Governador do Namibe exorta órgãos de defesa e segurança maior vigilância durante quadra festiva na província

23.12.2022

Os efectivos dos órgãos do ministério do interior e de empresa de segurança privada, foram chamados desdobraram-se mais para fazerem face aos distúrbios durante o período da quadra festiva na província do Namibe.

Por Fonseca Tchingui

Archer Mangueira, Governador do Namibe

Archer Mangueira, Governador do Namibe e coordenador da comissão provincial de asseguramento da quadra festiva, “denominado natal seguro” durante o acto provincial de apresentação e demostração de forças de defesa e segurança que decorreu na Unidade de Reacção e Patrulhamento, na centralidade da praia Amélia, cidade capital do Namibe, sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022, disse que é nesta fase em que as forças defesa e segurança, devem redobrar seus esforços para manter a segurança dos cidadãos Namibenses e de todos aqueles que visitam a nossa província.

“Avizinha-se a comemoração da quadra festiva que a partir da manhã entramos praticamente no período comemorativo de natal e do fim de ano, é um período em que as famílias encontram se, reúnem-se para festejarem e também é um período em que registamos muitos excessos, daí o nosso apelo vai a todos efectivos para garantirem a paz, garantir a tranquilidade, garantir a segurança das pessoas, não só do Namibe mas também aqueles que visitam a província”, disse.

Por seu turno Timóteo Francisco de Abreu Hilário, Delegado do ministério do Interior no Namibe e comandante provincial da polícia Nacional, durante a interacção com os efectivos de todos órgãos do MININT e de empresa de segurança privada, sublinhou que autoridade não é arrogância.

Timóteo Francisco de Abreu Hilário, Delegado do ministério do Interior no Namibe

“ Qualquer cidadão que venha na nossa província deve se sentir bem seguro e respeitado, agora se faltar respeito nós vamos impor a ordem, não pode haver desordem não havendo desordem, temos garantias de que a população se sinta bem na transição da passagem do ano. Arrogância não é autoridade, correm muitos vídeos nas redes sociais que as vezes chocam e ofendem os organismo mas não é por causa de um que mancha o organismo e nós não gostaríamos que o Namibe estivesse neste quadro”, alertou tendo acrescentado que aquele chefe que não quer falar com as suas forças, o chefe que acha que as suas patentes e sua função já é superior humanamente falando, tenho dito nas reuniões só é comandante porque tem forças e nós devemos respeita-las, a farda é do povo e da pátria sempre que estiverem nas vossas missões pensem nisso. “Somos humanos é óbvio que erramos mas podemos corrigir alguns erros”, disse o delegado.

Por outro lado a mais alta patente da corporação do ministério do interior no Namibe, deixou uma palavra de apresso a classe jornalística, que segundo o comandante também joga um papel importante na comunicação e informação das comunidades.

“Por isso que hoje temos os nossos colegas da comunicação social que também fazem um trabalho de maior impacto do que das forças”, considerou.

Participaram da formatura geral efetivos dos distintos órgãos do ministério do interior, efetivos de empresa de segurança privada, membros do governo da provincial, jornalistas de órgãos públicos e privados.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This