MULHERES PEIXEIRAS NO NAMIBE QUEREM NEGOCIAR COM AUTORIDADES LOCAIS SOBRE MERCADO DO PEIXE DE VOLTA

14.07.2023

Várias Mulheres Peixeiras no Namibe levantaram suas vozes exigindo diálogo com as autoridades governamentais visando negociar em definitivo o caso mercado do peixe no Namibe.

Falando para o “Mwangole Fala Verdade” as quartas-feiras no espaço do NFV, no passado sábado,8 de Julho, as mulheres peixeiras, exigiram das autoridades governamentais locais, a reposição do mercado de peixe , destruído pelo governo há mais de 4 anos.

“O mar é a nossa lavra onde sai tudo para manter a vida nos nossos lares, logo, precisamos apoios do governo quer na orienta e constituição de cooperativas da mulher zungueira de peixe quer ainda no apoio a incentivos financeiros para o negocio de peixe.

Na conversa que o condutor do espaço Mwangole,Armando Chicoca, manteve com a primeira interlocutora( peixeira) Maria Ana, 38 anos de idade quinze dos quais dedicados ao comércio ambulante de peixe, único sustento da sua família,disse: “esse negócio do peixe é onde estamos a criar os nossos filho,se querem nos tirar aqui no porto, não vai dar. E nós também, aqui não queremos petróleo.O nosso mercado partiram já, e, nós queremos o nosso mercado, senão nós aqui na rampa nós não vamos sair,era só isso”.

PRIMEIRA PARTE

Maria Ana clama pelo apoio do Estado para a criação de uma cooperativa das mulheres peixeiras.
A entrevistada do NFV refuta a ideia de serem transferidas para a Praia Amélia, por razões que não especificou.

” Eles já não querem que nós vendemos aqui. Querem nos chotar para irmos vender na Praia Amélia, é muito distante.Ja Eugênia Eusilva,aconselha aquelas que fazem da prostituição o seu ganha- pão a enveredarem pelo negócio.

“Essas mulheres devem vender como nós,porque é muito importante. O nosso governador deve fazer o nosso mercado para não zingar mais na estrada porque é um risco”, disse.

O jovem Julião Mateus que acabava chegar do mar era visivelmente satisfeito com os índices de captura da espécie sardinha e, apelou outros jovens a se absterem de práticas nefastas e optarem por actividades significantes.

SEEGUNDA PARTE

” Tem desporto, podem se refugiar ali, para fugir da delinquência”, aconselhou.E a peixeira Augusta Januário disse que a exploração do petróleo no Namibe poderá afectar o seu negócio.”

Se explorar o no petróleo aqui na província do Namibe nós estaremos mais como peixeiras , porque dependemos daqui,’ aconselhou.

O projecto de requalificação do porto do Namibe pode estar na base da pretensão de o governo transferir as peixeiras para
Praia Amelia. https://fb.watch/lMJa651euZ/?mibextid=qC1gEa

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This