CRESCE ONDA DE VIOLÊNCIA NO NAMIBE

29.05.2023

Nos últimos tempos, a cidade capital do Namibe tem sido alvo de casos de violência, traduzidos em agressões físicas por pessoas que fazem justiça por mãos e agentes policias que fazem extorsão aos cidadãos, sobretudo os mototáxistas com empregue de agressão física.

Por: Fonseca Tchingui

Os casos mais recentes têm a ver com a suposta agressão física de que foi vítima o radialista do Namibe Wilson Belchior Kaneculo, na passada quinta-feira, 25 de Maio de 2023 nas mediações do hospital materno infantil.

Wilson Belchior, radialista

O silêncio do Serviço de Investigação de Criminal do Namibe, em não esclarecer o caso 4 dias depois dias, concomitantemente a rádio Namibe que não emitiu nenhum comunicado para aferir o estado de saúde do mesmo face a simpatia que granjeou no seio das comunidades tem levantado questionamentos e acesos debates, pois os jovens querem saber o estado de saúde do jornalista da rádio Namibe, Wilson Belchior Kanekulo, evacuado para o hospital central do Lubango face a gravidade.Os namibenses exigem igualmente justiça contra os supostos prevaricadores que se presume ter envolvimento de três femininas ainda não identificadas.

Outra questão não menos importante tem a ver com o elevado caso de mototáxistas extorquidos pelos agentes da polícia nacional nas ruas da cidade capital do Namibe e alguns deles com empregue de agressões físicas.

https://fb.watch/kQptJ9axTE/

No passado domingo, 28 de Maio, no controlo do quilómetro 26 junto a estrada nacional 280, Namibe-Lubango pelo menos 8 mototáxistas foram alvos desta acção vergonhosa da polícia, exigindo dinheiro com empregue de agressão.

O agricultor do vale do Giraul, António Cassua inconformado com o que viu, ligou para o piquete do Namibe-Fala Verdade denunciando o que estava a ver naquele local.

“É preciso que alguém põe a mão nisto. Não é justo agredir os jovens que circulam com as suas motas, não roubaram e alguns deles são fazendeiros agredidos e ameaçados com tiros”, disse.

“Não queremos mais ouvir tiros devido as motas, a guerra terminou, estamos em paz não queremos mais ouvir tiros”, reagiu denunciando que há quatro dias o seu sobrinho que vinha da fazenda do Piambo foi igualmente vítima destes excessos.

Muito recentemente um jovem mototáxista procurou os serviços do NFV para denunciar que há 5 minutos tinha sido extorquido três mil kwanzas, por um patrulheiro policial HZ branco defronte a paragem dos mini-autocarros.

 Sebastião Assurreira, Advogado

Sebastião Assurreira, Advogado e vice-presidente da Associação Cívica NFV, na área de direitos humanos e cidadania, disse que é urgente que as autoridades locais investiguem e responsabilizem os presumíveis actores destes actos bárbaros. A cidade capital do Namibe de um tempo a esta parte foi calma e não faz sentido este ambiente de agressividade e justiça por mãos próprias.

“Dizer que no Namibe esta é uma situação nova e as autoridades devem por cobro nisto, porque se não virá agravar. A província do Namibe, é considerada terra felicidade então a população deve se aconselhada em não optar fazer justiça por mãos próprias ”, exigiu.

Quanto aos jovens mototáxista vítimas de agressão, Assurreira, disse que os mesmos devem criar uma associação a fim de defender os seus direitos.

“Com esta onda de agressão que a Polícia tem efectuado, se os agentes estão localizados e se conhecem sua unidade deve ser uma participação ao SIC, no sentido de serem responsabilizados. Os agentes da polícia devem ter uma actuação de proximidade ”, disse.

Barnabé Tulumba, docente

Barnabé Tulumba, docente e empreendedor, disse que a cultura de violência tende a ganhar contornos insustentáveis a medir pelo número de casos registados de janeiro até a presente data.

“Estamos numa situação preocupante, alarmante, bastante grave e carece de todo um cuidado daqueles que são os nossos dirigentes. Nós temos o Namibe como uma referência a nível nacional no que toca a tranquilidade e quando situações de género ocorrem vem aqui beliscar a característica da nossa cidade, porque a nível do País nós somos tratados como sendo uma província humilde. Temos que fazer uma pressão aos órgãos de justiça, começando pelo SIC, na minha modesta opinião é tanto quanto complicado compreender quando um jornalista é espancado e ninguém diz nada até hoje”, criticou.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This