QUE ILAÇÕES PODEMOS TIRAR DOS ATAQUES “GRATUITOS” CONTRA JUIZ PRESIDENTE DO TRIBUNAL DO NAMIBE DOMINGOS TCHINGOMA?

25.04.2023
No último nosso artigo de opinião realçamos que o Juiz Presidente do Tribunal do Namibe pode ter sido vítima de uma cabala inconfessa em relação a uma suposta denúncia que tinha sido publicitada na pagina do Facebook do activista Celson Capote, ” Embaixador do Povo” 24 horas antes da publicação  do mesmo artigo na pagina da Joana Clementina.

Por: Armando Chicoca cp 217

[email protected]” (923171315)

Esta publicação na minha opinião pessoal parece estar mais preocupada em sujar, conspurcar ao “assuntar” e comparar o supremo tribunal e o Juiz Conselheiro Presidente do Supremo Tribunal  Joel Leonardo com o Juiz Presidente do Tribunal do Namibe Domingos Tchingoma, e a gestão financeira deste Tribunal local.

Ataques nas redes sociais contra juiz Domingos Tchingoma

Para a infelicidade do articulista, discretamente criou técnicas de mobilização de sentimentos as pessoas menos atentas para se atirarem contra a imagem do Juiz Tchingoma buscando palavras como: ” os 79 milhões de Kwanzas gastos serviram apenas  para a colocação de lâmpadas e chaves (…) e nada mais. O articulista anexou cópia creio da saida de caixa para justificar a movimentação financeira. Também para mobilizar os corações dos menos avisados buscou-se a figura da empresa de um dos supostos empreendedores contratados para os devidos serviços prestados com algum desprezo  como se  esta empresa estivesse proibida de vender produtos, quando na verdade e enquanto empreendedor com direitos fiscais pagos, nas instituições do estado tem os mesmos direitos que tem as outras empresas.

Num país onde tudo parece estar organizado em grupos de malfeitores, quando surge um elemento fora do alinhamento dos objetivos e do objecto social malicioso, tribalista ou regionalista e sobretudo quando se trata de alguém de origem umbundo e de origem da família não exposta politicamente é combatido discriminadamente até a exaustão.
Por vezes, os chamados activistas que nada de activismo têm, (porque o activismo tem a ver com a liberdade de consciencia, valores, dignidade, conhecimento, caracter e não “boca de aluguer dos famintos em troca de mata-fome por via de corrupção”), são arrastado para com a sua coragem para fazer-se passar ou assumir a titularidade do  projecto malicioso inocentemente como este, só assim se pode compreender a publicação destes artigo na pagina de activista prometendo alguem lavar a cara nos dias subsequentes..
O bjectivo dos mafiosos é tirar do caminho aqueles que no exercicio das suas funções marcam a diferença e não se entregam aos apetites malignos, constituindo-se deste modo oposição daqueles que querem vida fácil.
Depois dos ensimentos na catequeze católica em 1968 pelo irmão da minha mãe, o catequista José da Costa Somakonjamba, no tempo colonial na Embala de Galangue, cuja a chama deste velho catequista  ainda prevalece na continuidade e seu filho Jacinto Chimuku no bairro 5 de Abril, aprendi e sempre faço  recurso a lamentação de Jesus Cristo quando ao olhar para o seu povo a ser enganado disse: “O meu povo sofre por falta de conhecimento”.
Esta máxima continua actuante, muitos continuam escravos da mentira, sobretudo alguns dos chamados activistas no sul de Angola, sobretudo no Namibe são recrutados para denegrir este ou aqueles e pagos pelo serviço encomendados, uma especie de “bandidagem cybernética” e eles num gesto de mercenários amadores sentem-se stisfeitos pelo trabalho prestado e pela recompensa que recebem, como se de “Maria vai com eles” .
 Ninguém está proibido de alcançar o lugar de Juiz Presidente, ninguém está proibido fazer lobbys para que o seu parente alcance cargos de relevancia no Tribunal do Namibe e amanhã seja visto como promotor e respeitado como tal. A ser esse entendimento pelo que O Juiz Domingos Tchingoma, um dos jovens bem conhecido, respeitoso, de trato facil, ex-seminarista respeitavel sofre estes ataques, as pessoas amantes do bem só  lhes resta dizer que temos dúvidas, este homem pelo que conhecemos dele não é capaz de chegar até aí, visitem os tribunais do Namibe se só têm lampadas e chaves, quanto custa um aparelho de ar condicionado existente um pouco em todos compartimentos, computadores e secretárias.
Não há razões de se expor o homem desta forma, se tratar-se de denuncias enviem ao Conselho Superior da Magistratura Judicial e quando assim acontecer, este órgão disciplinador manda  para  o Namibe  a comissão de averiguação e esta se apurar a veracidade factual obviamente que o presumivel prevaricador responderá na comissão de disciplina para o efeito.
Nos próximos tempos quase que nas provincias todos os Juízes terão chance de serem  tambem Juízes Presidentes por força da rotatividade de 37 meses a 37 meses para cada mandato de cada um dos Juizes Presidentes, todos terão chance e não há necessidade de alguns Juizes por serem filhos da terra e outros pelo tempo criarem artifícios mafiosos para atingirem lugares.Todos sabemos do que se passa, inclusive os encontros entre amigos e se quisermos poderemos nos proximos dias destapar a panela e fazer cair a máscara.
Nada pior se não a traição e a intriga, dizia o Padre Pio Wakussanga: ” anda devagar meu filho, procura ajuda de Deus para não tropeçar, fora disso não chegas la”.

