Cunene: Cidadãos em Ondjiva não fizeram registo eleitoral por negligência e falta de bilhete de identidade.

18.06.2022

 

Cidadãos residentes em diversos bairros da cidade capital Ondjiva, província do Cunene, nomeadamente, Naipalala1, Kamunhandi e Okafitu 1, não fizeram a atualização dos seus dados eleitorais e por isso não estão habilitados para participarem nas eleições gerais deste ano.

Por: Dino Manuel

Um dos Interlocutores em conversa com o repórter comunitário na província do Cunene, Dino Manuel

A negligência e falta de bilhete de identidade ou fora do prazo de validade são os principais motivos apontados à nossa reportagem para não efetuarem a atualização do registo eleitoral. É o caso de Daniel Sapalo e Dorito Severino, ambos provenientes da província do Bié.
“Não me registei porque o meu bilhete ainda não saiu. Vim do Bié, para cá devido ao trabalho. Agora, estão a obrigar a tratar o cartão do munícipe ao mesmo tempo não tenho como tratar através do bilhete. Seria a primeira vez a votar”, lamentou Daniel Sapalo.

Já Dorito Severino garante que tem o cartão eleitoral, mas deixou na província onde reside, Bié, estando no Cunene com o propósito de encontrar trabalho.

“Já atualizei, graças a Deus, mas ficou e não consegui trazer comigo. Atualizei no Bié e não sei se vou conseguir voltar. Aqui está sendo meio difícil mesmo. Estamos aqui a um bom tempo”, contou.

Outros cidadãos alegaram falta de tempo, esquecimento do bilhete de identidade na vizinha província da Huíla, entre outros motivos, para a não participação processo eleitoral.

“Uma vez fui lá atualizar e estava muito cheio, então fiquei aborrecido e daí já não fui para lá mais. Seria a primeira vez a votar, disse António Kayumba.

Mário Candeeiro também fez o registo e não votará nas eleições em que seria a sua primeira participação. Mas admitiu que não o fez por “talvez falta de interesse”. O cidadão Manuel Junto disse que não fez o registo porque o horário de trabalho não permitiu. “Não atualizei, ficava no amanhã, amanhã, depois falei que hoje vou, depois o prazo acabou”.
Quando Romeu Manuel Paulo conseguiu regressar ao Lubango, sua terra-natal, colocou o bilhete de identidade e voltou a Ondjiva, “mas lá já não estão a admitir”. E disse que, “agora que já o tenho em posse, se me for permitido tratar o registo eleitoral, agradecia. E não é apenas eu, até os meus colegas que estão aqui”.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This