UNITA E PRS NO NAMIBE DEFENDEM PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DO REGISTO ELEITORAL OFICIOSO

31.03.2022
UNITA E PRS NO NAMIBE DEFENDEM PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DO REGISTO ELEITORAL OFICIOSO.
Por: Fonseca Tchingui (NFV)

BUAPS NO NAMIBE

Volvido seis meses do processo do registo eleitoral oficioso que decorreu em todo País, os partido políticos na oposição com assento parlamentar no Namibe defendem o alargamento do período para facilitar os cidadãos que ainda não conseguiram atualizar os seus registos de residência.

Cristofana Kayela, secretária Adjunta do partido galo negro “UNITA”, no Namibe nas vestes secretária em exercício, admite haver vontade de os angolanos atualizarem o seu registo, pelo que pede a prorrogação do processo.
“O balanço que agente faz é positivo, porque vê-se a nível de toda a população a vontade de ir atualizar os seus registos eleitorais, mas para mim diria que o devia ser feito ainda não foi concluído. E peço mesmo se desse poderíamos prorrogar este registo porque ao longo deste processo houve muitas dificuldades, uma delas é as distancias que o povo encontrou, o povo hoje está atrás do pão dos seus filhos porque lá onde está não tem tempo para percorrer distancias para poder atualizar o registo”, reagiu.
Victor Tyamba, Segundo secretário do partido dos camaradas “MPLA”, no Namibe, afirma que foi possível atingir as metas preconizadas e valoriza o envolvimento da sociedade civil local.
“A nível de todos os Municípios passamos aquilo que é a nossa meta preconizada, exceto o Município do Tombwa, que acredito que pelo trabalho que tem estado a desenvolver vai ultrapassar as metas que foram traçadas. Positivo também pelo envolvimento da sociedade civil, pela demostração dos jovens e das mulheres e de todo angolano comprometidos com a pátria em empreender a democracia “, valorizou.
No último dia do registo eleitoral oficioso, nos BUAPS do Namibe, ainda é visível afluência dos cidadãos que deixaram para o último dia e justificam o porquê.
“Alberto João, só hoje por motivo de trabalho, estou aqui desde as 6horas e até agora ainda não fui atendido”, disse.
“Adriano Mangundo, como verifica-se aqui esta enchente neste BUAP, acredito que noutras também é assim e muita gente ainda não fizeram o seu registo eleitoral oficioso, daí é que eu defendo mesmo a ideia da prorrogação deste processo”, manifestou.
Estevão Mwele, secretário provincial do partido de renovação social “PRS” no Namibe, defende que o período seja alargado para mais trintas dias.
“Pedimos que houvesse uma prorrogação pelo menos de um período de 30 dias, não soubemos até aqui como é que o MAT vai debruçar sobre esta matéria, nós realmente como partido político não queríamos que algum angolano ficasse de fora deste processo, esta mensagem que chegue aquém é direito”, sustentou.
Dados oficiais apontam que mais de 70 mil cidadãos já foram registados na Província do Namibe.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This