Ataques na redes sociais contra juiz Domingos Tchingoma

Em qualquer sociedade, quando um grupo fica por muito tempo e cria o ciclo vicioso, quando aparece alguém com a ideia de honestidade e na visão deles estraga o pão, estes por seu turno e de forma mafiosa usam todos os recursos para ver se o homem do bem cai no descrédito.

Os ataques ao Juiz Presidente Domingos Tchingomba, no Namibe deve servir de reflexão para todos membros da sociedade namibense, não é normal  o que temos vindo a acompanhar nas redes sociais onde  alguns supostos activistas vulgarmente “bocas de aluguer”  pedem ao chefe do executivo João Lourenço a exoneração de Archer Mangueira, do cargo de Governador do Namibe numa altura que o asfalto chegou nos bairros, cersceu o número de escolas para tirar crianças nas capelas, melhorou-se o atendimento dos cidadãos em todas instituições do estado, água nos bairros, há projectos em execussão de promoção a actividade  agrícola nas comunidades bem como aproximação dos serviços junto das comunidades, as denúncias de pessoas com doenças complicadas no seio das comunidades são atendidas com urgencia que se impõem com o devido  resgate das vitimas e tratamentos em Luanda com intervenção direita dos técnicos de saúde e com tudo pago pelas autoridades governamentais locais ao contrário de outras provincias e sobretudo no Cunene.
Os inimigos do bem  muitos deles fazem-se passar por amigos, quando querem  acabar com a carreira de alguém e para o efeito usam  a mídia, lobbys junto de superiores hierárquicos para que a carreira de alguém termine de forma prematura.
Qualquer dirigente político ou administrativo assim como figuras públicas de outros sectores sociais, poderão ser atacados sempre que os algozes assim o quizerem.

Armando Chicoca, jornalista

Todos nós (Armando Chicoca) sofremos cabalas nas reuniões secretas na Bibala, Munhino, praia Amélia e noutros encontros, já fomos tratados agentes da CIA, de Savimbistas, os computadores foram roubados inteligentemente, alguns dos  supostos ladrões foram instigados a nos queixar no tribunal cível em como não pagamos os seus salarios até aqueles que foram expulsos pelo furto e outros abandonaram o trabalha ha 45 dias. Como se não bastasse sabemos que alguns destes inclusive foram premeados passar férias no Huambo e coagidos a  foragirem-se do Namibe, agora estamos a suportar o furto dos nossos telemoveis . Os agentes do mal quando querem fazem, mas não terão sucesso porque nós somos fortes no espirito, portanto o corpo pode ser atacado mas o espirito esta sempre de pé.

Trabalha, não se desanime, os pobres e os cidadãos honestos no Namibe sabem o quão justo e honesto é o Juiz Domingos Tchingoma. Eu não sou sua fanilia, nao sou seu amigo, nunca tive seus favores e se calhar mal me conheces, mas reafirmo que os pobres e os cidadãos honestos conhecem o quanto tens feito em prol deste povo que nunca teve razão neste Tribunal.

Quando estive preso por conta do Juiz Presidente António Vissandula e o governador Manuel de Boavida Neto com a benção “estúpida” do Arcebispo Dom Zacaria Camwenho, há 13 anos, lembro-me que o Padre  Francisco Tchipa terá ido a Cadeia da comarca do Namibe rezar para mim. De  cabeça erguida e inspirado pelo Espirito Santo  o reverendo padre acompanhado por um grupo de ex-seminaristas rezou e de seguida impôs a mão sobre a minha cabeça e disse: ” Não se arrependa pelo bom trabalho que tem feito a favor das comunidades sofredoras. Foi assim ontem com o Jesus Cristo, e é assim hoje com os seguidores de Jesus, aqueles que plantam o amor e sofrem com o povo. Bem aventurado quando forem perseguidos por praticar a justiça. Para terminar disse mais: ” Não haverá democracia em Angola sem Martírio”. Lagrimejei de alegria e ganhei uma força espritual. de seguida entrei em jejum durante dois dias e as minhas refeições que vinham de casa ofereci aos meus irmãos e colegas da cadeia”.
Resumidamente, meritissimo Juiz Tchingoma, senhor Governador Archer Mangueira, amigo Director Zonza Puissa, colegas jornalista vitimas dos assaltos e outras intimidações e todos que sofrem ataques por praticarem o bem aos pobres, não vos abaleis pelas bocas torpes, não vos incomodeis com os ataques gratuitos de baixo, continuai fazendo o bem nesta diversidade de pensamento. Deus vai abençoar e dará a cada um segundo o que fizer a favor do povo sofredor. Se eu desapaixonadamente vejo o que fazem de bom, o que diz o povo, sobretudo o nosso Deus?Estamos juntos! Armando Chicoca “Silivondela” XXV.IV.MMXXIII

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This