HUAMBO: MAIS DE DUAS MIL CRIANÇAS ESTUDAM EM ESCOLA PRECÁRIA

18.11.2022
As crianças com idade entre os 6 e 14 anos de idade são obrigadas a estudarem em péssimas condições da iniciação à 7ª classe, na Comunidade da Munda-Paiva, Província do Huambo, tudo porque às condições de ensino não foram criadas naquela comunidade a mais de 7 anos.
Por: Fonseca Tchingui

Alunos da 2ª classe na Munda

A realidade nua e crua foi constatada na localidade da Munda-Paiva, bairro periférico da cidade do Huambo, à 5 quilómetros do Palácio da Governadora Provincial Loti Nolika. Os petizes em declarações ao NFV exigiram das autoridades Governamentais locais a necessidade de construir uma escola em condições que acomode as crianças residentes na comunidade da Munda, segundo este pequeno que manifestou esta preocupação.

“Queremos carteiras, sentimo-nos mal devido a falta de salas de aulas condignas e carteiras, não temos professores suficientes”, reagiu o pequeno Delcio da 7ª classe.
A mesma preocupação foi manifestada pela classe docente que também reclama falta de condições de trabalho. Mauro Nyuka, é professor da 2ª classe, há mais de 7 anos partilha o conhecimento numa sala coberta de chapas de zinco e com uma turma de 67 anos alunos.
“De facto o que mais nos preocupa é o estado em que a escola encontra-se, temos muitas dificuldades tantos os alunos assim como professores, há 7 anos eu trabalho aqui nesta Escola, sou professor da 2ª classe, a minha turma tem cerca de 67 alunos, um número excessivo para o processo de ensino e aprendizagem mas fazemo-los para não deixar crianças fora do sistema de ensino”, lamentou.
Filomena Sara, é outra professora que há 11 anos dividi o giz com a poera igualmente numa sala coberta de chapas de zinco.
“Há 11 anos que trabalho aqui, a minha turma tem 74 alunos, lidou com este número na medida do possível, não tem como fazer a comunidade tem muita criança, é urgente que se construa uma escola para acomodar os pequenos porque nós trabalhamos em péssimas condições, no tempo de chuva, enfrentamos muitas dificuldades as crianças são obrigadas a irem para casa ou mesmo não virem à escola devido as condições que a escola encontra-se”, disse.
Solia Selende, Secretário Provincial do Partido de Renovação Social no Huambo

Solia Selende, Secretário Provincial do Partido de Renovação Social no Huambo

Solia Selende, Secretário Provincial do Partido de Renovação Social no Huambo, que visitou a comunidade depois do grito da população, criticou asperamente a situação em que se encontra o Complexo Escolar nº 4 Munda Paiva.

“nós viemos aqui para chamar ao governo, onde eles não conseguem chegar porque penso que eles não estão a ver o sofrimento deste povo, se tivessem visto sofrimento das crianças, futuros governadores, futuros políticos e futuros secretários provinciais não deviam continuar a estudar nesta escola de chapas de zinco, olha que a comunidade conseguiu erguer uma escola de 6 salas. Se houvesse uma competência séria de quem governa, na Munda até ao palácio são três quilómetros, como é possível aqui dentro da cidade ainda encontrarmos essas condições? Ganharam as eleições como eles dizem então devem olhar e acudir o sofrimento da comunidade, a próxima vou convidar as crianças cada uma com a cadeira dela, juntos vamos marchar até o palácio da governadora Loti Nolika, lhe mostrar as cadeiras que as crianças estão a usar, as crianças estão a fazer necessidades aqui na rua não há casa de banhos”, disse o político.
Hermenegildo Santanda, Director do referido complexo admite estar a enfrentar inúmeras dificuldades associadas a falta de salas de aulas, falta de água e casas de banho e corpo docente.

Hermenegildo Santanda, Director do complexo nº 4

“Estamos em crer que este ano o Programa de Integrado de Intervenção no Municípios “PIIM vai nos abranger a promessa foi feita este ano, de facto as condições são precárias. A escola matriculou mais de dois mil e setecentos alunos, repartidos da iniciação à 7ª classe, no universo de 32 professores divididos entre director, dois directores pedagógicos, Administrativos e uma trabalhadora de limpeza”, esclareceu.

Manuel Marques, é soba da comunidade Munda-Paiva, disse que as crianças realmente não têm carteiras “ é preciso que o governo construa uma Escola para apoiar as crianças desta comunidade que enfrentam muitas dificuldades em consequência da falta de escola, este pedido vai para o Presidente da República de João Lourenço, as crianças aqui na Munda Paiva querem escola para estudarem”, disse.
NFV, a partir da cidade do Huambo, Fonseca Tchingui, na edição e narração, coordenação de Armando Chicoca, apoios da NED e da Open Society, a verdade doí mas liberta estamos juntos.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This