV FORA D` HORAS 24-02-2022

26.02.2022

NOTICIÁRIO NFV EDIÇÃO QUINTA-FEITRA 24 DE FEVEREIRO DE 2022.

1-Comunidades das Cacimbas e do Mamué no Município do Camucuio beneficiaram de infraestruturas sociais no âmbito do PIIM.

2- Vendedeiras ambulantes no Cunene clamam por mercado informal mais próximo.

3- Projecto NFV forma jovens em matérias de jornalismo comunitário no Cunene.

4- União Europeia doa mais de sessenta e cinco milhões de Euro para o Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional na região Sul de Angola.

Somos à rádio on-line, NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, garantia técnica de Paulo Fernando, edição de Madalena Cavaya, apresenta as notícias a Ester Culembe, apoio da NED e da Open Society.

As Comunidades das Cacimbas e do Mamue no Município do Camucuio beneficiaram de infraestruturas sociais no âmbito do PIIM.

Centro médico na Comuna do Mamue

O acto de entrega de Infrasestruturas sociais aconteceu nesta quarta-feira, 23 de Fevereiro, nas Comunas das Cacimbas e do Mamue, onde foram entregues dois centros de saúde com a capacidade de trinta camas e duas residências para os enfermeiros.

O centro médico da Comuna do Mamue, comporta os serviços de “Farmácia, banco de urgência, sala de observação, Raio X, sala de trabalho de enfermagem, Consultório maternidade, arrecadação e refeitório.

Já na Comuna das Cacimbas, o centro médico ora inaugurado tem a mesma dimensão e já conta com 25 profissionais, que vão manter os serviços funcionais naquelas unidades hospitalares.

Eliseu Lukamba, responsável do centro de Saúde da Comuna do Mamue, há 45 km da sede Municipal do Camucuio, disse que com a inauguração desta infraestrutura vai diminuir as longas distâncias que as populações percorriam a procura dos serviços de Saúde, mas, a falta de Ambulância constitui um calcanhar de aquiles.

“O transporte é o maior problema porque sem transporte não há mobilidade nos serviços de saúde, há momentos que temos doentes graves e precisamos nos deslocar porque também a comuna não tem rede móvel e temos que nos deslocar a alguns km para comunicar que precisamos de um transporte, então há necessidade maior quanto a esta questão”, disse Elizeu Lucamba.

O Município do Camucuio dista à 277 km da cidade capital do Namibe ,desde o ínício da implementação do programa integrado de intervenção dos Municípios “PIIM”, foi contemplado com 19 projectos, virados para os sectores da saúde, educação e das águas, agricultura todos eles já foram concluídos. Para execução destes projectos foram disponibilizados mais de dois mil milhões de kwanzas, tal como fez saber José Domingos Correia, Administrador Municipal do Camucuio.

“Para a materialização do programa de iniciativa presidencial denominado “PIIM” o município do Camucuio foi beneficiado com 19 projetos com um valor de 2mil 324milhões 155mil 247kwanzas e 70cêntimos, uma vez esses projetos concluídos mudaram significativamente a vida das pessoas no Camucuio” realçou.

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Archer Mangueira, Governador do Namibe que para além de inaugurar os dois centros médicos nas comunidades do Mamue e das Cacimbas, também procedeu o corte da fita de um complexo residêncial composto por 10 casas, para os técnicos do sector de saúde e da educação, na sede Municipal , e uma escola do Iº Ciclo de 12 salas. O governante, no seu discurso dirigido à população local disse que pela primeira vez na história da independência de Angola, o Município do Camucuio, teve projectos de géneros.

“Com este ato damos por concluído os 19 projetos no Município do Camucuio, foram projetos que privilegiaram os domínios da educação, saúde, saneamento básico e também do apoio a agricultura”, disse.

As vendedeiras ambulantes na província do Cunene clamam por um mercado informal mais próximo.

As vendedeiras ambulantes no município do Kwanyama Província do Cunene clamam por um mercado informal mais próximo onde possam vender os seus produtos para o sustento das suas famílias sem interferências abusivas dos fiscais como nos conta a vendedeira Margarida Tchitumba.

