NAMÍBE: INAC E ACÇÃO SOCIAL EXIGEM ESCLARECIMENTO VIA JUDICIAL DO CASO DA MENINA VIOLADA, ABUSADA SEXUALMENTE E ESTUPRADA

26.02.2023

NAMÍBE: INAC E ACÇÃO SOCIAL EXIGEM ESCLARECIMENTO VIA JUDICIAL DO CASO DA MENINA VIOLADA, ABUSADA SEXUALMENTE E ESTUPRADA.

Sandra Somena, chefe do Departamento do Gabinete Provincial da Acção Social Família e Igualdade do Gênero, reagindo a publicação do “NFV”, disse que a família da menina visada não está sozinha como se pretende fazer crer.
” Estamos acompanhar o caso da menina violada sexualmente no Tombwa juntos com com o INAC e outros órgãos afins do Estado”, reagiu.

Por: Armando Chicoca (Silivondela)

O Namibe-Fala Verdade enquanto Associação Cívica que além da promoção da liberdade de expressão e de imprensa também promove a cidadania e direitos humanos na região sul, centro e Leste de Angola, colocou a disposição desta família dois Advogados ( Francisco Candjamba e Sebastião Assurreira) para assistência judiciária.

Nelson Walter, pai da vítima

O NFV está igualmente empenhado para encontrar um psicólogo que possa trabalhar com esta família que também ficou agredida psicologicamente com a detenção do pai da menina estuprada (Nelson Walter) por ordem de uma procuradora do Município do Tombwa em que permaneceu detido 3 dias, pelo facto deste ao não ter-se conformado com as ofensas morais proferidas pelo suposto estuprador ” Xavier Chano”, no mercado do Pinda-Tombwa ter-se atirado contra ele e quebrado o vidro da viatura

A sociedade civil no Tombwa e não só tem pressionado também fazendo valer a máxima do Presidente da República de Angola João Lourenço, segundo a qual:” ninguém é tão rico e poderoso ao ponto de ficar por cima da lei, Ninguém tão pobre ao ponto de não ser defendido pela lei”.
Os membros da sociedade civil insinuam por outro lado que a procuradora que decretou a detenção do pai da menina estuprada seja igualmente indiciada por uma queixa ao Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público para a responsabilização dos danos morais causados a está família com os excessos da Magistrada no Município do Tombwa.

Maria Arsénia, mãe da menina violada

Quanto a assinatura das declarações da senhora Maria Gloria Arsenia, mãe da menina violada, resultantes da acariação promovida pelo procurador Ribeiro Isaias, sem ter permitido que a mesma lê -se antes de assina-las, exercício feito apenas na presença do acusado e seu advogado assistente, está a criar o sentimento de desconfiança de favorecimento ao acusado, e tentativa de sonegar e abafar este processo.

O Padre Verdete Ribas que acompanha milimetricamente este processo de violação sexual e consequentemente de forma continuada abusos sexuais a esta menina menor de 14 anos condenou a detenção de Nelson Walter na qualidade de pai da menina estuprada.
“Além da mágoa pelo suposto acto de estupro a filha agora o pai vai para cadeia por ter quebrado os vidros do carro do presumível estuprador? O vidro do carro paga-se e a virgindade da filha para nunca mais”, reagiu o sacerdote.
A polícia e a PGR são os culpados pelo segundo senario e não deviam ter moral de prender o pai da menina porque não se acautelaram deste cenário enquanto era previsível acontecer. Soltem já e agora da cadeia o pai da menina estuprada”, reação do Pé Verdete.
Três dias depois da procurador (…) que decretou a detenção de Nelson Walter via telefone aos policiais do DIIP no piquete viria solta-lo obviamente com a intervenção do Advogado Francisco Candjamba, um dos poucos juristas no Namibe entregues a advocacia com o sentido de ajudar os cidadão em situação de pobreza em busca da justiça, portanto sem olhar no dinheiro.
Os próximos dias prometem, a máscara de tentar tapar o sol com a peneira poderá cair a bem da justiça na província do Namibe.
Namíbe peça por morosidade de processos em que há mãos invisíveis de outra parte, eu também sou vítima destas injustiças na justiça da nossa praça! Tenham vergonha.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This