AMBIENTE POLÍTICO  NO NAMIBE EM TEMPO DE ELEIÇÕES EM DEBATE NO “MWANGOLÊ FALA VERDADE”

17.06.2022

A poucos meses das eleições gerais à 24 de Agosto próximo, partidos políticos no Namibe com assento parlamentar tudo  fazem para que haja no Namibe um ambiente político sadio.

Por :Fonseca Tchingui (NFV)

Ambiente Político em tempo das eleições esteve em debate entre alguns representantes dos partidos políticos no Namibe, esta quinta-feira, 16 de Junho, no espaço Mwangolê do Namibe Fala Verdade.

Simão Pedro Joaquim, Diretor de Comunicação Institucional e Imprensa do MININT-Namibe

O representante da Delegação provincial do Ministério do Interior e Diretor de Comunicação Institucional e Imprensa, Simão Pedro Joaquim, assegurou que aquele organismo tudo tem feito e continuará a fazer no sentido de as formações políticas pautem apenas pela apresentação dos seus programas de governarão ao eleitorado e abster-se de atos que possam minar um bom ambiente político em tempo de eleições já às portas.

“Nós estamos aqui mais vez para podermos acompanhar e também aconselhar os nossos políticos, que de facto precisamos de ter um clima de paz, de harmonia e de coesão. Aquele que tiver a melhor política e que apresente um bom programa de governação, que ninguém possa partir em situações de violência”, exortou.

Gilson Wakalenda, Secretário para Informação da segunda maior força política do país, UNITA.

Por seu turno, o Secretário para Informação da segunda maior força política do país, UNITA, Gilson Wakalenda salientou que não se deve ir as eleições num ambiente antidemocrático, por isso, o seu partido trabalha no sentido de criar um ambiente de paz e democrático.

“Não se vai para o pleito eleitoral com práticas antidemocráticas. Vamos trabalhar para que este ambiente de paz continue até ao momento que os angolanos vão as urnas depositarem o seu voto lá onde sentirem-se bem representados”, salientou.

André Fina, Secretário provincial adjunto do PRS no Namibe

Entretanto, o Secretário provincial adjunto do PRS, André Fina, disse que o seu Partido está empenhado na mobilização dos seus militantes no sentido de pautarem por um comportamento humanista e evitar situações do passado que atentam a uma coabitação política salutar.

“Nós temos estados a sensibilizar os nossos militantes todos os dias, para que pautem por bom comportamento humano. “Todos dos dias dissemos aos nossos militantes”, reiterou.

“Nós já queremos viver aquilo que vivemos  no passado, queremos um ambiente pacifico e pedimos a outros partidos políticos que também o façam afim de termos um ambiente saudável, vamos passar apenas a nossa mensagem do nosso federalismo”, disse.

E o Secretário para Informação do Comité provincial do MPLA Inácio Azevedo Kalassola, considerou haver uma boa interação entre os partidos políticos no Namibe e defende que esta boa convivência na diferença deve vincar sempre no seio dos militantes.

Inácio Azevedo Kalassola, Secretário para Informação do Comité provincial do MPLA-Namibe

“A nível do Namibe graças a Deus temos um bom ambiente de convivência salutar, não só nas vésperas das eleições mas também no trabalho diário que temos vindo a ter. Porque nós achamos que deve existir a participação dos nossos concidadãos de outros partidos políticos”, disse tendo sublinhado que graça a Deus a UNITA aparece e participa, PRS já não se fala é o nosso vizinho assim como outras forças”, concluiu.

Excertos das intervenções dos representantes dos partidos políticos do PRS,UNITA,UNITA e ainda do representante da Delegação provincial do Ministério do Interior, que participaram do debate sobre o ambiente político no Namibe em tempo de eleições na edição desta quinta-feira do espaço Mwangolê do Namibe NFV.

Este foi mais um espaço Mwangolê Fala Verdade, edição de quinta-feira, 16 de Junho de 2022, coordenação e apresentação de Armando Chicoca, edição de Fonseca Tchingui, assistência técnica de Anabela Afonso e Elcília Muhongo, financiamento da NED e da Open Society, a verdade dói mas liberta estamos juntos!

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This