“Estamos a zungar até nos dão corrida, quando você mete no chão a tua bacia eles chegam a dizer saem daqui e mesmo com o sol quente você tem que girar, não podes sentar”, lamentou.

Paulina Joana, outra vendedeira fala das dificuldades que enfrentam diariamente e conta que o mercado municipal do Kwanyama se encontra muito distante de sua localidade. O facto que faz com que ela e muitas outras mulheres não façam as suas vendas naquele mercado.

“A nossa dificuldade é mesmo a corrida, não aguentamos mais porque é mesmo aqui onde sai o nosso pão do dia-a-dia, a governadora da província tem que nos dar um especo para nós vendermos ainda que for para pagar mensalmente para nos facilitar”, disse.

Paulina Joana pede ajuda ao governo local para que esta situação seja ultrapassada.

“Que a governadora faça só alguma coisa para nós”, sublinhou.

Ainda no Cunene o Projeto NFV formou 15 jovens em matérias de jornalismo comunitário na cidade de Ondjiva.

No âmbito da promoção da liberdade de expressão e imprensa o projecto Namibe Fala Verdade realizou um seminário de capacitação em matérias de jornalismo comunitário com o objetivo de dar voz aos sem voz no passado dia 19 de Fevereiro no hotel aguia verde localizado no município da Kwanyama província do Cunene, que contou com um total de 14 jovens locais.

Agnaldo José, jornalista e formador dessa atividade disse que o projeto Namibe Fala Verdade é de extrema importância no processo de desenvolvimento das comunidades.

“Relativamente a essa formação em primeiro lugar agradecemos a iniciativa do Namibe Fala Verdade que já é uma realidade na província do Cunene, e estou convicto que depois da formação muito dos jovens que saíram aqui de certeza vão levar a vante essa informação para outras pessoas porque o objectivo já foi frisado que é de dar voz a quem não tem voz”, valorizou a iniciativa.

Sebastião da Silva, outro formador.

“Onde eu saiu para a recolha de informação, essas questões todas eu devo já responder no processo da recolha de informação, porque se o jornalista sair com duvidas sobre algumas situações ainda tem a oportunidade de ligar para as fontes, mas há outros casos que fica um pouquinho difícil”, disse.

Genitória Ndimuty, jornalista comunitária e participante fez um balanco positivo da formação.

“A avaliação é positiva, foi uma formação que veio mesmo a calhar e eu aprendi muita coisa”, declarou.

Enquanto isso, Maria Verónica, participante louvou a iniciativa e apelou mais atividades do género na província do Cunene.

“A apreciação que eu faço da atividade é positiva, aprendemos muito e que o projeto continue a realizar esse tipo de atividades, que não seja só no Cunene”, disse.

Patrícia de Carvalho, coordenadora geral do projecto FRESAN

União Europeia doa mais de sessenta e cinco milhões de Euro para o Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional na região Sul de Angola. A iniciativa é do projecto FRESAN em parceria com o Instituto de cooperação de língua portuguesa, “CAMÕES”, que visa potenciar os agricultores familiares nas províncias do Namibe, Huíla e Cunene.

Patrícia de Carvalho, coordenadora geral do projecto FRESAN, a margem da entrega de equipamento a estação experimental agrícola do Namibe, afirmou que mais de sete mil famílias camponesas já foram beneficiadas numa extensão de 121 hectares.

“O FRESAN que significa Fortalecimento da Segurança alimentar e nutricional no sul de Angola, é um programa financiado pela União Europeia e que tem vários cogestores”, disse.

Para mitigar os efeitos da seca na região sul o projecto FRESAN, já formou   trezentos profissionais de saúde para segurança alimentar e nutricional das comunidades afetadas pela seca.

“Ainda no que diz respeito a nutrição e a melhoria da nutrição nas províncias vemos poder destacar aqui a formação de 300 técnicos de saúde como enfermeiros médicos”, frisou.

Maísa Tavares, Vice-governadora para o sector político, económico e social do governo do Namibe que testemunhou o acto valorizou a iniciativa.

“Quero agradecer ao projeto FRESAN e a toda nossa equipa pelo momento que estamos a viver hoje, porque tem grande valia para a agricultura na nossa província”, disse.

NFV ponto final, obrigada pela sua audiência, a verdade dói mais liberta Estamos juntos

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This