“SAVIMBISTA” DE LUANDA SOLTO SOB “TIR”

29.03.2023

Seguidor  de Savimbi em Luanda solto mas continua humilhado com a medida de coacção “de 15 a 15” no SIC, aplicada pela PGR

Por: Armando Chicoca Silivondela”

Nascente Sapalo dos Santos, também conhecido por novo Savimbi, que nos últimos dias tirou sono às autoridades de Luanda com o seu carácter gestuoso e uniforme semelhante ao do líder fundador da UNITA, Jonas Malheiro Savimbi, detido na passada quarta-feira,22, foi terça-feira,28, liberto pela PGR mediante o termo de identidade e residência.

 Segundo o Advogado de defesa, Sebastião Assurreira, a medida de coacção aplicada ao “novo Savimbi” prevê a obrigação de Nascente Sapalo dos Santos, a apresentar-se quinzenalmente ao SIC. Mas um erro de palmatória dos órgãos de administração da justiça neste caso, reagiu o seu Advogado Sebastião Assurreira, que lamenta existir no país actos abusivos contra os direitos de cidadania e o mais grave são os próprios órgãos da justiça a cometer estás flagrantes violações.

Sebastião Assurreira, Advogado de defesa

“O SIC voltou a alterar o suposto crime, já não é o uso indevido da farda ou a imagem e gesto do Dr. Savimbi, já não se fala mais da segunda acusação que era acto de rebelião, ontem recorreram ao crime de incitamento a violência”, reagiu “Vários artistas usam a farda e patentes que quiserem e nunca houve problema. Para dizer que existem dualidades de critérios, uns podem e outros quando o fizerem são considerados criminosos.

“Este é mais um crime de pendor político, porque o jovem se calhar tem simpatia pela UNITA e foi detido pela farda que ele próprio criou e a constituição da República de Angola, prevê e defende que haja criação artística, entendo eu que estamos perante o pendor político porque de crime, não há nada e acusação a violência é um crime absurdo”, esclareceu.

A coacção aplicada pelo procurador foi altura por identidade de residência devendo Nascente, apresentar-se obrigatoriamente de 15 em 15 dias ao SIC, uma forma de humilhação, infelizmente, é o país que temos, onde as ordens superiores continuam a imperar, a impor a sua vontade violando a lei”, realçou Para o Advogado Assurreira, o SIC voltou a cometer erros de palmatória com detenções irreflectidas, com acusações irreflectidas, que não coadunam com o comportamento da pessoa em causa.

O Advogado de defesa realçou ainda que conversou com alguns profissionais do SIC que peremptoriamente manifestaram estar envergonhados com isso enquanto quadros formados e especialistas do SIC porque no entender deles também não havia nenhum crime, parafrasear palavras que o líder da UNITA usava isso era normal e não é crime. Apesar do entendimento lógico destes profissionais do SIC, o director desta instituição achou por bem dele, alterar o tipo de crime.

Nascente Sapalo dos Santos, Vítima de perseguição política

“O director do SIC anteontem pediu que se alterasse pela terceira vez o tipo do crime, por isso que o Nascente Sapalo dos Santos ,não foi ouvido no dia previsto e só ontem terça-feira foi ouvido e aplicado o TIR como medida de coacção, frisou “Interagimos com o instrutor Pedro, que nos confirmou que a acusação já não era de rebelião mas lamentavelmente de incitação a violência”, concluiu.

Nascente Sapalo dos Santos voltou no seio da família mas a solidariedade dos amigos, jovens de outros bairros de Luanda, é maior admitindo que no dia do julgamento do Savimbi de Luanda a polícia poderá ter trabalho grande para conter os ânimos de cidadãos que vê a detenção deste jovem como humilhação dos cidadãos na liberdade de expressão, artística e não só.

O Namibe-Fala Verdade continua a envidar esforços para ouvir o Nascente já em liberdade e a mãe bem como os colegas taxistas que durante uma semana ficaram privados do novo Savimbi de Luanda.

 

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This