NFV FORA D` HORAS 18-04-2022

21.04.2022

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA,18 DE ABRIL DE 2022.

1-Fiéis da Igreja Bom Deus no Namibe exortados a denunciar atos de violência sexual contra menores.

2-CASA-CE no Namibe arregaça mangas rumo as eleições de Agosto próximo.

3-MPLA lamenta fraca adesão de jovens ao fundo de apoio agricultura e formação técnico profissional.

4-Três pessoas morreram no Namibe vítimas de acidentes de viação durante fim de semana prolongado.

5-Angola reduz venda de dívida com aumento do preço do petróleo.

Somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, edição e garantia técnica de Fonseca Tchingui, apresentas ás notícias a Madalena Cavaya, apoios da NED e da Open Society.

O MPLA lamenta fraca adesão de jovens ao fundo de apoio agricultura e formação técnico profissional.

Archer Mangueira, Primeiro Secretário provincial do MPLA no Namibe

O Primeiro Secretário provincial do MPLA no Namibe Archer Mangueira, mostrou-se preocupado e lamentou a fraca adesão de jovens, ao Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário-FADA. Archer Mangueira teceu estas considerações no município do Tombwa onde lançou sábado último a pré-campanha eleitoral do seu partido.

“Nós vemos poucos jovens da nossa província a dedicarem-se a atividades agropecuárias e há instrumentos a disposição que também são publicados nas rádios, jornais, designadamente o Fundo de Apoio e Desenvolvimento Agrário que colocou ainda recentemente a disposição de jovens linhas de financiamento para pequenos projetos agropecuários”, disse.

O dirigente máximo do partido dos camaradas no Namibe, apelou ainda para um maior envolvimento da juventude nos programas de formação técnico-profissional no sentido de se habilitarem ao empreendedorismo e ao mercado do emprego.

“Nós temos que investir na formação de pedreiros, eletricistas, canalizadores, investir mesmo na formação e o governo está atento a isso por isso é que está a criar soluções para os mesmos”, realçou.

MPLA lamenta a fraca adesão de jovens ao fundo de apoio ao desenvolvimento agrário-FADA e ao programa de formação técnico profissional.

Foto polícia nacional

O fim-de-semana foi ensombrado por seis acidentes de viação que resultaram a morte de três pessoas na Leba, na estrada que liga Namibe ao Lubango. Anabela Afonso, tem mais detalhes desta notícia.

De acordo com o Segundo Subchefe do Departamento de Viação e Trânsito, Lourenço Candanboa, o excesso de velocidade e a inobservância das regras do código de estrada estiveram na base da sinistralidade rodoviária.

“Neste final de semana registamos um total de seis acidentes e nestes resultou em vítimas mortais três, infelizmente é um numero que preocupou-nos bastante e resultaram na inobservância das regras de código de estrada, sobre tudo excesso de velocidade”, disse.

Três pessoas morreram vítimas de acidente de viação no último fim-de-semana na estrada que liga Moçâmedes ao Lubango.

A coligação Ampla de Salvação de Angola “CASA-CE” no Município de Moçâmedes, conta a partir de Sábado 16 de Abril com novos inquilinos na sua direção.

Novos inquilinos da CASA-CE no Namibe

Tratam-se de João Sabino, secretário executivo da coligação e António Correia, secretário Adjunto, empossados numa cerimónia orientada pelo secretário Provincial da CASA-CE no Namibe, Francisco Kandjamba.

João Sabino, no seu discurso disse que o sector social e o cumprimento dos estatutos do partido serão a bússola impulsionadora da CASA-CE no município do Namibe.

” Aceitamos assumir estas responsabilidades como patriotas, para levarmos aos mais altos patamares da CASA-CE em Moçâmedes, aos grandes desafios eleitorais que se avizinham, já em agosto e não se esquecendo das posteriores autarquias. Como secretário executivo da CASA-CE, a nossa agenda será de prestar atenção a população de Moçâmedes, velarmos pela juventude e agirmos nas exigências emanadas para o cidadão local isto é saúde, energia saneamento básico e a redução do desemprego”, sublinhou.

Por seu turno, Francisco Kandjamba, secretário executivo da CASA-CE no Namibe, encorajou a nova direção a cultivar o espírito de partilha para o alcance da alternância em Angola.

“A partir de hoje depositamos confiança para dirigirem os destinos da coligação a nível do Município de Moçâmedes, Angola e os angolanos residentes em Moçâmedes, esperam de nós, esperam de vós, que haja mudança em Angola. Essa mudança será fruto do vosso empenho, do vosso trabalho, peço-vos que tenham união no vosso seio, porque a causa pelo que nós estamos aqui a lutar é justa, alternância política em Angola além de ser uma necessidade democrática também é exigência de nação”, encorajou.

