NFV FORA D` HORAS 26-07-2023

27.07.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUARTA-FEIRA, 26 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TITULOS.

1-Serviços Veterinários no Tombwa tem um défice de sete técnicos e meios rolantes.

2-Abuso de autoridade diz SG do Sindicato de Jornalistas angolanos sobre destruição de conteúdos informativos do jornalista Anselmo Leite no Cunene.

3- Exploração de Nióbio desaloja mais de quatrocentas famílias em Quilengues e ACC manifesta-se preocupada.

4-Cidade capital do Namibe completa 174 anos de existência e o Sociólogo Ildeberto Madeira, diz não vamos homenagear o nome colonialista.

5-Jovens no Cunene, querem diálogo com presidente da República João Lourenço.

Nós somos à rádio On-line NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, Fonseca Tchingui, editou, eu sou Dino Manuel, a partir da cidade de Ondjiva, província do Cunene, apoios do NED e da Open Society.

Ildeberto Gaspar Madeira,Sociólogo

A cidade capital do Namibe, actualmente denominada “Moçâmedes”, nome reinstituído pelo então governador do Namibe Rui Falcão, em 2016, depois de vários anos ter sido chamado Namibe, na década 80, durante a vigência do então comissário provincial do Namibe, Faustino Fernando Muteka, assinala 174 anos de existência no próximo dia 4 de Agosto. Toda informação com o jornalista Fonseca Tchingui. Por cá várias actividades culturas e recreativas estão marcadas para assinalar a data da fundação da cidade capital do Namibe, segundo a directora municipal da cultura, ambiente e turismo, Adriana Albuquerque. Para o Sociólogo Ildeberto Gaspar Madeira, muito recentemente, não podemos continuar a homenagear bandidos colonialistas em detrimento dos filhos desta que lutaram para independência do País.

Já a professora Rosa Cruz e Silva, antiga ministra da Cultura, em Angola, relembra a história da resistência do povo cuvale, durante a colonização. Mas adiante, Rosa Cruz e Silva, disse que não vê razões da existência do nome Moçâmedes, porque o mesmo homenagear antigos colonialistas portugueses. Cidade capital do Namibe, celebra 174 anos de existência no próximo dia 4 de Agosto desde que foi fundada em 1849.

Membros da Administração domunicípio de Quilengues

No município de Quilengues, província da Huíla, está decorrer estudos de prospensão para a exploração de Nióbio, na localidade da Bonga, a cargo de uma empresa Chinesa-angolana denominada Niobonga. A Associação Construindo Comunidades manifesta-se preocupada com o tema de indemnização dos autóctones, segundo disse Domingos Fingo, Director Executivo da ACC. O Administração municipal de Quilengues Adriano Pedro tranquiliza as comunidades e diz que todos serão indemnizados incluindo as plantas fruteiras das comunidades. Para aquele governante local do estado a exploração do Nióbio vai trazer desenvolvimento ao município e haverá a chamada responsabilidade social corporativa.

Secretário-geral do Sindicato de Jornalistas Angolanos, Texeira Cândido

O secretário-geral do Sindicato de Jornalistas Angolanos, Texeira Cândido, diz ser abuso de autoridade a destruição de conteúdos informativos em que foi vítima o jornalista Anselmo Leite, da emissora católica de Angola na província do Cunene. Vamos acompanhar reportagem da voz da América, na voz do jornalista Armando Chicoca.Teixeira Cândido, SG do Sindicato de Jornalistas Angolanos, reagindo nesta terça-feira, (25) a destruição da matéria jornalística produzida do fórum da juventude com a governadora do Cunene Gerdina Didalelwa, disse tratar-se de abuso de autoridade.

“Estamos em presença de uma obstrução ao exercício da liberdade de imprensa e nos termos do código penal é crime”, disse.

Em função dos factos ocorridos no Cunene na passada sexta-feira, (21) contra o jornalista ao serviço da Rádio Ecclesia, Anselmo Leite, o Sindicato, segundo o SG Teixeira Cândido:” O Sindicato dos Jornalistas angolanos condena de forma veemente este abuso de autoridade”, reagiu.

O SG do SJA realça que nenhum agente da policia está autorizado por lei nenhuma obrigar o jornalista destruir o material resultante de um  evento público para qual acorreram todos órgãos de comunicação social, ainda que fosse um evento privado aberto aos jornalistas”, frisou.

Sublinha  por outro lado que “nos termos da constituição angolana e da lei, os jornalistas têm o direito de reportar todos os eventos de interesse público  sem carecer de autorização ou coisa parecida”.

O SJA reserva-se ao direito de ouvir o Comandante e Delegado do Interior do Cunene, Comissário Ribeiro Leitão para depois despoletar mecanismos próprios  junto do Comando Geral da Polícia Nacional e orientar mecanismos a seguir pelo Jornalista Anselmo Leite na Província do Cunene.

Na província do Cunene, os jovens solicitaram a governadora local Gerdina Didalelwa, durante o fórum, para transmitir ao presidente da república João Lourenço, que os jovens desta província querem um diálogo com o chefe do executivo angolano, para discutir os problemas que enfermam a província, segundo o Académico e activista Tchilalo João Muhalo, entrevista ao NFV nesta quarta-feira, (26).

Jerónimo António, engenheiro ambiental, uma das vozes críticas da província defende a dispartidarização das intuições. Um apelo vai para o executivo angolano para alocação de verbas visando dar vida os programas e projectos do desenvolvimento do Cunene.

Os Serviços Veterinários no município do Tombwa, província do Namibe, têm um défice de sete técnicos e meios rolantes. O repórter comunitário Levita Molossande, trás a informação completa. Namibe Fala Verdade, ponto final muito obrigado.

A verdade dói mas liberta, eu sou Dino Manuel, a partir do Cunene. Tamo-junto

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This