NAMIBE: TAXISTAS E MOTOTÁXISTAS EXIGEM NOVA TABELA DE PREÇO FACE AO LITRO DA GASOLINA

15.06.2023

Quinhentos taxistas e alguns mototáxistas na província do Namibe, decidiram nesta quarta-feira,14 paralisar a actividade de táxi por tempo indeterminado.

Por: Fonseca Tchingui

 Durante o espaço “Mwangolê as quartas-feiras”, do NFV, realizado e apresentado pelo jornalista Armando Chicoca, defronte ao parque dos mini-autocarros, na cidade capital do Namibe.

 PRIMEIRA PARTE

Cipriano Mateus, Presidente da Associação dos Taxistas locais, disse que a paralisação do serviço de táxi, nesta quarta-feira, 14 Junho de 2023, é consequência da subida da gasolina de 160 para 300 kwanzas por litro.

Cipriano Mateus, Presidente da Associação dos Taxistas locais

“Paralisação do serviço de todos taxistas do Namibe, resulta de um encontro de concertação que tivemos ontem com o governador do Namibe, que infelizmente não teve consenso, face a pressão dos filiados.

O responsável dos taxistas disse que em menos de uma semana, associação reuniu três vezes com governo local no sentido de reajustar os preços da corrida.

“Nós só vamos levantar a greve se haver uma negociação, negociação que nós queremos é uma negociação pacifica, onde deve haver entendimento entre os taxistas e mototáxistas e o Estado, já que a gasolina subiu, nós deixamos as nossas propostas de preço para o casco urbano 300 kz, para o Tombwa 2000, para Bibala 3000 kz, para Lucira 3500kz, mas a negociar”, sugeriu.

Aquele responsável disse ainda que Mototáxistas e taxistas manifestaram-se desapontados com a versão dos cartões, que na sua óptica não terá eficácia na sua vida.

“O que deixa inquieto muitos dos nossos associados é o número insuficiente de cartões apresentado pelo executivo local que não chega para todos.

Taxistas no Namibe

Paralisação do serviço de táxi na cidade capital do Namibe já tem um impacto negativo na vida de muitos cidadãos na província, segundo o jovem João Carlos, estudante, que foi obrigado andar a pé para ir a escola.

“Estou aqui parado não há táxi, porque o combustível subiu e os taxistas estão a fazer greve, está difícil circular”, lamentou.

Outros exigem a intervenção do presidente da República João Lourenço neste quesito, porque o povo está mesmo a sofrer com subida vertinhosa do litro da gasolina.

SEGUNDA-PARTE

“O meu carro está aqui parado hoje, não fui ao trabalho porque estamos em greve, devido a subida da gasolina.  Nós queremos mais falar destes tais cartões porque já é muito tarde, queremos estes cartões. Queremos que a corrida de táxi fique fixado no valor de 250 kz, e nós continuemos pagar a gasolina no valor de 300 kz.

TERCEIRA-PARTE

Governador do Namibe, Archer Mangueira, no encontro com membros das Associações

Lembrar que o Governador do Namibe, Archer Mangueira, reuniu duas vezes consecutivas com os distintos membros das Associações e o último encontro que decorreu na casa das Associações desportivas, ter-feira, 13 de Junho, não teve consenso. Mas o NFV, sabe de fonte segura, que um total de 1513, taxistas e mototáxistas licenciados na província do Namibe, até esta terça-feira, 13 de Junho, já tinham sido entregues 705 cartões aos Kupapatas, um número que deixa inquieto esta franja da sociedade, sendo que: “109, foram entregues no município piscatório do Tombwa, ao passo que no município da Bibala foram entregues 250 cartões e o município sede do Namibe recebeu 346 cartões, nesta quarta-feira, 14 de Junho de 2023.  https://fb.watch/laPIx5wF8d/  https://fb.watch/laPKqAjreW/

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This