Noutro passo, o líder da CASA-CE, anunciou a vinda ao Namibe dos deputados da coligação tendo em conta os novos desafios eleitorais que se avizinham.

“Esta actividade é apenas um prelúdio de uma outra que poderemos realizar no próximo Sábado com a presença de uma delegação nacional encabeçada pelos deputados da bancada parlamentar da CASA-CE que chegam precisamente na quinta-feira, 21 de Abril de 2022.

Lembrar que a delegação provincial da CASA-CE no Namibe vai trabalhar durante três dias no Município do Camucuio.

Fiéis da Igreja Bom Deus no Namibe exortados a denunciar actos de violência sexual contra menores.

Fiéis da Igreja Bom Deus no Namibe

O repto foi lançado Domingo 17 de Abril pelo director do Gabinete Provincial de Comunicação e Imprensa da Delegação do Ministério do Interior no Namibe, Simão Pedro Joaquim, que desde o dia 11 do corrente mês tem levado aos líderes religiosos e autoridades tradicionais da província do Namibe, a informação sobre combate a problemática de abuso sexual à menores.

“estamos aqui hoje para trazermos esse tema para reflexão da igreja e para que os nossos lideres possam passar a mensagem em todas as áreas e cultos que forem possíveis para que os nossos filhos, sobrinhos e irmãos possam estar mais atentos, muitos não fazem por desconhecer aonde eles devem fazer quando acontece situações dessa natureza”, disse.

Por seu turno, Manuel Nguvulu, pastor Municipal da referida de denominação religiosa disse que a mensagem é bem-vinda uma vez que constitui um mal para sociedade, para isto, devemos replicar a informação no sentido de desencorajar está prática no seio das comunidades.

“essa mensagem que nós recebemos do Ministério do Interior acerca da violência domestica que se regista no meio da humanidade, nós achamos de estrema importância porque realmente a situação está a acontecer e o povo deve ser alertado”, sublinhou.

Para o analista político Miguel Epalanga, a instituições afins devem trabalhar no sentido de desencorajar esta prática.

“As igrejas são as instituições mais indicadas para poder então passar a mensagem da moralização, da educação cívica para poder então sensibilizar as famílias e incutir nas famílias o perigo que isso traz”, disse.

Delegação do Ministério do exorta aos fiéis da Igreja Bom Deus no Namibe a denunciar actos de violência sexual contra menores.

O aumento dos preços do petróleo vai permitir que Angola reduza a venda de dívida nos mercados de títulos em muitas centenas de milhões de dólares. Acompanhe a reportagem de divulgada pela Voz da América na voz da jornalista Mayra de Lassalete.

Essa poupança, entretanto, está a levantar perguntas sobre como será gasto esse dinheiro e avisos que o aumento tem também algum impacto negativo na economia angolana dependente de importações para quase tudo.

Angola tinha planeado angariar este ano fiscal 2.800 milhões de dólares no mercado de títulos e este mês já tinha vendido com grande sucesso 1.750 milhões de dólares em títulos do tesouro em Euros, os chamados eurobons.

A agencia de notícias Bloomberg citou uma entidade do Ministério das Finanças de Angola como tendo dito que o aumento do preço do petróleo significa que de momento o país não precisa de contrair mais empréstimos pelo que a venda dos restantes 1.050 milhões de euros foi suspensa.

A Bloomberg disse que quando Angola decidiu emitir 2.800 milhões de dólares em títulos, a transação foi feita na base do petróleo na altura estar a ser vendido a 59 dólares o barril.

Hoje o petróleo foi vendido a 107 dólares o barril.

Para além disso, o aumento da inflação nas grandes economias mundiais e a possibilidade dos bancos centrais dessas economias começarem a aumentar substancialmente as taxas de juro fizeram aumentar os custos de empréstimos por parte dos países que buscam fundos através da venda de títulos.

Angola vendeu 1. 750 milhões de títulos no passado dia 7 de Abril atraindo então propostas de compra para o dobro dessa quantia

A fonte do Ministerio das Financas citada pela Bloomberg disse que Angola vendeu esses títulos “e foi só isso e nada mais, mesmo que haja apetite para mais”.

O Ministério das Finanças continuará a monitorizar os mercados de títulos, disse a mesma fonte. E com esta notícia colocamos ponto final, muito obrigada a todos a verdade dói mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This