NAMIBE ONTEM NAMIBE HOJE EM DEBATE NO MWANGOLÊ FALA VERDADE

25.06.2023

Convidados do Mwangolê Fala Verdade, relembram feitos do antigo presidente da câmara de Moçâmedes Raul Radish Júnior na defesa da negritude.

Por: Fonseca Tchingui

O espaço “Mwangolê Fala Verdade”, as quarta-feira, debateu á 21 de Junho de 2023, relembrou os feitos do presidente da Câmara Municipal de “Mossamedes”, Raul Radish Júnior, na era colonial um dos grandes defensores da negritude.

Ildeberto Mangueira, sociológo

Depois do seu passamento físico na Inglaterra onde terá submetido a intervenção cirúrgica no crânio, fruto do incidente num dos jogos de futebol em que ele foi guarda-redes, os autóctones e a classe assimilados, naquela altura pediram para que Raul Redisch Júnior, primeiro Presidente da Câmara Municipal de “Mossamedes” fosse sepultado na sua terra e diante do povo a que ele defendia.

Ildeberto Mangueira de 80 anos de idade e o seu confrade Sidónio Gabriel falaram dos feitos de Radish Júnior.

Raul Radis Júnior, foi uma das personalidades da era colonial que mandou acabar com os assassinatos que eram feitos na fortaleza São Fernando, hoje base naval da Marinha de Guerra no Namibe.

Já Ildeberto Madeira, de 80 anos de idade, natural do bairro facada, cidade capital do Namibe, também recorda com nostalgia o trabalho feito pelo escritor Eduardo de Carvalho sobre a cultura e valorização da identidade dos autóctones do subgrupo herero, que segundo o nosso entrevistado devia merecer atenção de todos angolanos, por aquilo que fez em prol do Namibe e dos angolanos.

Sidónio Gabriel com a sua veia revolucionária disse que ainda na era colonial já esteve detido nas instalações da fortaleza São Fernando por ter agredido dois agentes policiais colonialista.

Os dois anciãos relembraram também de coisas boas e feias daquela época.

Sidónio Gabriel, Ancião

O referido debate decorreu no jardim milionário que no passado chamou-se avenida praia do bom fim e actualmente avenida Eduardo Mondlane, conduzido pelo jornalista Armando Chicoca em que o ancião Sidónio Gabriel defendeu a necessidade de passar a chamar-se avenida da paz, no âmbito da requalificação da parte velha da cidade capital do Namibe, pelas autoridades da província.

Afonso Nganga, da comunidade mucubal no Namibe, manifestou-se preocupado com a ausência de políticas públicas inclusivas na província.   https://www.facebook.com/namibefalaverdade/videos/783732316827063/?mibextid=rS40aB7S9Ucbxw6v

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This