NAMIBE: SOCIEDADE CIVIL CONTRIBUI NA ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO E REPRESSÃO DE COMBATE CORRUPÇÃO EM ANGOLA

27.04.2023

O fórum de auscultação pública realizado nesta quinta-feira, 27 de Abril de 2023, no auditório do Instituto Superior Politécnico Privado Gregório Semedo, da iniciativa da casa civil da presidência da república de Angola, que na qual integram os sectores da justiça, IGAE e PGR, visa fundamentalmente erradicar este mal no seio da sociedade com realce para os gestores públicos.

Por: Armando Chicoca

Anica de Sousa, Vice-Governadora para o setor político, económico e social nas vestes de governadora em exercício do Namibe, disse que a corrupção é um mal endémico produtor das desigualdades e desiquilibrios sociais, da pobreza e até mesmo da falta de qualidade na prestação de serviços públicos.https://fb.watch/kapdZ_TOJ2/

Anica de Sousa, Governadora em exercício do Namibe

“Estes fenómenos são altamente complexos, porém presentes de forma discreta em quase  todas realidades do mundo. Por esta razão, é nos exigido a adopção de postura e comportamentos não tolerantes ou coniventes com actos de corrupção”, concluiu.

Wilson Vilengalenga, Delegado da Justiça e Direitos humanos-Namibe

No gráfico ilustrativo do envolvimento dos paises africanos, segundo Wilson Vilengalenga, Delegado da Justiça e Direitos humanos, um dos membros organizadores do fórum disse que Angola está bem posicionada em relação a outros pais Africanos e muitos destes tidos como estagnados nesta empreitada de combate a corrupção.

“Este é um documento de capital importância que neste momento devemos considera-lo ainda como  um projecto inacabado, que precisa de facto de ser enriquecido. daí a nossa presença nesta sala para acolhermos as propostas de estratégia e alguns comentários em jeito de contribuição”, esclareceu.

Isvandra  Sebastião, procuradora titular em exercício  no Namibe

A magistrada do Ministério Público titular em exercício  no Namibe, Isvandra  Nunes Sebastião, disse que o anti-Projecto a ser enriquecido com as vossas sugestões realça a  capacidade técnica e tecnologico dos quadros a serem envolvidos nesta empreitada de prevenção e repressão de combate a corrupção.

“Temos também como objectivo, por força da capacidade humana, técnica e tecnológica, o enquadramento de pessoas especializadas na máteria sob ponto de vista técnico para darmos   respostas mais  céleres e seguras neste combate à corrupção”, frisou. https://fb.watch/kapfAb0G3o/

O ante-projecto prevê também  no domínio da prevenção a criarção de mecanismos de protecção aos denunciantes, testemunhas e arguidos. neste quesito,segundo Adilson Inácio João, Inspector Geral do IGAI no Namibe.

Adilson Inácio João, Inspector Geral do IGAI no Namibe

” Constatou-se que isto também tem estado a prejudicar o combate a corrupção, as pessoas receiam denunciar por conta das represárias. Já neste anti-projecto preve-se o incentivo a cultura da denuncia”, infatizou.

Os intervenvientes, ao fórum foram unanimes que o combate a corrupção deve constar dos curriculo s escolares, deve-se criar condições de trabalho e promoções ao nível dos órgãos da administração da justiça como factor moralizador no combate a corrupção.

“Não é bom que apenas assistamos a melhoria das condições de trabalho no SIC,PGR e Tribunais apenas em Luanda. Que haja um esforço no sentido de que não haja escolhas, todos os culpados independentemente do grau parentesco ou militância no partido MPLA tenham o mesmo tratamento sem exclusão, o lugar dos corruptos é na cadeia”, disse um dos participantes. https://fb.watch/kapcChiJUE/

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This