MWANGOLE FALA VERDADE “AS MAKAS NO CUNENE”

27.10.2022

AUTORIDADES TRADICIONAIS E SOCIEDADE CIVIL  NO CUNENE CONTESTAM NOMEAÇÃO  DE DOMINGOS TABI ADMINISTRADOR DO CUROCA

Por: Armando Chicoca

Segundo o regedor Canhendy, se a governadora insistir no nome de Domingos Tabi para Administrador do Municipio do Curoca “ o mais pobre de Angola”, a população decidiu  entregar os cartões de militância do MPLA á governadora Gerdina Didalelwa por não ter dado ouvidos as autoridades tradicionais locais. reunidos na manhã desta quarta-feira, os sobas, segundo o regedor Canhendy pedem a intersecção do PR João Lourenço neste conflito.

“Pedimos a intersecção do Presidente João Lourenço na solução deste conflito com a governadora Gerdina Didalelwa. Queremos a continuidade do Luhepo, melhorou as vias, visita os pobres, construiu escolas e centros de hospitais e ajudou o povo na agricultura”, reiterou.

Sociedade civil na província do Cunene pressiona a governadora Gerdina Didalelwa a dar resposta do pedido de impugnação dos sobas contra o novo Administrador Municipal do Curoca Domingos Tabí.

Advogado de carreira e defensor dos direitos humanos, Hailengue, afirma que o Administrador Domingos Tabi, ora contestado pelo povo, não tem mais nada a dar à sociedade.

“A governadora praticou um acto administrativo que pode fragmentar, acompanhamos as dinâmicas do antigo Administrador e nesta linha de pensamento nós achamos que há interesses inconfessos, porque o Administrador Tabi já não tem mais nada  que dar”, disse.

Hermenegildo Hailengue, membro da sociedade civil no Cunene reagindo disse que a exoneração do antigo Administrador do Curoca António Luepo e a nomeação de Domingos Tebi protestada pelas autoridades tradicionais, só pode ser justificada com objectivos inconfessos.

“Porque é que a Governadora não quer ouvir o povo, se a diretiva do partido MPLA diz que não devemos governar o povo mas governar com povo e para o povo, o povo está dizer que não quer o Administrador Domingos Tabi”, disse.

O engenheiro Jerónimo António, da câmara empresarial e também da Associação dos ambientalistas no Cunene disse que o protesto do povo deve ser ouvido e respondido.

“A voz do povo deve ser ouvida, não é preciso ser Dr. Ou Eng. Para ouvir a vontade do povo, de facto o povo está a contestar a nomeação de Domingos Tabi como Administrador do Curoca”.

Anselmo Leite, jornalista ao serviço da rádio Eclésia no Cunene, afirma ter debatido com os sobas protestantes, na passada segunda-feira.

“ No dia 17 estiveram cá cerca de 17 autoridades tradicionais a instar a Governadora, uma das insatisfações tem a ver com a exoneração do antigo Administrador António Luhepo”, salientou.

 Evane Saprinho, Directora do Gabinete de Comunicação Social do Governo da Província do Cunene prometeu reagir mas não colaborou, manteve-se em silêncio.

Uma fonte próxima do Conselho da Ordem dos Advogados afirma que Domingos Tabi enfrenta 6 processos de peculato nos órgãos da Administração da justiça no Cunene.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This