CARNAVAL 2023

26.02.2023

CARNAVAL 2023

Infelizmente, na tribuna de honra, havia muitos muitos lugares desocupados. Aquela situação é reveladora da pouca importância que os governantes angolanos dão à cultura angolana. Se fosse no Brasil, os convidados marcariam presença. Creio que não haveria lugares desocupados.

Por: José Carlos de Almeida (Pensador & Escritor)

Provavelmente, se fosse necessário, alguns convidados, sentar-se-iam na “baúca”. Deixo palavras de apreço ao Presidente da República, Ministro da Cultura e Turismo e ao Governador Provincial de Luanda por terem prestigiado o evento, marcando presença no desfile da maior manifestação cultural do País.

Analisando nosso carnaval, espero que se criem as condições para que, nos próximos anos, as músicas sejam cantadas ao vivo. A emoção ê diferente! Infelizmente, continuamos a assistir ao excesso de homenagem a Agostinho Neto, mas letras da músicas. Nós já não estamos na fase do “Carnaval da Vitória”, em que havia uma elevada carga política.

O carnaval dos nossos dias deve ser menos politizado na letras da músicas e nas alegorias. Parabéns ao Kiela que homenagearam “As Gingas do Maculusso”. Do ponto de vista organizativo, houve muita segurança. A comunicação social esteve bem, com cobertura de diversas empresas de comunicação social.

Grupos carnavalesco

Enalteço a qualidade da luz e do som. O grande constrangimento esteve relacionado com a exiguidade e as condições das casas de banho móveis. Que pena das senhoras e das crianças, sobretudo as género feminino! Nesta edição do Carnaval deste ano, os grupos aprestaram-se bem trajados, apesar das dificuldades financeiras que alguns enfrentam. Por conseguinte, é importante e urgente pormos em prática a “Lei do Mecenato”, que, ao que parece, é uma mera cábula das leis de outros países. Enalteço a SONANGOL, ENDIMA e CUCA, por terem patrocinado consideravelmente o carnaval, quer a organização, quer alguns grupos Espero que, nas próximas edições, haja mais figuras do conhecimento do público a dançarem o carnaval, na Marginal Sul. As escolas e a comunicação social devem contribuir para esse desiderato. Uma questão à parte, gostei imenso das tranças da Nadir Tati e da Hamiinata Feijó, ambas membro do júri. Até o próximo ano! Beijo e/ou abraços deste homem de cultura.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This