NFV FORA D` HORAS 27-07-2023

31.07.2023

NOTICIÁRIO NFV, EDIÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 27 DE JULHO DE 2023, EÍS OS TITULOS

1-Várias famílias em situação de crise alimentar na Chibia e Gambos,diz director executivo da ACC.

2- Comunidades do Huambo denunciam tomada de assalto de suas  terras.

3-Três toneladas de pescado apreendido no Namibe estão ser distribuído às famílias carenciadas.

 

4-Projecto de exploração de Nióbio em Quilengues anima Administração municipal local.

5-Garimpo de sal-gema no deserto do Curoca no Tombwa, alivia fome e pobreza nas comunidades

 

Nós somos à rádio On-line, NFV, coordenação e produção de Armando Chicoca, co-produção de Esmael Pena, edição e apresentação de Fonseca Tchingui, este jornal tem os apoios do NED e da Open Society.

Algumas comunidades dos municípios dos Gambos e da Chibia, província da Huíla estão a enfrentar uma crise alimentar em tempo de colheita, segundo Domingos Fingo, director executivo da Associação de Construindo Comunidades “ACC”, com sede na cidade do Lubango, apesar das quedas pluviométricas que se abateram ao longo da campanha agrícola 2022/2023, dois dos catorze Municípios da província da Huíla, produziu-se mas não houve colheita. As comunidades autóctones vivem uma situação gritante da falta de alimentação e como se não bastasse também há escassez de água, daí o alerta ao chefe do executivo angolano João Lourenço, prestar maior atenção as comunidades da região sul do País, uma vez mais afectadas pela seca e fome.

Para se acabar com assistencialismo as vítimas da seca, é preciso que o governo implemente projectos estruturantes que tem a ver com abertura de furos, distribuição de motobombas e subvenção de combustível para que as comunidades possam trabalhar para a sua auto subsistência alimentar.

As comunidades da província do Huambo, queixam-se de assalto de suas terras comunitárias por políticos do partido no poder endinheirados.  Acompanhe a reportagem da Voz da América, na voz do jornalista Norberto Sateco a partir do Huambo.

Autoridades da província do Namibe começaram a distribuir ás instituições sociais  três toneladas  do peixe apreendido em barcos de pesca em zonas proibidas. O repórter comunitário Manuel Seculo desenvolve esta informação.

Depois das tramitações legais, conforme anunciou muito recentemente o governador do Namibe Archer Mangueira, hoje iniciou a distribuição do pescado apreendido, conforme nos confirma a directora do gabinete provincial da Acção Social Família e Igualdade do Género Sandra Somene.

O Stock está reservado para famílias  carenciadas. Sandra Somene avança com outros dados.

Os arrastões Longda 8.803 e Longda 8.804 além de pescar o carapau em tempo de veda, também foram apanhados em zonas de pesca proibida em por via disso, aos armadores  lhes foi aplicada uma multa milionária de 121.941.730.00 kz

No município de Quilengues província da Huíla, as autoridades municipais locais, manifestam-se animadas com a implementação do projecto de exploração de Nióbio na localidade de Bonga, que na visão do Administrador Municipal Adriano Pedro, além de estar salvaguardada a indemnização as comunidades a serem desalojadas, o projecto prevê a responsabilidade social e corporativa da empresa em causa, o que vai ajudar alavancar o desenvolvimento do município com a construção de Escolas, centros médicos e outros serviços sociais, bem  como emprego a juventude  local.

As famílias em extrema pobreza na localidade do Curoca descobriram nos últimos dias a existência de sal gema no deserto local e o garimpo deste bem natural tem propiciado o  ganha pão  das comunidades com a extracção deste sal no meio do deserto depois de vendido ao preço comunitário.

O repórter Comunitário Levita Molossande esteve nesta quinta feira,27 de Julho no deserto há 50 km da cidade do Tombwa e conversou com os garimpeiros de sal gema.

O regresso a actividade de campo é o que muitos desejam implorando pelo apoio de imputes agrícolas junto das autoridades locais do estado.

Recentes

NFV FORA D` HORAS 16-09-2024

Noticiário NFV, edição de segunda-feira dia 16 de Setembro de 2024 com os seguintes tópicos: 1 - Namibe: multiplicam-se apelos para adesão da população ao censo 2024; 2 - Administração do município do Camucuio (Namibe), aposta na promoção da produção nacional; 3 -...

NFV FORA D` HORAS 13-09-2024

Noticiário NFV,edição de sexta-feira 13 de Setembro de 2024, com os seguintes tópicos: 1 - Polícia no Namibe desmantela rede de supostos marginais que praticavam vários crimes nos bairros da cidade de Moçâmedes; 2 - O peixe poderá escassear nos mares do Namibe e...

pergunta, sugere, denuncia, contribui

Jornalismo com tempo e profundidade faz-se com a tua participação e apoio.

Share This